Por iniciativa de Gilberto Ribeiro, cisternas passam a ser obrigatórias no Paraná
Curitiba (PR) – A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na segunda-feira (29) o Projeto de Lei nº 488/2015, de autoria do deputado estadual Gilberto Ribeiro (PRB-PR), que obriga lava-rápidos, lava-car, postos de combustíveis, clubes, comércios, indústrias e empresas de ônibus urbanos intermunicipais e interestaduais a instalarem cisternas para fins de captação e utilização da água da chuva para lavagem de veículos.
A iniciativa tem como objetivo, segundo o parlamentar, incentivar a preservação dos recursos hídricos. “A cisterna ou reservatório de armazenamento é o principal elemento de aproveitamento de águas pluviais. É uma tecnologia popular para a captação da chuva e representa uma solução concreta de acesso a recursos hídricos para a população”, afirmou Ribeiro.
Pelo texto, a instalação e o tratamento dos sistemas de captação e armazenamento serão de inteira responsabilidade do proprietário do estabelecimento. “O empresário não terá prejuízos, muito pelo contrário. Em curto espaço de tempo, terá a conta de água reduzida”, aponta o republicano.
Texto e foto: Rodrigo Müller / Ascom – deputado estadual Gilberto Ribeiro
Comentários