PERGUNTAS FREQUENTES

Núcleo de Estudos e Pesquisas

É uma equipe composta por especialistas e estudantes de diversas áreas de atuação, que possui grupos de trabalho responsáveis por pensar em propostas para melhorar a gestão pública e a qualidade de vida do cidadão brasileiro (saiba mais).

Propõe políticas públicas voltadas para necessidades fundamentais como educação, saúde, segurança, lazer, meio ambiente, empregabilidade, entre outras. Os participantes reúnem-se periodicamente na sede da instituição para realizar estudos, pesquisas e debates.

O Simpósio Universitário é exclusivo para estudantes de nível superior e acadêmicos. O Simpósio Cidadão é aberto para qualquer pessoa que tenha interesse em aprimorar seus conhecimentos.

Recepção

Endereço: SCS Quadra 2 , Bloco C, Lote 179, Edifício Vitória, 5° andar – CEP: 70.302-913 – Asa Sul – Brasília/DF
Telefone: (61) 3321-1112
E-mail: contato@fundacaorepublicana.org.br

Category: Recepção

Manhã – 9h às 12h / Tarde – 13h às 18h (exceto horários de aulas).

Category: Recepção

Dirigentes do Partido Republicano Brasileiro podem solicitar o curso nos estados por meio do portal da instituição. Para isso, existem pré-requisitos básicos (confira aqui).

Category: Recepção

Secretaria Geral

Todos os cursos são gratuitos.

Inglês:

Segundas e quartas em turmas das 9h às 11h; 14 às 16h e 18h às 20h.

Espanhol:

Terças e quintas em turmas das 9h às 11h; 14 às 16h e 18h às 20h.

Política – O curso tem duração de 4h ou 8h, dependendo da demanda e do tipo de solicitação. E pode ser realizado durante a semana ou aos fins de semana. A Fundação oferece a opção de fazer o curso on-line.

Na sede da Fundação, em Brasília; nas cidades satélites e Entorno (DF); na Subseção, em São Paulo (SP); e em diversos estados, nos quais a instituição é solicitada.

O material didático dos cursos de política, simpósios e palestras é oferecido gratuitamente pela FRB.

Pelo site e na própria instituição.

Inglês e espanhol – Somente na Fundação, mediante disponibilidade de vagas. É importante informar-se previamente.

Política – Pode ser solicitado pela internet e na sede da FRB.

Curso de Política – Nome, telefone e e-mail. Após a realização do curso, o aluno preenche uma ficha com dados complementares, para a emissão do certificado.

Cursos de Idiomas – Foto 3×4, cópia do RG e cópia de um comprovante de residência. Para ambos os casos, se o aluno for menor de idade (14 anos para idiomas, e 16 para o de Política) deve vir acompanhado dos pais ou responsável.

Os cursos de inglês e espanhol têm a duração de 1 ano. Já o Curso de Política presencial pode durar de 4h a 8h, dependendo da demanda e do solicitante. A versão on-line é mais completa e realizada em três semanas.

Sim. Todos os professores possuem graduação na sua área de atuação. Confira o currículo de cada um.

Professores de Inglês: Rabiu Rufai

Professor de Espanhol: Mario Enrique Rodriguéz Fernandéz

Professor de Política: Leonardo Barreto

Ao final de cada curso o estudante receberá o diploma.

Sim, para os cursos de idiomas.

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) é uma instituição política democrática, defensora do bem comum e de uma sociedade livre, que tem o intuito de promover a gestão orçamentária participativa, conselhos e colegiados municipais, debates e audiências que promovam de fato um governo afinado com a vontade popular.

Fundação Republicana Brasileira (FRB) é uma entidade civil sem fins lucrativos, que apresenta como principal finalidade a pesquisa, a doutrina e a educação institucional política e constitucional.

A FRB foi instituída pelo PRB. É uma entidade partidária, no entanto, realiza trabalhos voltados para a conscientização, independente da opção política dos cidadãos atendidos. O objetivo é disseminar os valores do Republicanismo e contribuir para uma sociedade mais atuante, sobre os temas de interesse público. Além de promover projetos educacionais e gratuitos para a comunidade.

Não. Os dirigentes da FRB são gestores capacitados para atuar na elaboração dos projetos propostos.

De acordo com a lei, todo partido político deve aplicar os recursos recebidos em instituições ou fundações de pesquisa e de doutrinação política, sendo estabelecido o valor mínimo de 20% do Fundo Partidário, disponibilizado pelo Governo Federal, para este fim.

Resolução nº 21.875, de 5 de agosto de 2004 – Brasília – DF

Art. 44. Os recursos oriundos do Fundo Partidário serão aplicados

Art. 1º Os partidos políticos, à medida que lhes forem creditadas as quotas do Fundo Partidário, deverão recolher o percentual pertinente à manutenção dos seus respectivos institutos ou fundações de pesquisa e de doutrinação e educação política, a que se refere o inciso IV do art. 44 da Lei nº 9.096, de 1995.

Art. 2º O percentual será o estabelecido no estatuto partidário, observado o mínimo de vinte por cento das importâncias recebidas do Fundo Partidário.

Sim, todos os cursos são elaborados pelas coordenações educacionais, que possuem profissionais capacitados, para nortear os conteúdos apresentados em sala de aula.

O Curso de Política possui diversas versões (clique aqui e saiba mais). Já os cursos de idiomas são intensivos.

Simpósio universitário

A Fundação oferece dois tipos de simpósio: o Cidadão e o Universitário.

O interessado deve solicitar o evento e apresentar a proposta inicial do tema. O procedimento pode ser realizado via e-mail se@fundacaorepublicana.org.br, ou por telefone (61) 3321-1112. Falar diretamente com a Secretaria Geral.

O simpósio pode durar de 2h a 4h, dependendo da demanda apresentada pelo solicitante e o conteúdo programado pelo palestrante.

O solicitante deve providenciar o local. O evento tem como pré-requisito um mínimo de 100 participantes. Serão necessários os equipamentos adequados para sua realização, como data show, retroprojetor, e microfone. Caso não tenha a estrutura necessária, a FRB providencia, desde que avisada com antecedência.

Sim. Caso o solicitante tenha um tema previsto, deverá encaminhar para a Secretaria Geral, que fará a análise e adaptação do conteúdo. O tema também pode ser proposto pela instituição.

Voluntariado

O interessado deve enviar e-mail à Secretaria Geral, explicando sua disponibilidade e a área pretendida, ou dirigir-se pessoalmente à sede da instituição.

Category: Voluntariado

A Fundação conta com voluntários cadastrados que atuam nas mais diversas áreas como: serviços gerais; secretariado; recepção; apoio durante eventos; administrativo; pedagógico; comunicação, etc.

Category: Voluntariado