A Fundação

Conheça mais sobre a FRB.

O que é a FRB?

A Fundação Republicana Brasileira (FRB) é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pelo Republicanos. Fundada em 2 de março de 2007, tem como principais finalidades a pesquisa, a doutrina e a educação institucional, política e constitucional.

Um de seus fundadores e primeiro presidente foi o jornalista Vitor Paulo Araújo, que também é um dos fundadores do partido. De fevereiro de 2011 a fevereiro de 2015, a instituição foi presidida pelo especialista em Gestão Pública Mauro Silva. Empossado em 25 de fevereiro de 2015, Paulo Cesar Oliveira conduziu a entidade até maio de 2016. Telma Franco assumiu como presidente interina em 30 de maio de 2016, permanecendo no cargo por 1 ano. Atualmente, a Fundação é liderada pelo presidente Renato Junqueira, que cumpriu o mandato 2017/2019 e foi reeleito para permanecer no posto até 2021.

A entidade trabalha com um quadro de colaboradores capacitados, e conta ainda com a contribuição de voluntários em diversas áreas. Entre seus objetivos, destacam-se contribuir para a qualificação humana por meio da cultura e da educação, disseminar conhecimentos e os valores republicanos e democráticos, além de confirmar e expandir os papéis do Republicanismo na sociedade brasileira.

A proposta da Fundação Republicana Brasileira é promover o necessário debate sobre temas que afetam o desenvolvimento da nossa sociedade.
O nosso foco é atender às demandas levadas pela população ao partido Republicanos, apresentando sugestões e soluções por meio de estudos e pesquisas.

A Fundação é uma instituição laica, voltada para a promoção da cultura e da educação, e que tem em sua natureza objetivos muito claros.

MISSÃO

A Fundação Republicana Brasileira promove a pesquisa, a doutrina e a educação política, disseminando os valores éticos, o fortalecimento da autoridade democrática através de cursos e publicações, com o objetivo de formar cidadãos com pensamento crítico e mais engajados politicamente.

VISÃO

Tornar-se referência nacional entre as fundações partidárias, por meio de seu Núcleo de Pesquisas, programas e projetos. Ser reconhecida internacionalmente, em até 10 anos, como a principal entidade partidária em inovação e tecnologia para democratizar o conhecimento político e cultural.

VALORES

Fortalecimento dos valores republicanos e democráticos na sociedade brasileira, pautados na integridade, honestidade, transparência, eficiência e na promoção do desenvolvimento social e sustentável.

Evandro Garla
Secretário-geral do Republicanos
Maria Paula
Vice-Líder
Márcia de Lima
1º Suplente
Marília Carvalho
2º Suplente
Luiz Gonzaga
Membro
Laura Kamyla
Membro
Simone Oliveira
Membro
Renato Junqueira
Presidente
Joaquim Mauro Silva
Diretor Financeiro
Marcos Paulo Trindade
1º Suplente
João Paulo Teixeira
Diretor Administrativo
Helen Assumpção
1ª Suplente
Tânia Maria Teixeira
Coordenadora
Marcos A. Meneghetti
Membro
Rafaela Rodrigues
Membro
Eduardo Verrone
Coordenador Estadual
Adriana Costa
Diretora Administrativa
Mário Teixeira
Diretor Técnico
Patrícia Padre
Coordenadora
Ana Paula Cardoso
1º Suplente
Ismael Liberato
Membro
Roberta Guerra
Atendimento ao Aluno
Rabiu Rufayi
Instrutor
Mário Enrique
Instrutor

FRB nos estados

Com sede em Brasília (DF), a instituição inaugurou, em 2 de setembro de 2013, um espaço mais amplo e dinâmico com cerca de 600 m². A expansão dos trabalhos provocou a reestruturação física e também dos projetos institucionais. O espaço possui auditório, biblioteca, sala de reuniões e setores definidos. A instituição realiza cursos e palestras no formato presencial e itinerante, atendendo a vários estados. E realiza, ainda, a versão on-line por meio da plataforma de ensino a distância.

