FRB intensifica diálogo com a base nos municípios

O Partido Republicano Brasileiro – PRB, por meio do nosso presidente Marcos Pereira, abriu um novo canal de diálogo para que os militantes pudessem expor sua avaliação sobre o partido hoje e suas contribuições pensando nos rumos futuros da legenda. Nesse mesmo sentimento, a Fundação Republicana Brasileira – FRB, como braço estendido do partido, tem trabalhado incansavelmente para fortalecer ainda mais a interlocução entre a executiva nacional e os diferentes setores da militância.  Foi pensando nisso que iniciamos 2019 com propostas inovadoras. Neste ano, direcionaremos esforços em promover cursos em formato de debates em vários municípios ainda não visitados.

Por meio do curso de política presencial e itinerante, a FRB já visitou todos os estados brasileiros levando capacitação a mais de 28 mil pessoas. Todavia, nosso intuito agora é estreitar ainda mais o contato com as municipalidades. Só nesse primeiro trimestre a FRB já realizou cursos em três diferentes municípios do estado de São Paulo, a saber: Mauá, Ribeirão Preto e Ribeirão Pires. Além disso, também estivemos em Aracajú – SE. O melhor é que nossa agenda não para por aí, até junho estão previstos cursos em ao menos quatro cidades da Bahia, Tocantins além do Ceará e do Paraná.

Acredito que todos nós entendemos e carregamos a identidade do nosso país, a mesma coisa acontece com os estados. Cada um com a sua cultura, diferentes sotaques e apreço pelas comidas típicas, mas lá no fundo temos consciência que tanto o país quanto os estados e municípios são convenções sociais nos quais foi estipulado um território para que as relações sociais e econômicas acontecessem. No entanto, tratando-se da municipalidade, essa realidade é um pouco diferente. Nos municípios as interações entre pessoas são maiores e mais intensas. São nos municípios que os alimentos são produzidos, as fábricas são instaladas e é lá também que os serviços são negociados. Sabendo que política é aquilo que se faz com o outro, até arriscaria dizer que a municipalidade é o local onde política acontece por excelência. E é por isso que a FRB aposta na contribuição dos municípios para ajudar o partido a pensar o seu futuro e se projeta para uma relação forte e direta com os cidadãos.

Além disso, deve-se lembrar que o compromisso com a municipalidade é algo que já nasceu junto com o PRB.  Quem conhece um pouco da nossa história sabe que o nome da sigla já foi Partido Municipalista Renovador – PMR. Para aqueles que pensavam que com a alteração do nome para Partido Republicano Brasileiro-PRB seu empenho com as municipalidades se modificaria, enganaram-se redondamente. Pelo contrário, com a mudança trouxemos as virtudes cívicas e zelo pela coisa pública do republicanismo para os diferentes municípios brasileiros. Assim, a FRB se apresenta como uma grande facilitadora desse canal de diálogo em cada cidade que visitamos realizando cursos e capacitações.

Por fim, deixo um convite especial aos prefeitos, vereadores e lideranças municipais que queiram receber um curso aí no seu município, para fazê-lo é só entrar em contato conosco por meio do portal da FRB ou enviar mensagem para o nosso e-mail institucional. Será um imenso prazer atendê-los!

Renato Junqueira – presidente da Fundação Republicana Brasileira