Deputados destacam trajetória de crescimento, defesa de grupos vulneráveis, defesa da democracia e diálogo ao longo de duas décadas
Brasília (DF) – Nesta segunda-feira (25), a Câmara dos Deputados realizou sessão solene para celebrar os 20 anos da criação do Partido Republicanos. O idealizador da homenagem e presidente da legenda, deputado Marcos Pereira (SP), afirmou que a nova era do Republicanos começou. “Convoco cada brasileiro que acredita na boa política: juntos, continuaremos firmes, guiados por nossos valores, servindo ao país com humildade e destemor. Que possamos, nos próximos 20 anos, consolidar definitivamente o Brasil justo, próspero e fraterno que sonhamos”, disse.
Pereira ainda falou sobre a dificuldade do cenário atual da política. Para ele, o Republicanos é a alternativa aos extremos. “Nossa missão ganhou ainda mais relevância diante do cenário que vivemos. O Brasil está cansado da polarização que paralisa, dos extremos que dividem, da politicagem que não resolve. O Republicanos chegou à maturidade para ser essa força de equilíbrio. Somos a ponte entre um passado que não podemos negar e um futuro que precisamos construir”, afirmou.
Para o presidente da Câmara deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), trata-se da celebração de uma trajetória assinalada pela firmeza de princípios e compromisso com o interesse público. “O Republicanos tem demonstrado que é possível crescer sem abrir mão de princípios, que é possível inovar preservando valores, que é possível dialogar sem transigir com convicções”.
Na avaliação do presidente da Casa, deputado Hugo Motta, celebrar 20 anos do Republicanos é também olhar para o futuro. “É reafirmar o compromisso de continuar sendo espaço de diálogo, trincheira de valores e instrumento de progresso. É renovar a disposição de trabalhar por um país mais desenvolvido, mais livre, mais ético e mais justo. Neste momento simbólico, reitero o meu orgulho de fazer parte desta história, uma história que está apenas começando.
Ele agradeceu a todos que contribuíram com a trajetória do partido, lideranças, mandatários, filiados, funcionários, voluntários e “todos os brasileiros que se sentem representados por esse projeto”.
O deputado Gilberto Abramo (MG), líder do Republicanos na Casa, chamou atenção para o compromisso do partido com o país. “Somos o partido que coloca o interesse nacional acima de qualquer cálculo político. Em momentos decisivos, quando a nação clamava por unidade acima da polarização, nossa bancada respondeu com coesão e alinhamento que somente uma visão de Estado, e não de governo, vicejam”.
Defesa dos vulneráveis e oportunidade para as mulheres
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou o Republicanos como “o partido das entregas concretas”. Ela destacou o histórico do partido na defesa de grupos vulneráveis. “Enquanto muitos estão brigando, o Republicanos está trabalhando. Hoje, tem muita gente pousando de defensor da infância, da família, da mulher, mas há 20 anos, o único corpo técnico preparado para escrever emendas e destaques para salvar crianças, era o corpo técnico do Republicanos. Vocês precisam conhecer de fato a produção legislativa deste partido”, defendeu.
Representando as mulheres, a deputada Maria Rosas (Republicanos-SP) e procuradora adjunta da mulher na Câmara também discursou. “Estou aqui representando a bancada feminina do Republicanos e a bancada feminina do Congresso Nacional. Temos visto que o partido capacita, valoriza e dá a oportunidade que a mulher precisa. Eu tive essa capacitação, eu tive essa valorização e essa oportunidade. A mulher quer fazer política. A mulher gosta de fazer política. Ela só precisa de uma oportunidade”, enfatizou.
Maria Rosas chamou à tribuna a chefe de gabinete da Liderança do Republicanos, Tiana Maria, e as demais deputadas da bancada. “Tiana é a funcionária mais experiente do nosso partido e foi uma das grandes responsáveis por auxiliar a nossa bancada ao longo de todos esses anos. Como ela sempre diz, nenhuma de nós é mais forte do que todas nós juntas. E todos nós juntos. Viva o Republicanos!”
Presidência de Marcos Pereira
O ministro de Portos e Aeroportos, deputado licenciado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), falou sobre a trajetória de Marcos Pereira, que transformou a bancada do partido de oito para mais de 40 deputados em pouco mais de 10 anos. “Nós sabemos o que Vossa Excelência caminhou ao longo da sua vida pública e da sua vida pessoal para construir esse momento tão bonito. Se existe um presidente de partido respeitado na política brasileira, esse presidente se chama Marcos Pereira. E é muito bom poder fazer parte da família republicana”, disse o ministro.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, também elogiou a liderança de Marcos Pereira, que, segundo ele, administra o partido com zelo e faz questão de valorizar a trajetória da sigla. “O presidente Marcos Pereira tem essa deferência, esse respeito, não usa a força partidária para desmoralizar ninguém. Ele conversa com a gente, ele fala do que é importante para o partido, ele nos direciona”, disse.
Início do partido
“Um partido sem fundo partidário, sem tempo de televisão”, foi assim que o deputado Crivella falou do início do Republicanos, há 20 anos. “O vice-presidente José de Alencar foi convidado por todos os grandes partidos para fazer parte, mas no último momento ele nos chamou e disse: “Vamos fundar esse partido”. E antes de morrer, ele me disse: “Crivella, o nosso partido vai ser grande”, porque ele começou com um ato de renúncia, de idealismo e de fé. Tenho certeza que no céu ele olha a gente agora”.
O início do partido também foi o tema do discurso do ex-Presidente do Republicanos, Vitor Paulo, que destacou o processo de homologação pelo Tribunal Superior Eleitoral e a escolha do número 10. “A história que construímos não pertence a um nome ou a um grupo restrito. Essa história é do nosso povo, é do povo brasileiro e é de todos os republicanos. Ela é fruto da dedicação de todos aqueles que ao longo desses anos acreditaram na força da democracia, na importância do diálogo e na necessidade de servir ao povo com responsabilidade e ética.
Saiba mais:
O Republicanos conta com 44 parlamentares e quatro senadores, 80 deputados estaduais, dois vice-governadores, 433 prefeitos, 436 vice-prefeitos, 4.645 vereadores, além de dois governadores, Tarcísio de Freitas governador de São Paulo, a maior economia do país, e Wanderley Barbosa em Tocantins, com recorde de aprovação. São 568.101 filiados – a maioria mulheres, 284.631 – espalhados por todo o território nacional.
Texto: Fernanda Cunha, com edição de Felipe Rodrigues/ Ascom – Liderança do Republicanos
Foto: Julio Dutra