FRB lança Plano Alfa 10 de combate à evasão escolar nos municípios

A Fundação Republicana Brasileira (FRB) lançou, nesta quinta-feira, 1° de agosto, o Plano Nacional de Educação e Capacitação para gestores públicos – Alfa 10, uma plataforma digital para combater a evasão escolar nos municípios brasileiros.

Assim, com o lançamento, além das capacitações oferecidas aos filiados e à comunidade, a instituição passa a oferecer, exclusivamente, capacitação aos gestores municipais para o desenvolvimento das atividades da plataforma, com o auxílio de seus agentes públicos nas cidades.

Para Rusembergue Barbosa, presidente nacional da FRB, há muito tempo se fala sobre a evasão no Brasil e suas consequências negativas. O objetivo do Alfa 10, nesse contexto, é estreitar o diálogo com gestores municipais e apoiá-los do início ao fim do período escolar, garantindo, assim, o sucesso dos jovens. “Por isso, para fomentar as políticas públicas, a FRB oferecerá capacitação a esses gestores para desenvolver as atividades da plataforma”, afirma.

“Sabemos que a educação é o que faz a diferença na vida do cidadão. Por isso, queremos mudar esse cenário desolador do sistema educacional brasileiro, que tem impactado tanto a sociedade quanto a economia com a falta de formação de capital humano”, complementa.

Durante o lançamento, o professor Manoel Cardoso, um dos idealizadores do plano, explicou que a plataforma será alimentada com dados de cada município, provenientes de agências governamentais, instituições de pesquisa e ONGs. Além disso, incluirá estudos já realizados, depoimentos e vídeos, permitindo uma análise em tempo real das condições locais sobre o tema e facilitando a tomada de decisões por parte dos agentes. “Trata-se de uma iniciativa com base de dados muito sólida e com ferramentas de gestão que possuem um conjunto de informações extremamente robustas”, ressalta.

Já Guto Ferreira, consultor de estratégias e cenários políticos da FRB, enfatizou que o Plano Alfa 10 está alinhado com um dos princípios inscritos no manifesto do Republicanos de 2019: a defesa da utilização de novas tecnologias no processo pedagógico. O deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, em seu discurso, também destacou a iniciativa da instituição e lembrou sobre a relevância da educação para o desenvolvimento do país, principalmente quando se possibilita a participação das cidades nesse processo. “O combate à evasão escolar é um compromisso do partido, pois acreditamos que não há transformação tecnológica ou de empreendedorismo sem qualidade no setor educacional,” declara o parlamentar.

“Portanto, com uma educação atrativa, inovadora e que vai além do conhecimento teórico, o gestor público será preparado para os desafios do mundo real e o município combaterá à evasão escolar”, finaliza Marcos Pereira.

Além do lançamento do Alfa 10, a FRB tem se destacado pela constante evolução em capacitações de apoio às cidades. A instituição criou o Centro de Apoio aos Municípios (CAM), um canal dedicado aos gestores, vereadores e agentes políticos que buscam o desenvolvimento municipal. O CAM auxilia os munícipes em demandas junto à União, para que esses profissionais possam implementar projetos e políticas públicas eficazes.

Augusto Fiorin – Ascom FRB – SP

Mazé Rodrigues – Ascom FRB