Retrospectiva 2017: Pela primeira vez em Sergipe, FRB promove curso de política em Aracaju

Aracaju (SE) – Para cumprir a meta de atender a todos os estados com o trabalho de conscientização, a Fundação Republicana Brasileira (FRB) promoveu uma edição presencial do Curso de Política para militantes, autoridades e convidados do PRB/SE, no último sábado (7). A aula aconteceu no Comfort Hotel Aracaju, localizado na área central da cidade. Cerca de 90 alunos participaram.

O presidente da FRB Renato Junqueira realizou a abertura e enfatizou a importância da capacitação intelectual e política para o exercício da representação. “O desejo de se candidatar e, de fato ser candidato, não pode estar apenas no campo da vontade. Deve haver uma transição, que passa pelo processo de transformação. Existem pessoas que até anseiam ser representantes políticos, mas não estarão preparadas quando houver eleições. É necessário empenho e aprendizado, e esse é o nosso papel: levá-los ao conhecimento político, à capacitação, para serem agentes de mudança, focar nos problemas da sociedade e não apenas na candidatura. Queremos que sejam um ponto de contato entre a boa política e a sociedade”, disse. 

O deputado federal Jony Marcos destacou a importância do conhecimento para a mudança social. “Muitos partidos apenas discutem política nos processos eleitorais, enquanto o PRB se diferencia buscando mais que estimular debates, mas formar cidadãos críticos e com ideologia. Acreditamos que a capacitação é uma forma de mudar a sociedade, e assim fazemos a política que acreditamos”.

Além das tradicionais 10 lições debatidas, o doutor em Ciência Política, Leonardo Barreto, deu dicas de como conversar sobre política quando todos querem evitar o assunto e também abordou planejamento para as Eleições de 2018. Segundo ele, os participantes se mostraram envolvidos e comprometidos. “O público demostrou muito interesse na missão que cada um tem, que é servir como promotor de soluções para uma das crises mais complicadas da nossa história. O curso se tornou um grande laboratório de discussão e possibilidades para que pudessem entender seu papel na sociedade”, declarou o coordenador acadêmico.

Prestigiaram a formação, o vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PMDB), o superintendente da SMTT, Aristóteles Fernandes; o coordenador de trânsito de Aracaju, Thiago Alcântara; a vereadora pela Barra dos Coqueiros, Pastora Salete; o presidente de honra do PRB/SE e ex-prefeito, Heleno Silva; o ex-prefeito Ivan Leite e sua esposa a vice-prefeita de Estância, Adriana Leite; o presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe, Léo Jackson; o ex-deputado Mardoqueu Bodano; e o vice-prefeito de Rosário, Magno Monteirinho.

Por Ascom FRB

Com informações e fotos da Ascom PRB/SE