Em fevereiro de 2014, a FRB lançou a primeira Subseção em São Paulo (SP), na qual são realizados cursos com temas políticos, simpósios e palestras, além do curso de inglês gratuito.

Telefone: (11) 3342-5160 / 5161 / E-mail: secretariafrbsp@fundacaorepublicana.org.br

O que fazemos

A Fundação Republicana Brasileira realiza trabalhos pautados em desenvolvimento humano e responsabilidade social. A FRB atua por meio de projetos, pesquisas, estudos e ações sociais diversas. Na sede da instituição, em Brasília (DF), são oferecidos gratuitamente palestras, cursos de política e idiomas.

• Curso de Política: formatos presencial, itinerante e on-line. Serviço gratuito para todo o Brasil.

• Curso de Política específico para mulheres e lideranças femininas.

• Curso de Política específico para idosos.

• Curso de Política inclusiva específico para surdos.

• Curso de Política específico para militantes e pré-candidatos do Republicanos.

• Cursos de idiomas: inglês e espanhol.

• Simpósios (universitários e Cidadão) sobre diversos temas, entre eles juventude e política, cenário da política atual, mídias sociais e formas de reivindicação de direitos.

• Palestras sobre vários temas. Entre eles, direito eleitoral, propaganda eleitoral e prestação de contas.

• Processo de captação de dados, pesquisa, e elaboração das estruturas de base dos dezessete movimentos sociais e setoriais do Republicanos, entre eles, Mulheres Republicanas e Jovens Republicanos.

• As publicações “10 Princípios para uma Gestão Pública Municipal Eficaz”; “Guia Eleitoral do Candidato Republicano”; “Plano Nacional de Inserção da Mulher Brasileira na Política” e a cartilha “Novas Regras do Trabalhador Doméstico” (esta última, em parceria com o Mulheres Republicanas do Distrito Federal).

A Faculdade Republicana chega ao mercado educacional com o objetivo de ser referência no ensino superior nas áreas pública e política, destacando-se pela excelência e qualidade do ensino oferecido. A instituição conta com um quadro de docentes, mestres e doutores renomados, com plataforma educacional de alto nível e metodologias ativas. São ofertados cursos de graduação em Ciência Política e pós-graduação em Gestão Pública, Direito Eleitoral e Análise & Marketing Político. As aulas da graduação são presenciais, e as da pós-graduação semipresenciais.

A Fundação Republicana Brasileira se preocupa com o desenvolvimento dos municípios. Pensando nisto, a Central de Atendimento aos Municípios foi criada para você, parlamentar, que trabalha em busca de qualidade de vida para a sua cidade.

Contando com profissionais especializados em gestão de projetos e orçamento público, nosso objetivo é orientar estes gestores na busca por recursos financeiros em ministérios, instituições nacionais e internacionais, alcançando, desta forma, êxito em seus projetos.

• Curso de Inclusão Digital: em 2011 uma turma foi formada em parceria com o UniCeub.

• Alfabetização de Jovens e Adultos: turma formada em 2012.

• Cidadão Nota 10: reinserção de pessoas em situação de vulnerabilidade (usuários de substâncias entorpecentes e moradores de rua) no convívio social, por meio de acompanhamento psicológico e capacitação profissional.

• Reciclasse: Projeto voltado para a Sustentabilidade – realização de aulas e atendimentos à comunidade, com o intuito de incentivar a população a reutilizar materiais recicláveis como fonte de renda (no DF, 7 cidades foram atendidas). Mulheres de diversos locais aprenderam a confeccionar bolsas de caixa de leite e outros materiais.

