SEJA UM VOLUNTÁRIO!

O que é ser voluntário

Para ser voluntário é necessário, primeiramente, o desejo de participar, a vontade de contribuir com tempo, talento, trabalho e dedicação, a uma causa de interesse social e comunitário, e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seus conceitos de cidadania, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem estar social ou outros campos. Atividade que traz benefícios tanto para a sociedade como para o indivíduo que a realiza.

O voluntariado na FRB

E gente com vontade de trabalhar não falta na Fundação Republicana Brasileira – FRB. Atualmente nossa equipe conta diversos voluntários cadastrados. São pessoas de diversas profissões e idades, que perceberam que podem mudar a realidade à sua volta.

Para Eulla Carvalho, jornalista que prestou serviço voluntário na FRB, ajudar uma instituição que busca melhorar a qualidade de vida das pessoas é gratificante. “Quando eu comecei a fazer esse tipo de trabalho, não sabia que seria tão importante para o meu crescimento profissional e pessoal. Gostei muito da experiência”, disse.

Para ela, o trabalho que a instituição realiza é fundamental para o crescimento do cidadão brasileiro. “Eu tenho a absoluta certeza de que não só contribuí para o crescimento da FRB, mas contribuí também para um futuro melhor do nosso país”, afirma Eulla.

Já a gerente administrativa da FRB, Telma Franco, acredita que o serviço voluntário é uma troca, onde quem trabalha aprende e também ensina. Segundo informou, a Fundação Republicana Brasileira nasceu com a ajuda voluntária de militantes do Partido Republicano Brasileiro (PRB).

“A ideia começou por que os militantes do PRB se ofereciam para fazer qualquer tipo de trabalho, para contribuir mais com o partido e a Fundação. E assim começamos a ter, dentro da FRB, como prioridade, valorizar o trabalho do voluntário, para que ele se sinta um cidadão melhor. Além de trocar experiências, desenvolver nosso trabalho e ajudar as pessoas a crescerem, o voluntariado também prepara cidadãos melhores para a sociedade”, explicou.

Telma Franco também trabalhou voluntariamente na instituição durante 8 meses. Logo após esse período foi efetivada, e hoje possui cargo de relevância. “Me sinto prestigiada, porque trabalhei voluntariamente para uma instituição na qual acreditei, vi crescer e que me valorizou como pessoa e profissional. A FRB acreditou em mim e eu acreditei nela. Essa parceria deu certo”, afirmou.

Ascenção Profissional

Dentre o nosso quadro de funcionário temos 07 (sete) colaboradores que começaram como voluntários. E com seu trabalho e dedicação acabaram conquistando espaço dentro da instituição.

“As ações voluntárias são uma maneira de ajudar o próximo, e se preocupar com o bem-estar social”, essa é a opinião de Luzilene Marques, auxiliar administrativo da FRB. A funcionária da Fundação contribuiu com seu esforço profissional gratuitamente por dois anos, antes de ser efetivada.

Já para Laíse Peixoto Araújo, prestar serviços sem remuneração para ajudar uma instituição ou pessoas, torna a pessoa mais cidadã e faz com que o profissional zele pela vida do próximo. Laíse trabalhou como voluntária na FRB por três meses, que segundo ela, mudaram sua forma de enxergar o mundo e a ajudaram a conquistar seu espaço no mercado de trabalho.

“Aqui eu conquistei meu primeiro emprego, a FRB abriu as portas pra mim”, disse a recepcionista. Laíse nunca havia prestados serviços voluntários, mas viu a Fundação como uma oportunidade para seu crescimento pessoal.

Como se tornar um voluntário da FRB

Já pensou em ser voluntário? Gostou da ideia, mas não sabe por onde começar?

Se você deseja contribuir de alguma maneira com seu tempo e talento, entre em contato com a FRB e saiba mais sobre essa ação. Ser voluntário é uma ótima oportunidade de ajudar os outros e fazer a diferença, além de acrescentar conhecimento e experiências agregadoras ao currículo profissional.

Conheça melhor a Fundação Republicana. Faça-nos uma visita.

Será uma satisfação receber você!

Serviço:

Endereço: SCS Quadra 2 , Bloco C, Lote 179, Edifício Vitória, 5° andar – CEP: 70.302-913 – Asa Sul – Brasília/DF
E-mail: contato@fundacaorepublicana.org.br
Horário de atendimento: Manhã – 9h às 12h / Tarde – 13h às 18h