Com a marca do PRB

Os representantes políticos do Partido Republicano Brasileiro (PRB) trabalham com o objetivo de mudança do Brasil. Muitas vezes, plantamos sementes que darão frutos adiante. Foi exatamente isso que pude constatar na viagem que fiz à Abidjã, capital da Costa do Marfim, recentemente, quando pude acompanhar a produção de pescados brasileiros, da espécie tilápia, melhorados geneticamente.

Temos a satisfação de saber que este projeto tem o DNA do PRB. Quando ministro da Pesca e Aquicultura, em 2014, levei os alevinos para o país africano no intuito de incentivar a aquicultura e o desenvolvimento econômico, além de apoiar o combate à fome e à miséria. Naquela época, Brasil e Costa do Marfim assinaram um acordo de cooperação técnica.

Na verdade, tudo começou porque temos uma dívida de gratidão com a Costa do Marfim. Nos anos 1970, o país africano enviou aos brasileiros as primeiras matrizes de tilápia, dando início ao cultivo em diversas regiões.

Os técnicos brasileiros melhoraram a genética do pescado, que hoje engorda mais rápido e é considerado o principal produto da aquicultura nacional. O projeto já mostra resultados; na época, chegaram 2.300 alevinos e atualmente o país já conta com mais de 600 mil tilápias brasileiras. Hoje, já estamos na sétima geração desta espécie. Eu peguei o primeiro filhote da primeira geração em mãos, realmente uma grande satisfação ver o sucesso deste projeto que tem a marca do PRB. Já são mais de 10 estações de piscicultura no país, visitei a fazenda de Mopoyem, na cidade de Dabou, que recebeu as tilápias.

Durante a visita, participei com o presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, da abertura do Salão Internacional de Agricultura e Recursos Animais (SARA). Como senador e presidente nacional do PRB, homenageei o ministro Kobenan Kouassi Adjouamani e o secretário Dr. Mel Eg Emmanuel, que cuidam dos relacionamentos parlamentares no Brasil, como reconhecimento pela efetiva dedicação ao Projeto de Pesca e Aquicultura entre Brasil e Costa do Marfim. Foram eles os apoiadores deste projeto, que proporcionou geração de emprego e renda.

Por meio desta iniciativa, imaginem quanto se injetará na economia do país com a comercialização de milhões de toneladas de peixes?

Nossa próxima agenda será o encontro estadual em João Pessoa, na Paraíba, no próximo dia 1°, onde estaremos discutindo o nosso projeto para o estado, que reunirá convidados, militantes dos movimentos do PRB, políticos e lideranças republicanas.

Nesta terça-feira (28), acontecerá a festa da Fundação Republicana Brasileira (FRB), no hotel Windsor, em Brasília, e o convite é para todos vocês. Será uma celebração aos 10 anos da instituição, que tem muita história para contar. Participem!

Comparo o nosso partido a uma grande família. Temos a nossa bancada atuante em Brasília. Somos ativos em todo Brasil, mas temos o mesmo objetivo e caminhamos para a retomada do crescimento do país.

Além disso, projetamos muito mais, para isso estamos trabalhando. Sabemos que nosso desafio é grande, mas nos empenharemos para multiplicar o número de representantes políticos Brasil afora nas eleições do ano que vem. Para tal trabalhamos, focamos e contamos com todos para os resultados almejados. Sigamos juntos!

Senador Eduardo Lopes
Presidente Nacional do PRB (Exercício)