Curso de política em Parnaíba reúne militantes na Câmara Municipal

Formação gratuita contemplou cem republicanos piauienses

Parnaíba (PI) –  Reunidas na manhã deste sábado (26), na Câmara Municipal de Parnaíba, cerca de cem pessoas, entre dirigentes, militantes e simpatizantes do Partido Republicano Brasileiro (PRB) local, representantes de outras legendas e líderes comunitários assistiram ao curso de política promovido pela Fundação Republicana Brasileira (FRB).

A formação foi solicitada pelo deputado estadual Gessivaldo Isaías (PRB/PI). O líder estava em compromisso parlamentar e foi representado pelo vereador Francisco da Paz (PRB/PI), que destacou a importância de qualificar e investir na educação dos filiados e simpatizantes do partido. “Queremos mostrar que a política não é apenas partidária, mas um meio de levar um conhecimento mais profundo às pessoas. É um preparatório para que saibam debater. Tenho certeza que sairão daqui com a mente aberta para se tornarem formadoras de opinião, de ideias. Com certeza trarão suas contribuições até nós, parlamentares, para somar conosco, como um grupo forte e capacitado. Parnaíba está sendo privilegiada com esse curso”, disse.

O doutor em Ciência Política Leonardo Barreto palestrou sobre temas atuais, participação, engajamento político e esclareceu dúvidas dos participantes. Sobre o público, o coordenador acadêmico da FRB declarou: “se mostrou muito preocupado e estimulado a trabalhar as questões políticas não apenas da cidade, mas do Brasil. Está todo mundo sensibilizado para o tipo de atuação necessária para essas Eleições, sentindo a responsabilidade de trabalhar para ter uma decisão eleitoral mais refletida, responsável e um debate maduro sobre nosso futuro. A partir daqui teremos muitos frutos e bons diálogos.”

Impressões

“Precisamos sempre nos renovar, integrar e atualizar, principalmente neste momento dinâmico, com um furacão político acontecendo no Brasil. É bom para que possamos pensar em novas ideias para adequar à nossa cidade. O cidadão precisa saber o que é política e o que pode fazer a respeito, independente de ser ou não filiado a um partido”. – Ângelo Rodrigo de Sousa, 32, presidente do PRB de Ilha Grande.

“Minha motivação para fazer o curso foi compreender o que é, como se faz, de que forma acontece a política. Nós tínhamos uma visão e saímos com outra, pensando na coletividade. Essa conscientização é muito importante para o aprendizado e para quebrar barreiras.” – Pâmela Costa, 33, moradora de Terezina, pós-graduanda em Políticas de Saúde Pública.

“Acho a iniciativa muito importante porque traz para nós a oportunidade de conhecer nossos direitos e deveres como eleitores. Como muitas vezes levamos a problemática da política para o político, esse curso nos mostra uma nova perspectiva onde nós, como população, somos participantes da política. O palestrante nos coloca para pensar e nos mostra oportunidades e saídas para a situação que vivemos hoje.” – Raul Anchieta, 26, estudante de Direito, morador de Teresina.

“A política é mais ampla, temos que abrir nossas mentes. Não podemos ficar entregues a políticos e pensamentos antigos. Moro há 540km, mas me fiz presente para levar isso ao meu município. A Fundação está de parabéns por trazer esse curso para o interior.” – Nalianio Neiva, 38, vereador de Jardim do Mulato.

Por Suellen Siqueira – Ascom FRB
Com informações de José Uchôa e fotos de Jean Carlos – Ascom PRB/PI