Daniel Guerra prestigia Festa de Abertura da Colheita em Galópolis

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB), acompanhado da primeira-dama, Andrea Marchetto Guerra, prestigiou a 11ª Festa de Abertura da Colheita no domingo (3), em São Braz da 4ª Légua, em Galópolis. A programação iniciou com uma missa celebrada pelo pároco Paulo Venturin. Na sequência, o republicano ainda participou da colheita simbólica de uva, de uma solenidade e de um almoço.

Diversos secretários municipais e autoridades locais prestigiaram o evento deste ano. A festa é uma realização do Sindicato Rural Patronal e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa). Sandra Randon, presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva 2019, também participou da cerimônia, junto ao trio de soberanas: rainha Maiara Perottoni e princesas Viviane Gaelzer e Milena Caregnato.

“É uma honra celebrar este dia tão especial com os agricultores do nosso município. A nossa querida Caxias do Sul produz em média 60 milhões de quilos de uva por safra, em uma área plantada de quase quatro mil hectares. Se estamos celebrando hoje a 11ª Festa de Abertura Oficial da Colheita, é em virtude do trabalho de vocês. Obrigado por não medirem esforços para colocar o alimento na nossa mesa”, enfatizou Daniel Guerra.

A colheita simbólica de 2019 foi realizada na propriedade de Nelson e de André Spido, que colhem cerca de 180 toneladas por ano de uvas plantadas em oito hectares. Produzidas há mais de 50 anos, são cultivadas nas variedades bordô, moscato, niágara branca e rosada. “Estamos emocionados. Para nós, foi uma grande honra ter feito parte desse momento”, disse André enquanto colhia uvas junto ao prefeito; primeira-dama; secretários municipais e comitiva da Festa da Uva 2019, além das soberanas de Galópolis.

Camila Sandri Sirena, titular da Smapa, também enalteceu o trabalho dos agricultores. “Graças a vocês, somos reconhecidos nacionalmente como o maior produtor de hortifrutigranjeiros do Rio Grande do Sul. Tenham a Secretaria da Agricultura como parceira para auxiliar com programas de desenvolvimento rural, incentivando a preservação da agricultura familiar caxiense. Estamos orgulhosos de vocês, produtores, que nos ajudam a resgatar nossas raízes, cultivar nossas tradições e movimentar a economia”, resumiu.

Em 2019, os agricultores caxienses devem colher cerca de 50 mil toneladas de uva. Caxias é o 4º município que mais produz a fruta, com 3,8 mil hectares de área plantada. A expectativa é de que a colheita se estenda até 15 de março.

Texto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul
Fotos: Mateus Argenta