Valparaíso de Goiás (GO) – O presidente Rusembergue Barbosa e o cientista político Fábio Vidal representaram a Fundação Republicana Brasileira (FRB) na 4ª edição do Fórum Legislativo Gerontológico de Goiás. Com o tema “Educando para gerar respeito”, o evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (26), na Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás (GO), e foi promovido pela Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), presidida pelo deputado estadual Ricardo Quirino (Republicanos-GO).
“Desde que instalamos a Comissão de Atenção à Pessoa Idosa, nós começamos a criar programas e projetos dentro da Assembleia Legislativa e este fórum é um desses programas. A cada mês temos uma edição, esta é a quarta, e sempre em um município diferente. O objetivo é reunir profissionais e a sociedade para que as pessoas tenham mais contato com o que significa o processo de envelhecimento, que às vezes não tem nada a ver com a pessoa idosa. A velhice é apenas um estágio deste processo”, explica Ricardo Quirino.
Para o presidente da FRB, Rusembergue Barbosa, eventos como este são fundamentais. “É um público muito especial. Este evento aqui tende a somar, porque se trata da inclusão da pessoa idosa no mercado de trabalho e na sociedade como um todo. Vejo essa iniciativa do deputado Ricardo Quirino como muito importante”, disse.
Cientista político da Fundação, Fábio Vidal foi um dos palestrantes do fórum. Segundo ele, a expectativa de vida está cada vez maior no Brasil. “A pirâmide etária do Brasil mudou, temos cada vez menos jovens e a população está envelhecendo e, automaticamente, precisamos ativar políticas públicas para recepcionar essa nova característica do nosso país”, destacou.
“Gostei muito da palestra sobre esse negócio de gerar emprego para os idosos. O evento foi maravilhoso, muito bom”, disse Vandira das Chagas, de 65 anos.
Esta 4ª edição do Fórum Legislativo Gerontológico de Goiás foi organizado pelo republicano Vicenildo Medeiros e contou ainda com a palestra “A Contribuição da Pessoa Idosa para a Sociedade”, ministrada pela assistente social e gerontóloga, Adriana Silveira; além de depoimentos do mestre Doni, idealizador do projeto Karatê na Grama; e do mestre Gilvan Andrade, criador do projeto Capoterapia.
As edições anteriores do evento aconteceram nos municípios de Goiânia, Luziânia e Anápolis.
Texto: Orestes Lôbo | Ascom FRB
Fotos: Carlos Gonzaga | Ascom FRB