Curso gratuito de inglês da FRB apresenta bons resultados na capital paulista

Estudantes contam suas experiências após o contato com as aulas ministradas pela instituição

Desde 2011 a Fundação Republicana Brasileira (FRB) oferece aulas gratuitas de idiomas para a comunidade do Distrito Federal. Dada a procura, em sua sede, localizada na capital federal, os interessados têm acesso aos cursos de inglês e espanhol. Já em São Paulo (SP), onde funciona a subseção, a busca é massiva pelas aulas de Língua Inglesa, que são ministradas desde a abertura do espaço, em 2014, pela especialista em tradução, versão, fonética e pronúncia inglesa Mariluce Rodrigues Siman.

Os estudantes participam de classes expositivas e interativas nas quais realizam atividades individuais e em grupo. Entre elas, dinâmicas que envolvem ações do dia a dia, como cozinhar, para incentivar a aplicação dos conhecimentos em experiências rotineiras e também profissionais. Além de promover maior interação entre os participantes, para que consigam sentir-se à vontade no momento da fala.

Segundo a instrutora, os alunos demonstram progresso a partir dos primeiros contatos com o novo idioma. “É notável o desenvolvimento desde a primeira aula. É como abrir uma janela para que eles possam explorar novos horizontes e enxergar além. Nossos alunos se conscientizam da atuação deles como cidadãos do mundo diante da globalização. Procuram estar antenados, adquirem confiança, procuram socialização, interação e conhecimento. Tudo com muita dedicação e prazer”, explica Mariluce.

Para ela a metodologia baseia-se em contextos sociais reais – o que faz com que os resultados sejam perceptíveis, pois os estudantes vivenciam situações cotidianas em atividades interativas e sociais – o que proporciona uma melhor experiência do uso do idioma, bem como compartilhamento de opiniões e conhecimento de tópicos culturais. “Trabalhamos com fatores imprescindíveis na formação do cidadão. Procuramos conteúdos inspiradores para as aulas para aguçar o interesse dos alunos. Valorizamos a participação e a opinião para ajudá-los a superar seus anseios e barreiras”, finaliza a professora.

O luthier Silvano Aguilera estuda há quase um ano na FRB/SP. Para ele, o curso tem contribuído pessoal e profissionalmente. Quando perguntado sobre como se sente na subseção, o estudante destaca a acolhida amistosa da equipe. “O ambiente é bem agradável, as pessoas são educadas. Tenho aprendido bastante, principalmente pelo método e pela professora. Eu já tinha um pouco de noção, mas agora tenho muito mais confiança para conversar. Isso tem me ajudado com a minha profissão. Sou músico e trabalhamos bastante a nossa música lá fora. Na próxima viagem estarei muito mais preparado”, disse.

Andrea da Silva, estudante de inglês da FRB/SP

Já a estudante Andrea da Silva declara que se sente à vontade no ambiente da Fundação e já conseguiu uma boa oportunidade no trabalho por conta do curso de inglês. “Estou adorando o curso, facilita o aprendizado. A professora é muito paciente, explica bem e estou conseguindo acompanhar. Então ela dá um incentivo grande, além de sempre dar uns toques sobre o que a gente precisa melhorar e nos deixar muito à vontade. A empresa onde trabalho precisava de uma pessoa que estivesse estudando, já com uma preparação futura, então consegui a vaga por conta do inglês. Super indico, inclusive trouxe três colegas minhas para conhecer”, relata.

A subseção da FRB/SP completou 4 anos de existência no dia 24 de fevereiro. Para saber mais sobre as atividades e cursos gratuitos oferecidos em São Paulo entre em contato pelo telefone 11 3342-5160 ou no e-mail secretariafrbsp@fundacaorepublicana.org.br. O espaço funciona no edifício sede do PRB/SP, na Avenida Indianópolis, 2025.

Por Suellen Siqueira – Ascom FRB

Fotos: Subseção da FRB/SP