Professora Ana Lúcia lança Frente Parlamentar em Defesa da Educação em Recife

Recife (PE) – Por iniciativa da vereadora Professora Ana Lúcia (PRB), a Câmara Municipal do Recife lançou a Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública Municipal de Qualidade. O objetivo é contribuir para a melhoria do quadro atual da educação na cidade.

Dentre os temas a serem debatidos pelo colegiado estão a ausência de vagas na educação infantil e a cobrança por um plano de requalificação da rede municipal.  “Nós temos motivos de sobra para a instalação dessa frente, começando pela fiscalização, que é prerrogativa do mandato, possibilitando a participação da sociedade civil e expandindo o debate. A partir de agora, passa a ter o nome e a cara de todos que têm esse compromisso”, destacou a vereadora.

Para Alíria Thaisa Costa, presidente da Associação dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (Assadir), a situação atual da educação na cidade é preocupante. “Ficamos preocupados porque a rede está muito debilitada, e as crianças não podem ficar sem aula. As contratações dos ADIs ( Auxiliares de desenvolvimento infantil) e dos Aadees ( Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial) concursados, sendo adiadas, fazem aumentar a defasagem quando falamos de crianças com necessidades especiais”, apontou.

Professora Ana Lúcia lança Frente Parlamentar em Defesa da Educação em RecifeDurante a reunião, a vereadora também apresentou as demandas da conferência de educação da cidade, que ocorreu durante os dia 7 e 9 de março. As solicitações vão desde a climatização e acessibilidade, até a criação de um projeto político pedagógico democrático e orgânico. Os presentes se comprometeram em manter as atividades que são de responsabilidade da Frente Parlamentar, e atendendo à sugestão do vereador Renato Antunes (PSC), vice-presidente da Comissão de Educação, oficializaram a data da próxima reunião, que ocorrerá no dia 24 de abril.

Participaram do evento membros do Conselho Municipal de Educação, do Fórum Popular de Educação do Recife, conselheiros tutelares e representantes da sociedade civil.

Frente Parlamentar

O colegiado terá por finalidade propor, discutir, incentivar, implementar, acompanhar e fiscalizar políticas públicas voltadas à educação, nas suas diversas formas. Compete à Frente Parlamentar fiscalizar o bom funcionamento das escolas da rede municipal de ensino, com ações denominadas de “Patrulha Escolar”. Sendo constatadas irregularidades na unidade escolar fiscalizada, deverão ser elaboradas propostas e atividades que visem ao melhoramento do ensino e encaminhados relatórios e requerimentos aos órgãos competentes para que sejam tomadas as medidas cabíveis quando da constatação de deficiências.

Texto e fotos: Ascom – vereadora Professora Ana Lúcia