Sede

SEP Sul, Trecho 713/913, Lote E, Edifício CNC Trade, Asa Sul, Brasília – DF, CEP: 70390-135

E-mail: contato@fundacaorepublicana.org.br
Telefone: (61) 3321-1112

Subseção São Paulo

Av. Indianópolis, 2025 – Planalto Paulista – CEP: 04063-003

E-mail: secretariafrbsp@fundacaorepublicana.org.br
Telefone: (11) 5594-0184 / (11) 3342-5160 / #5315

× Fale Conosco.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

LEIA COM ATENÇÃO:

Para efetivação da sua matrícula no Curso de Idiomas do ano de 2020, segue a documentação necessária:

  • RG – Original
  • CPF – Original
  • Foto 3×4 – Atualizada
  • Comprovante de Residência – Original (máximo 90 dias de emissão)
    • O comprovante de residência deve estar em seu nome, ou faça uma declaração, informando o seu endereço residencial e registrá-la em cartório.
  • Comprovante de renda – Original

IMPORTANTE:

Somente é válido como comprovante de renda o seu Contracheque ou Declaração de Serviço Autônomo que deve ser registrada em cartório.

Ausência de Renda: Você deverá escrever uma Declaração informando que não possui renda e também registrá-la no cartório.

Roberta Guerra

GERAL

Roberta é casada há mais de 15 anos e tem um casal de filhos. Viveu por nove anos nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de ter uma formação teste (PET) pela Cambridge University e fez um Curso Introdutório de Professores, pela Cambridge University – ELC Idiomas. Fez intercâmbio cultural em West Chester, Ohio, USA.  Roberta é fluente em inglês e espanhol.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Câmara Legislativa do Distrito Federal - Assessora Parlamentar

British and American English School – Curso de inglês - Professora de inglês para adultos e adolescentes.

Opportunity Fomento Comercial Ltda. - Empresa de fomento comercial.

Bankers Insurance Group-USA – Empresa Internacional que atua no ramo de seguros, nas áreas jurídica, civil, patrimonial, intempéries da natureza e vida.

Customer Service Representative II - Departamento de Sinistros – Louisiana State; Florida State;

Tânia Maria Teixeira

GERAL

Tania Maria Teixeira, 56 anos, servidora pública federal do FNDE, aposentada, graduada em pedagogia com habilitação em orientação educacional. Cursando pós graduação em Assessoria Parlamentar na Faculdade Republicana.

Assessora Parlamentar há 20 anos, sendo 12 lotada no Gabinete do Deputado Federal Márcio Marinho – Republicanos-BA, onde atuou na área internacional.

Desde 2017, hoje está como Secretária do Movimento Feminino do Republicanos do DF.

 

FORMAÇÃO

Pedagogia com habilitação em orientação educacional – Uniceub

Pós-graduação Assessoria Parlamentar – Faculdade Republicana

Joaquim Mauro
Tesoureiro Nacional do Republicanos

GERAL

O paulistano Joaquim Mauro Silva possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP e especialização em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou durante 11 anos em empresas nacionais e multinacionais e também foi sócio de um escritório de contabilidade.

Mauro Silva atua como dirigente partidário há mais de 10 anos. Trabalhou como assessor parlamentar e técnico nas Câmaras Municipais de São Paulo, Rio de Janeiro e na Legislativa do Distrito Federal, secretário adjunto de Esporte e foi presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), na qual, atualmente, é diretor financeiro. Também é tesoureiro nacional do Republicanos.

 

FORMAÇÃO

Graduação em Ciências Contábeis - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP

Evandro Garla
Secretário-geral do Republicanos
GERAL

Evandro Garla é natural de São Paulo (SP) e nasceu no dia 9 de maio de 1978. Gestor Público pela Universidade Católica de Brasília, exerceu o cargo de Chefe de Gabinete do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), já tendo desempenhado as mesmas funções na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco e na Câmara dos Deputados.

Ocupou o cargo de Secretário Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) e de Gerente de Projetos da Secretaria Executiva, ambos no Ministério do Esporte.

Eleito como Deputado Distrital na 6ª Legislatura (2011-2014), foi votado para o cargo de Ouvidor da Câmara Legislativa do Distrito Federal, ofício que cumpriu durante todo o seu mandato.

Buscando o aprimoramento no exercício de suas funções públicas e embasamento na promoção de mudanças, está cursando MBA em Gestão de Pessoas, na Universidade Católica de Brasília.

FORMAÇÃO

Gestão Pública – Universidade Católica de Brasília

MBA em Gestão Pública – Universidade Católica de Brasília

Mário Enrique Rodriguéz Fernandéz
Instrutor
GERAL
Mário Enrique Rodriguéz é natural da cidade de La Habana (Cuba) e nasceu no dia 21 de junho de 1975. Cursou Licenciatura em Língua e Literatura Espanhola na Universidade de La Habana (Cuba) e Música, na Escuela Alejandro Garcia Caturlas.

FORMAÇÃO

  • Licenciatura em Língua e Literatura Espanhola – Universidade de La Habana (Cuba)
  • Graduação em Música – Escuela Alejandro Garcia Caturlas

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

  • Enrique iniciou a carreira como professor de Língua Espanhola no pré-universitário de Ciências Exatas Vladimir Ilich Lenin, em sua cidade natal. Foi professor de Literatura Hispano-americana na Escola Nacional de Artes (ENA) e no Instituto Amadeo Roldan. Também foi professor de História da Música e Apreciação Musical na escola na qual formou-se.
  • Há cinco anos estabeleceu residência fixa no Brasil. Atualmente é professor de espanhol particular e na Fundação Republicana Brasileira (FRB).

Rabiu Rufayi
Instrutor
GERAL

Rabiu Rufayi é natural da República do Gana, país popularmente conhecido apenas como Gana, situado na África Ocidental. Nasceu no dia 5 de julho de 1985. Além dos idiomas Ga, do seu país de origem, e inglês, também fala hausa e mais dezenas de dialetos.

FORMAÇÃO

  • Tecnologia e Informática - Escola Indiana NIIT Technologies,
  • Artes Visuais - Escola Master Servis
  • Hardware, Tecnologia de Sistemas e Rede de Computadores - Presbiteriana.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Rabiu iniciou sua carreira como professor de Língua Inglesa, ministrando aulas de multimídia em informática. Foi professor na escola de idiomas Uptime, na disciplina de Comunicação em Inglês. Há três anos estabeleceu residência fixa no Brasil. Atualmente é instrutor de inglês na Fundação Republicana Brasileira (FRB).

João Paulo Teixeira
Diretor Administrativo
Brasileiro, 33 anos
Natural do Coromandel (MG)
GERAL

João Paulo Teixeira é natural de Coromandel (MG) e nasceu no dia 4 de novembro de 1985. É graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Unieuro, de Brasília (DF). O contabilista é conhecido por sua responsabilidade e credibilidade.

