São Paulo (SP) – Em adesão ao Outubro Rosa, a Fundação Republicana Brasileira (FRB), por meio de sua Subseção São Paulo, vem realizando diversas ações para alertar sobre a prevenção do câncer de mama, que é o segundo tipo de tumor mais comum entre as mulheres. Dada a relevância do assunto, a entidade realizou, no dia 11 de outubro, em sua sede na Avenida Indianápolis, uma palestra com o objetivo de divulgar a importância da prevenção e aumentar a conscientização da população sobre o tema. No total, mais de 50 pessoas participaram do evento.
A palestra foi ministrada pela biomédica Elaine Rodrigues Pati Anjula, que há 25 anos atua em saúde laboratorial e integrativa. Ela integra o quadro do laboratório Dia Medicina Avançada e, durante a exposição, destacou números preocupantes relacionados à doença. Segundo ela, depois do câncer de pele, o de mama é o que mais atinge mulheres no Brasil e no mundo. “A doença responde por cerca de 25% dos novos casos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos. Uma forma simples de prevenir-se contra a doença é realizar o autoexame durante ou após o banho, por exemplo. Ao sinal de qualquer nódulo, dor, incômodo ou indisposição, é aconselhável que a mulher procure orientações médicas para evitar problemas futuros”, alertou a especialista.
Entre os presentes, destaque para a deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP), que é Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados. “É importante disseminar informações para que, cada vez mais, mulheres e população em geral estejam conscientes. Mulheres unidas se apoiam e, por meio de campanhas positivas como o Outubro Rosa, estimulam o interesse para questões como exames e o autocuidado, colaborando para reduzir os índices do câncer. A representatividade feminina nos espaços de decisão reflete na saúde da mulher, na idealização, na construção e na execução de políticas públicas que considerem questões voltadas especialmente para mulheres, como o próprio suporte do SUS na prevenção efetiva do câncer de mama e o de colo de útero”, destacou a parlamentar.
Além dela, o coordenador da Subseção, Eduardo Verrone; a secretária municipal do movimento Mulheres Republicanas, Iva Oliveira; a coordenadora do Projeto Dia, Andreya Antunes; e a vereadora de Guarulhos, Carlinda Tinoco, também prestigiaram o evento.
Depoimento
Francisca Iranice da Silva Viegas já sentiu na pele a dor de quem teve de enfrentar o câncer de mama. Moradora da Zona Norte da capital paulista, ela foi à palestra e relatou as consequências enfrentadas após a retirada de cinco tumores. “Achei muito esclarecedora e uma ótima oportunidade para, após o processo, manter a saúde mental em dia e como forma de adquirir conhecimento para ajudar outras mulheres que vêm lutado contra a doença”, contou.
Por – Augusto Fiorin – Ascom FRB/SP
Colaboração – Orestes Lôbo – Ascom FRB