FRB Perto de Você realiza palestra sobre combate ao abuso sexual para educadores e alunos do DF

Conscientização foi promovida para docentes, estudantes e comunidade de Samambaia  

Samambaia (DF) – Na manhã desta terça-feira (5), a Fundação Republicana Brasileira (FRB) levou o projeto “FRB Perto de Você – Especial 10 anos” ao Centro de Ensino Médio 619, da cidade de Samambaia. O colégio recebeu a equipe da FRB e a especialista em Psicopedagogia, Sarah Araujo, para dialogar sobre a atenção e combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil. 70 pessoas, entre professores, alunos e comunidade escolar participaram.

A ação, promovida em continuidade às celebrações de 10 anos da entidade, foi realizada em parceria com a administração local e a regional de ensino. Ao abrir o evento, o presidente da FRB, Renato Junqueira, destacou a necessidade de atender à região administrativa. “Escolhemos Samambaia porque dados da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente apontam que, juntamente com Ceilândia, tem o maior índice de violência deste tipo. Então decidimos trazer essa palestra para cá. Vamos estender esse serviço aos professores. É também muito importante a participação dos pais, alunos e de toda a comunidade”, disse.

Segundo o diretor da Escola Classe 410, Paulo Gileno, que assistiu as explanações, “precisamos trabalhar em parceria. A responsabilidade não é apenas da escola e não pode ser transferida para os professores. Pais, alunos, conselheiros, comunidade, todos temos que fazer nossa parte. Não adianta a escola fazer a parte dela e os outros órgãos não cuidarem da demanda. Precisamos estreitar laços com os conselhos tutelares. Desde já gostaria de agradecer e dizer que essa palestra deveria se estender a todas as escolas”, enfatizou.

Para Sarah, cuidar da proteção e desenvolvimento da criança é também educá-la para disseminar práticas positivas no futuro. “É importante abrir um canal de comunicação sobre temas relevantes como a violência sexual infantil. Precisamos conscientizar, informar, capacitar para que um cada faça a sua parte. Principalmente, para que nossas crianças e adolescentes tenham um desenvolvimento saudável e sejam adultos responsáveis também. Agradeço à Fundação por proporcionar esse espaço de conversa e à comunidade, que foi participativa, acolhedora e engajada”, destacou a psicóloga.

O administrador de Samambaia, Paulo Silva, agradeceu à FRB e a todos os participantes presentes. Ele frisou a importância de ações educativas relacionadas ao tema: “não podemos fechar os olhos para o problema”.

Para a coordenadora acadêmica Daniela Félix, “essa palestra foi de extrema importância. Gostaria de pedir à FRB que a palestra seja estendida a todos os professores da cidade, pois precisamos trabalhar esse tema na região. Aprendi muito. Nós, professores, estamos sempre em processo de aprendizado e esse tema trabalhado por uma profissional da área é esclarecedor”.

Dados específicos do Disque 100 no Distrito Federal em 2016 apontam para uma realidade alarmante: 15,7% das denúncias recebidas são de casos de violência sexual infantojuvenil, seguidas de negligência, violência psicológica, agressão física e outras violações.

Por Eulla Carvalho e Suellen Siqueira – Ascom FRB

Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB