Anúncio da formação inclusiva foi feito por Marcos Pereira
Brasília (DF) – A manhã desta segunda-feira (18) foi marcada pela novidade do Curso On-line de Libras da Fundação Republicana Brasileira – FRB, noticiado pelo presidente de honra da instituição e também da legenda Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (REP/SP). O parlamentar divagou a respeito: “Temos a oportunidade inédita para fortalecer a inclusão no nosso país, pois, segundo o IBGE, o Brasil possui mais de 10 milhões de pessoas surdas. Quanto mais pessoas aprenderem a Linguagem Brasileira de Sinais, conhecida como Libras, maior será a capacidade da população surda de ser entendida plenamente e de se comunicar. Pensando nisso, a FRB oferecerá o curso de Libras gratuito, on-line e ao vivo, com duração de 5 meses. Esse aprendizado será uma oportunidade de conhecer melhor a cultura, os hábitos e desafios da comunidade surda”, garante Pereira.
A inclusão e a acessibilidade ganham uma nova roupagem na formação da FRB, que há oito anos atrás estreava sua iniciativa social com o lançamento do Curso de Política para surdos, como noticiamos na semana passada. Ao capacitar novos possíveis intérpretes, a promoção de diálogo entre ouvintes e surdos será potencializada, de acordo com Maísa Santos, responsável pela Secretaria de Cursos da Fundação: “Nosso objetivo é promover a educação inclusiva. Com o nosso curso, os concluintes saberão acessar pessoas de outras esferas da sociedade e assim por diante. É a FRB fazendo sua parte na disseminação da acessibilidade”, comemora.
A metodologia abrange da gramática aos costumes culturais e históricos da população surda nacional em menos de um semestre. As vagas são limitadas e as inscrições vão de 10 de dezembro a 15 de janeiro. Início das aulas em fevereiro.
Por Ellen Fernandes – Ascom FRB
Arte: Vinícius Cury