Jovens paulistas participam de curso de política promovido pela FRB

Dando continuidade à maratona de palestras que a Fundação Republicana Brasileira (FRB) está realizando no estado de São Paulo, a subseção da entidade promoveu, na noite desta quarta-feira (5), o curso Política para a Juventude. O ponto de encontro foi o auditório José Alencar, na sede do PRB paulista, onde paulistanos ouviram sobre os principais conceitos de cidadania e a importância da participação da juventude nas decisões públicas.

Em uma aula dinâmica e interativa, o doutor em Ciência Política e coordenador acadêmico da FRB Leonardo Barreto tirou todas as dúvidas apresentadas e falou sobre o senso comum de que política é sinônimo de corrupção. Para ele, a fiscalização é responsabilidade de todos. “Não basta apenas eleger. É preciso cobrar as promessas feitas durante o período de campanha”. Para o cientista, o baixo rendimento dos representantes públicos é consequência de uma sociedade desinteressada e não participativa.

Para o coordenador estadual do PRB Juventude em São Paulo, Peterson Pepe, é fundamental a eleição de mais jovens para cargos legislativos e administrativos. “Muitos pensam que participar ativamente é candidatar-se nas eleições. Cidadania começa muito antes disso, informando-se, como estamos fazendo aqui hoje, e acompanhando o mandato daqueles que já estão no poder”.

A coordenadora municipal do PRB Juventude SP, Luciana Pepe, e Carlinhos, jovem vereador pelo PRB em Embu-Guaçu, também acompanharam o curso. Alguns jovens presentes relataram ter, por meio da FRB, o seu primeiro contato com uma estrutura política e com conteúdos para uma formação crítica relacionada à política.

A maratona de palestras promovidas pela subseção da FRB se encerra com o curso Idosos que não envelhecem que será realizado na quinta-feira (6), às 19h, também na sede do partido em São Paulo.

Por Fábia Zuanetti – Ascom PRB SP
Fotos: Guilherme Hirata – Subseção FRB SP