Pré-candidatos e equipe republicana do DF participam de capacitação para as eleições

Curso com foco nas novas regras eleitorais foi promovido pela FRB em parceria com o PRB Nacional

Guará (DF) – 70 republicanos do Distrito Federal se reuniram, na manhã deste sábado (12), no auditório da Faculdade JK para o Curso Eleições 2018, produzido pela Fundação Republicana Brasileira (FRB) em parceria com o PRB Nacional.

A abertura foi realizada pelo presidente da FRB Renato Junqueira, que destacou a importância de capacitar os pretensos candidatos a assumirem as responsabilidades do pleito com tranquilidade. “O curso visa minimizar problemas antes, durante e depois do período eleitoral e orientar os pré-candidatos a realizarem uma campanha transparente, dentro da legalidade, de acordo com as normas vigentes”.

O tesoureiro nacional do PRB e diretor financeiro da Fundação, Mauro Silva, abordou as novas regras para prestação de contas de campanha. O treinamento foi pautado na resolução 23.553 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deu origem a um manual específico. “Agradeço a iniciativa do presidente Renato Junqueira. A Fundação Republicana está investindo na formação dos quadros do partido e dos pré-candidatos para que possamos avançar com foco e conhecimento”, enfatizou.

Dentro dos principais tópicos discutidos, o contador falou sobre arrecadação, início e passo a passo do trabalho para os administradores financeiros das campanhas, caixa, abertura de contas, vaquinha eletrônica, despesas básicas, valores mínimos e máximos, emissão de notas fiscais, limite de pessoas que podem ser contratadas e prestação de contas parcial e final.

Na segunda parte do formação, os advogados Cristiane Britto, Gustavo Simões e Carla Rodrigues, especialistas em Direito Eleitoral, esclareceram as ações que são permitidas e aquelas que são ilegais no processo de campanha política, inclusive no tocante às propagandas eleitorais nos canais de comunicação.

“Tudo aquilo que tem utilidade para o eleitor é considerado brinde e brinde é compra de voto, portanto não pode. Fiquem atentos e não cometam essa falha”, destacou Cristiane.

Estiveram presentes o secretário nacional do PRB e líder do Conselho Curador da FRB, Evandro Garla; o presidente do PRB/DF Wanderley Tavares; a coordenadora do PRB Mulher do DF, Tania Teixeira; o deputado distrital Julio Cesar e diversos pré-candidatos do Distrito Federal.

Por Suellen Siqueira / Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB