Com menos de 24 dias para o 1º turno das disputas municipais, diversos cenários podem ser observados nas principais capitais do país.
De acordo com os resultados das pesquisas eleitorais, alguns pontos relevantes indicam tendências que poderão ser verificadas nas urnas. Segundo pesquisas feitas pelo instituto Quaest, candidatos a prefeito da esquerda lideram o ranking de rejeição, sendo 10 das 25 candidaturas mais rejeitadas, e candidatos a prefeito por partidos de centro e da direita lideram as pesquisas de intenção de voto em 84,6% das capitais.
Esse cenário reforça algumas das características tradicionais do eleitorado brasileiro, que é considerado mais conservador. Em Minas Gerais, por exemplo, o estado com maior número de municípios, Mauro Tramonte (Republicanos) aparece na liderança da disputa pela prefeitura da capital, tanto no 1º turno quanto em possíveis cenários do 2º turno.
Os indicadores em questão também são reforçados pelo perfil conservador dos deputados eleitos em 2022. Assim, os resultados do pleito municipal poderão favorecer ainda mais a manutenção dessa tendência na futura eleição majoritária de 2026, embora sejam pleitos diferentes e nem sempre esse padrão seja o mesmo.