Conjuntura Republicana

FNDE anuncia liberação da 2ª parcela do PDDE Básico – Conjuntura Republicana Ed. nº 233

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), iniciou o pagamento da segunda parcela do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Básico

O repasse, iniciado no final de setembro, soma R$ 460 milhões e alcança mais de 138 mil escolas públicas em todo o país, beneficiando cerca de 37 milhões de estudantes da educação básica.

A previsão é de que o pagamento integral das Unidades Executoras (UExs) seja concluído no início de outubro.

O PDDE é uma das principais políticas do FNDE para fortalecer a gestão escolar e melhorar a educação básica.

Com esses recursos, as escolas podem realizar pequenas obras, contratar serviços e adquirir materiais de forma direta, promovendo autonomia e agilidade na gestão das unidades de ensino.

Os gestores que ainda possuem pendências têm até 31 de outubro de 2025 para regularizar a situação e garantir o recebimento dos recursos.

A equipe do Centro de Inovação Municipal (CIM) da FRB está à disposição para orientar e apoiar nesse processo de regularização.

Atenção a tentativas de golpe! Com a liberação da nova parcela, aumentaram os relatos de tentativas de fraude envolvendo os repasses do programa. O FNDE reforça que não solicita dados cadastrais por telefone e orienta que informações pessoais ou bancárias não sejam compartilhadas fora dos canais oficiais.

Em caso de contato suspeito, recomenda-se notificar imediatamente as autoridades policiais.

Tire suas dúvidas e não deixe para a última hora!

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do autor e não refletem, necessariamente, a posição institucional da Fundação Republicana Brasileira (FRB).

Texto: Engenheiro Ragi – Consultor do CIM/FRB

Receba a Conjuntura Republicana Semanalmente