A três meses das eleições municipais, pré-candidatos buscam consolidar alianças políticas. Nesse sentido, a pesquisa do DataFolha sobre a popularidade do Executivo Federal e Estadual, divulgada na última segunda-feira (8), servirá também como ferramenta para as campanhas eleitorais.
Nas próximas semanas, os pré-candidatos aos cargos de vereança devem segmentar o eleitorado dos municípios e buscar identificar os eleitores com maior afinidade às suas propostas. Assim, com o auxílio da pesquisa sobre popularidade, é possível inferir os apoios que fazem sentido para a realidade do candidato.
Já os pré-candidatos às prefeituras, como Mauro Tramonte (Republicanos/MG), que tem obtido bons resultados nas pesquisas de intenção de votos em Belo Horizonte, buscam formas de atrair a maior parcela de eleitores possível, o que torna a segmentação útil apenas para o direcionamento da publicidade eleitoral, utilizando diferentes recursos para gerar identificação com públicos específicos.
Desta forma, compreende-se que a pesquisa do DataFolha e as outras que serão publicadas ao longo da corrida eleitoral são ferramentas importantes para a elaboração das estratégias de campanha.