O que fazemos

A Fundação Republicana Brasileira realiza trabalhos pautados em desenvolvimento humano e responsabilidade social. A FRB atua por meio de projetos, pesquisas, estudos e ações sociais diversas. Na sede da instituição, em Brasília (DF) são oferecidos gratuitamente, palestras, cursos de política e idiomas.

Conheça alguns dos trabalhos desenvolvidos pela instituição:

Principais atividades

• Curso de Política: formatos presencial, itinerante e on-line. Serviço gratuito para todo o Brasil.

• Curso de Política específico para mulheres e lideranças femininas.

• Curso de Política específico para idosos.

• Curso de Política inclusiva específico para surdos.

• Curso de Política específico para militantes e pré-candidatos do PRB.

• Cursos de idiomas: Inglês e Espanhol.

• Simpósios (universitários e Cidadão) sobre diversos temas, entre eles juventude e política, cenário da política atual, mídias sociais e formas de reivindicação de direitos.

• Palestras sobre vários temas. Entre eles, direito eleitoral, propaganda eleitoral e prestação de contas.

Trabalhos elaborados pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas – NEP

• Processo de captação de dados, pesquisa, e elaboração das estruturas de base dos dezessete movimentos sociais e setoriais do Partido Republicano Brasileiro, entre eles, Mulher, Juventude, Idoso e Igualdade Racial.

• As publicações “10 Princípios para uma Gestão Pública Municipal Eficaz”; “Guia Eleitoral do Candidato Republicano”; “Plano Nacional de Inserção da Mulher Brasileira na Política” e a cartilha “Novas Regras do Trabalhador Doméstico” (esta última, em parceria com o PRB Mulher do Distrito Federal).

Projetos em fase de estruturação

• Faculdade: a Fundação está trabalhando com pessoal especializado na estruturação da instituição educacional. Cursos de graduação e pós-graduação serão oferecidos.

Projetos já realizados

• Curso de Inclusão Digital: em 2011 uma turma foi formada em parceria com o UniCeub.

• Alfabetização de Jovens e Adultos: turma formada em 2012.

• Cidadão Nota 10: reinserção de pessoas em situação de vulnerabilidade (usuários de substâncias entorpecentes, moradores de rua) no convívio social, por meio de acompanhamento psicológico e capacitação profissional.

• Reciclasse: Projeto voltado para a Sustentabilidade – realização de aulas e atendimentos à comunidade no intuito de incentivar a população a reutilizar materiais recicláveis como fonte de renda (no DF 7 cidades foram atendidas). Mulheres de diversos locais aprenderam a confeccionar bolsas de caixa de leite e outros materiais.