Crivella inaugura na Zona Oeste projeto que une escola e esporte em Vilas Olímpicas

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB), o secretário municipal de Educação, César Benjamin, e a subsecretária de Esportes e Lazer, Patricia Amorim, inauguraram, na terça-feira (29), o projeto Vies – Vilas Olímpicas e Escolas, que objetiva aproximar os alunos da rede municipal da prática esportiva. A proposta, inovadora e diferenciada de tudo que já foi feito, buscará levar os estudantes para dentro das Vilas Olímpicas da prefeitura, contribuindo para reduzir a evasão escolar e até criar futuros atletas em diversas modalidades esportivas.

“Aqui essas crianças vão poder desenvolver não só suas virtudes esportivas, mas também a solidariedade, o companheirismo e a amizade. São esses valores que nossos meninos e meninas vão levar para o futuro”, disse Crivella.

O programa conjunto da Secretaria Municipal de Educação e da Subsecretaria de Esportes e Lazer começou com visitas de alunos de cinco escolas localizadas no âmbito da 10ª Coordenadoria (Santa Cruz, Sepetiba, Paciência e Guaratiba) à Vila Olímpica Oscar Schmidt, complexo desportivo inaugurado em 2004.

Estudantes da Escola Municipal José de Mello, localizada em Santa Cruz, puderam experimentar diversas práticas esportivas, em turnos da manhã e da tarde. Foram atendidos 173 alunos pela manhã (das 8h30 às 11h) e 115 à tarde (das 13h30 às 16h30). Os jovens praticaram futebol, dança, ginástica, atletismo e judô.Nesta quinta-feira (31), outros 341 estudantes da Escola Municipal Prefeito João Carlos Vital, de Santa Cruz, também farão atividades esportivas, sendo 185 pela manhã e 156 à tarde.

Após as atividades, as crianças e os adolescentes, com idades entre 10 e 15 anos, poderão se inscrever na escola para a prática regular de esportes na Vila Olímpica Oscar Schmidt, que conta com 16 professores de Educação Física. Estes alunos passarão a ter atividades esportivas regulares, assistência básica em saúde e acompanhamento pedagógico em torno do projeto de vida.

Inicialmente, o Vies vai englobar 25 escolas localizadas no entorno de quatro Vilas Olímpicas: Greip da Penha, Nilton Santos (Ilha do Governador), Maré e Oscar Schmidt. A estimativa é de reunir 11 mil estudantes. A meta é alcançar 86 escolas, em especial as que se encontram em áreas, como os Complexos do Alemão, da Penha, da Maré, do Chapadão e do Lins, Cidade de Deus, Vila Kennedy, Antares e Rollas e todas as Vilas Olímpicas municipais.

A iniciativa surgiu da articulação entre a Secretaria Municipal de Educação e a Subsecretaria de Esporte e Lazer, com a perspectiva de desenvolver um trabalho conjunto entre os equipamentos Vilas Olímpicas e Escolas, para potencializar o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes da Rede Municipal de Educação.

O projeto tem a missão de garantir à criança e ao adolescente a prática sistemática esportiva e cultural nas vilas olímpicas da cidade do Rio de Janeiro, procurando formar jovens imbuídos de valores inerentes ao esporte, como a busca da paz.

Ações na Zona Oeste

Além da inauguração do projeto Vies, o prefeito Marcelo Crivella teve uma agenda cheia, nesta terça-feira, na Zona Oeste da cidade. Das 7h às 17h30, ele percorreu mais de 200 quilômetros em visitas a obras, escolas e unidades de saúde, com ações em dez locais diferentes da região.

Confira outros compromissos do prefeito na terça-feira (29)

Saneamento: Visita às obras de redes de esgoto, drenagem e pavimentação nas comunidades de Nova Jérsei, em Paciência, e do Dreno, em Santa Cruz.
Saúde: Visita à Clínica da Família Sérgio Arouca, ao Centro Municipal de Saúde Lincoln de Freitas e ao Hospital Pedro II, em Santa Cruz. Na Clínica Sérgio Arouca, o prefeito conheceu os gêmeos Vitória e Kaíque, levados pelo pai, Diego Roque de Oliveira, para fazer o Teste do Pezinho.
Educação: Visita à Escola Municipal Eulália Rodrigues de Oliveira, Santa Cruz. Em seguida, foi ao Espaço de Desenvolvimento Infantil Celso de Almeida Chaves, no Largo do Bodegão, com visita à Nave do Conhecimento Tim Lopes, em Santa Cruz. À tarde, o prefeito assistiu a apresentação do grupo de alunos da Escola Municipal Carlos Castelo Branco no XXIX Fecem (Festival da Canção e da Música), no teatro da Cidade das Crianças.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Fotos: Alexandre Vidal