Retrospectiva 2017: Projeto “FRB Perto de Você” capacita líderes e militantes do PRB no Pará

Republicanos assistiram a curso com foco em Republicanismo e estratégias de disseminação da boa política

Belém (PA) – Após o Curso de Lideranças Femininas, o projeto “FRB Perto de Você” realizou o Curso de Política com foco em Republicanismo, democracia, participação popular e diretrizes do PRB para militantes e lideranças do PRB Pará. A Fundação Republicana Brasileira (FRB) levou ao estado o especialista em Direito Eleitoral Paulo Fernando Vasconcelos, que ministrou a aula durante a manhã e a tarde deste sábado (29), no auditório do Hotel G1.

A presidente da FRB Telma Franco explicou que esse é um curso diferenciado que visa preparar possíveis candidatos ao exercício da política do bem. “A proposta principal é qualificar aqueles que pretendem ser candidatos pelo PRB. Por este motivo, orientamos os republicanos a serem políticos pautados nos princípios éticos e a priorizarem os anseios do povo, em busca de qualidade nas políticas públicas para educação, saúde, direitos da mulher, dos idosos, dos jovens, entre outros temas essenciais”, disse.

Vasconcelos discorreu sobre educação política e destacou a necessidade de exercer efetivamente a cidadania, a partir dos princípios constitucionais, como direitos civis, políticos e sociais. “A garantia em lei desses direitos não significa que os cidadãos os exerçam de fato. É preciso lutar muito para que eles se tornem realidade para todo mundo”, ressaltou.

Sobre a participação política, o palestrante lembrou ainda que não é necessário ter mandato eletivo para fazer a diferença e buscar melhorias para a comunidade. “A verdadeira política acontece na rua, no serviço voluntário, no comportamento cívico e na vivência comunitária”, explicou.

Segundo o presidente do PRB Pará, Fabio Freitas, a iniciativa visa capacitar os militantes e líderes locais, além de aguçar o interesse pelos temas e debates políticos. “Queremos formar cidadãos politizados capazes de uma reflexão crítica sobre a política em nosso estado e país”, finalizou.

Participaram da formação ainda, os vereadores de Belém, Ananindeua e Santa Bárbara, França Ribeiro, Arlindo Silva e professor Eduardo, respectivamente; além dos secretários de assistência social dos municípios de Parauapebas, Jorge Benício; e Tracuateua, Marcos Dawison; e presidentes municipais do PRB/PA.

Por Suellen Siqueira – Ascom FRB

Com informações e fotos da Ascom do PRB Pará