FORMAÇÃO

  • Ciências Contábeis – Centro Universitário Unieuro

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

  • Assessor Parlamentar
  • Assistente Financeiro
  • Auxiliar Administrativo
  • Representante de Vendas
  • Diretor Administrativo
Renato Junqueira
Secretário Nacional do Jovens Republicanos
Brasileiro, 32 anos
Natural de Aracaju (SE)
presidencia@fundacaorepublicana.org.br
GERAL
Nascido em Aracaju (SE), no dia 26 de setembro de 1988, Renato Junqueira se envolveu, desde muito cedo, aos 15 anos de idade, com trabalhos voltados ao público jovem. Casado com Fernanda Nascimento.
É secretário nacional do Jovens Republicanos e assumiu a presidência da Fundação Republicana Brasileira no dia 2 de junho de 2017, para a conclusão do mandato que se encerrou em 25 de fevereiro de 2019, ano em que foi reeleito pelo Conselho Curador para permanecer no cargo até 25 de fevereiro de 2021.
FORMAÇÃO
  • Graduado em Gestão Pública pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)
  • Pós-Graduado em Relações Governamentais e Gestão de Instituições Educacionais (Uninter)
Mariluce Rodrigues Siman de Oliveira
Instrutora
Paulista
Itapevi (São Paulo)
GERAL
Mariluce Rodrigues é natural da cidade de Itapevi, São Paulo (SP). Nasceu no dia 12 de maio. Graduada em Letras (Português/Inglês), com certificados avançado e de proficiência de Língua Inglesa da Universidade de Cambridge. Especialista em Tradução e Versão e em Fonética e Pronúncia Inglesa. Iniciou a carreira bilíngue como secretária de empresa multinacional. Leciona Língua Inglesa desde 1998. Com o objetivo de aprimorar o idioma morou três anos em Londres. Após concluir seus estudos viajou por diversos países da Europa e conheceu diferentes sotaques e culturas. Pós-graduanda no ensino de Inglês como segunda língua com certificado internacional.
FORMAÇÃO
  • Graduação – Em Letras (Português e Inglês) – UNIFIEO de Osasco/SP
  • Pós-Graduação – No Ensino de Inglês como Segunda Língua com certificado internacional (Bridge IDELTTM )
Especialização:
  • Especialização em Tradução e versão – PUC/SP e em Fonética e Pronúncia Inglesa – City Lit Londres
  • CAE – Certificado Avançado de Língua Inglesa da Universidade de Cambridge
  • CPE – Certificado de Proficiência de Língua Inglesa da Universidade de Cambridge

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

  • Mariluce tem ampla experiência em rotinas administrativas de empresas e escolas.
  •  

    Exerceu a função de docente em escolas públicas, privadas (SKILL, CNA, Memphis Inglês, Top Idiomas e Berlitz) e empresas. Ela também atua em Coordenação Pedagógica.

Adriana Costa Bezerra
Diretora Administrativa da Subseção de São Paulo
“Paulistana”
GERAL
Adriana Costa Bezerra é paulistana e nasceu no dia 7 de abril. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove), tem experiência também em outros setores, como administração e finanças.
FORMAÇÃO
Jornalismo – Universidade Nove de Julho
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
  • Adriana tem ampla experiência na área administrativa e também com atendimento ao público. Já trabalhou em várias empresas nacionais;
  • Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro;
  • Tesoureira no Partido Republicano Brasileiro (PRB) de São Paulo;
  • Experiência em projetos sociais voltados para a juventude;
  • Coordenadora de Redação na Rede Mulher de Televisão;
  • Atualmente é Diretora Administrativa da Subseção da Fundação Republicana Brasileira (FRB) em São Paulo.

Eduardo Verrone
Coordenador

Eduardo Verrone nasceu na cidade de São Paulo, é casado há mais de 35 anos com Cristina Verrone e tem uma filha, a Jackeline.

Profissional da área de comunicação social, atuou com TV, rádio e jornal atendendo demandas de diferentes países como Brasil, Panamá, Honduras, Colômbia e Uruguai. Participou de palestras de desenvolvimento pessoal na Argentina e Estados Unidos.

Formando em Ciências Políticas pela Uninter, ingressou na política em 2016 como coordenador de mídias e assessorando a presidência estadual do Partido Republicano Brasileiro em São Paulo.

Como coordenador da subseção da FRB, posto que assumiu desde 2019, está intensificando os trabalhos e ampliando o número de realizações de cursos e palestras em todo o Estado. O objetivo é colaborar com a formação educacional de paulistas e paulistanos por meio dos conceitos da boa política, cidadania e gestão pública.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Experiência em projetos sociais voltados para a juventude;

Coordenadora de Redação na Rede Mulher de Televisão;

Atualmente é Diretora Administrativa da Subseção da Fundação Republicana Brasileira (FRB) em São Paulo.