Projeto FRB Perto de Você leva serviços gratuitos à comunidade de Ceilândia

Ação aconteceu em continuidade à celebração do decênio institucional

Ceilândia (DF) – Em continuidade às comemorações de aniversário, a Fundação Republicana Brasileira promoveu o evento “FRB Perto de Você – Especial 10 Anos” no centro de Ceilândia, cidade do Distrito Federal localizada a cerca de 26km da zona central de Brasília, nesta quarta-feira (29). A ação atendeu à comunidade gratuitamente com serviços educativos e instrutivos, além de atividades esportivas e culturais.

Segundo o presidente da entidade, Renato Junqueira, só é possível atender mais e melhor às pessoas indo até elas. “O evento é uma mobilização feita pelos colaboradores da Fundação com o objetivo de aproximar ainda mais a FRB da sociedade. Mostramos quais são nossos projetos e objetivos. Nossa intenção, ao alcançar as regiões administrativas, é oportunizar que mais pessoas conheçam e possam ser beneficiadas pelos cursos e serviços, sem custos. Para isso, hoje contamos com parceiros, aos quais somos muito gratos”, destacou.

Durante todo o dia a equipe recebeu moradores e público local nas tendas montadas próximo ao restaurante comunitário e à feira permanente. Aulão de zumba com os professores Sirlândio e Elizete, dança para idosos com o professor Jair Silva e participação do grupo da melhor idade “Respeito à vida”, também foram realizadas. A contação de histórias ficou por conta do poeta Domício Chaves.

No espaço “Trabalhador do Futuro” os advogados Erisvania Sousa Silva e Júlio César Lopes; e o chefe de recursos humanos da Fundação, Silvano Assunção, esclareceram detalhes da reforma trabalhista. Já no cantinho de leitura houve a doação de livros sobre sucesso profissional e Direito aos participantes, patrocinados pela faculdade Anhanguera. Para as turmas dos cursos de inglês e espanhol de 2018, a FRB promoveu pré-inscrições, muito procuradas pelo público presente.

Uma exposição de imagens com fatos marcantes da política brasileira deu início ao momento de diálogo sobre os rumos do país. O cientista político e tutor do curso on-line da FRB, Fábio Vidal, explanou o conteúdo da palestra “Política pra quê?”. Os participantes puderam expressar sua indignação quanto aos problemas sociais e expor o que mudariam na cidade.

Parcerias educativas

Em parceria com o Detran-DF foram promovidas atividades de prevenção a acidentes de trânsito, como os simuladores oculares que replicam o efeito de álcool, drogas pesadas e cansaço ao se locomover. Materiais informativos e lúdicos foram distribuídos com orientações de segurança para crianças e adultos.

Já a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), além de manter os visitantes hidratados, com a distribuição de água, também deu dicas de consumo consciente, principalmente neste período em que os candangos passam por crise hídrica e racionamento. O evento contou com o apoio da administração regional e de diversos voluntários, como o Rivas – artista responsável por grafitar as lonas das tendas.

Fala, povo!

Zenilda Fernandes, moradora de Ceilândia há 16 anos, visitou as tendas da FRB e declarou: “conseguir livros e cursos como esses era tudo que eu queria. Sem contar a atenção que o pessoal teve comigo aqui. Fico muito feliz em ver que ainda existem pessoas e instituições boas e preocupadas com a gente”, disse a estudante de eventos, de 55 anos.

Josenir Oliveira Cesáreo chegou em Brasília em 1959 e há 10 anos vive em Ceilândia. Para ele o contato com o evento foi uma oportunidade de desabafar. “Isso aqui é muito bom e necessário, sabe? Os políticos, na maioria das vezes, não nos dão atenção, esquecem que a gente existe depois do voto. E vocês, da FRB, me ouviram. Ser ouvido é importante e eu precisava desse desabafo”, finalizou.

Por Suellen Siqueira/Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB