Sidelvan Nóbrega defende distribuição gratuita de medicamentos na Bahia
Salvador (BA) – O deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB-BA) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia a Indicação nº 21.941/2017, no qual sugere ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, a distribuição gratuita dos medicamentos, assim como o tratamento fisioterapêutico, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), para pacientes que contraíram o vírus da dengue, zika e chikungunya.
Para o autor da proposta, que elencou em sua justificativa parte do texto constitucional que trata sobre a responsabilidade do Estado na prestação dos serviços de saúde, a solução está na aplicação contínua de políticas públicas voltada para o setor. “As consequências dessas doenças variam de acordo com a idade da pessoa infectada pelo vírus. As dores são intensas podendo levar o indivíduo a necessitar de tratamento especializado de alto custo”, disse, ao considerar a falta de condições econômicas da população para comprar os remédios prescritos pelo médico.
Sidelvan Nóbrega completa: “Atualmente, casos de dengue, zika e chikungunya são considerados um dos maiores problemas de saúde pública no país. Só no ano passado, foram registrados 2 milhões episódios das doenças, segundo o Ministério da Saúde. Esses pacientes terão o direito de receber remédios para combater dores e sequelas provocadas pelas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti”.
Texto: Daiane Baruque / Ascom – deputado estadual Sidelvan Nóbrega
Foto: Cedida
Comentários