Retrospectiva 2017: FRB realiza palestra para estudantes de ensino médio do Colégio Marista

Evento realizado em Brasília debateu Direito Político com foco em conscientização para as eleições de 2018

Brasília (DF)A Fundação Republicana Brasileira (FRB) realizou, na noite de quarta-feira (26/04), uma palestra para os alunos do Colégio Marista de Brasília. A iniciativa faz parte do projeto “Política pra quê?”, idealizado por Telma Franco, presidente da instituição. O cientista político e coordenador acadêmico da FRB, Leonardo Barreto, falou sobre Direito Político com base na Constituição Federal. O tema foi sugerido pelo professor Reinaldo Batista.

Na apresentação – que foi uma verdadeira aula de história sobre a política, desde a Grécia antiga até o sistema atual – temas importantes foram debatidos, como democracia, representação política, representação feminina, participação, sistema e reforma políticos, construção do processo político e voto.

Segundo Barreto, a política está em evolução. “Estamos em um processo de consolidação de compromissos mais básicos, que são educação, saúde e segurança. Por este motivo, temos de participar ativamente desse processo. Se você deixa de exercer seu papel mesmo assim, as eleições vão acontecer e depois não adianta reclamar”, ressaltou.

O coordenador psicopedagógico da escola, Matheus Kaiser, deu um exemplo clássico de um processo político que acontece dentro da escola. “Hoje nós temos 850 alunos e somente 30% exerceram o direito de voto nas eleições do grêmio estudantil. Ano que vem, muitos de vocês já poderão votar e escolher os representantes, então exerçam esse direito”, lembrou.

“Achei excelente, muito oportuna. Os jovens de hoje estão cada vez mais cheios de informações e cada vez mais revoltados com a política. Acho que a principal mensagem que o palestrante passou foi exatamente a de que não tem outra alternativa: o jovem tem que se interessar porque também é responsável pelo processo, que de um jeito ou de outro vai acontecer. Se o jovem não tomar parte, a política vai acontecer à revelia dele”, destacou Solange Machado, engenheira e mãe de uma das alunas participantes.

Saiba mais sobre o projeto “Política pra quê?”

O objetivo é promover um debate democrático para os jovens abordando os processos políticos. O intuito é ouvir os estudantes e provocar neles um desejo de participação nos mecanismos democráticos. Conscientizá-los de que só reclamar não adianta, de que é necessário participar das decisões. A FRB já tem uma programação para atender diversas escolas de ensino médio no Distrito Federal. Para solicitar a palestra em sua escola, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3321-1112.

Por Eulla Carvalho – Ascom FRB

Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB