A Fundação

Conheça mais sobre a FRB.

Núcleo de Estudos e Pesquisas

É uma equipe composta por especialistas e estudantes de diversas áreas de atuação, que possui grupos de trabalho responsáveis por pensar em propostas para melhorar a gestão pública e a qualidade de vida do cidadão brasileiro.

Propõe políticas públicas voltadas para necessidades fundamentais como educação, saúde, segurança, lazer, meio ambiente, empregabilidade, entre outras. Os participantes reúnem-se periodicamente na sede da instituição para realizar estudos, pesquisas e debates.

O Simpósio Universitário é exclusivo para estudantes de nível superior e acadêmicos. O Simpósio Cidadão é aberto para qualquer pessoa que tenha interesse em aprimorar seus conhecimentos.

Recepção

Endereço: SCS Quadra 2 , Bloco C, Lote 179, Edifício Vitória, 5° andar – CEP: 70.302-913 – Asa Sul – Brasília/DF
Telefone: (61) 3321-1112
E-mail: contato@fundacaorepublicana.org.br

Manhã – 9h às 12h / Tarde – 13h às 18h.

Dirigentes do Republicanos podem solicitar o curso nos estados por meio do portal da instituição.

Secretaria Geral

Todos os cursos são gratuitos.

Inglês

Segundas e quartas em turmas das 9h às 11h; 14 às 16h e 18h às 20h.

Espanhol

Terças e quintas em turmas das 9h às 11h; 14 às 16h e 18h às 20h.

Política

O curso tem duração de 4h ou 8h, dependendo da demanda e do tipo de solicitação, e pode ser realizado durante a semana ou aos fins de semana. A Fundação oferece a opção de fazer o curso on-line.

Na sede da Fundação, em Brasília; nas cidades satélites e Entorno (DF); na Subseção, em São Paulo (SP); e em diversos estados nos quais a instituição é solicitada.

O material didático dos cursos de política, simpósios e palestras é oferecido gratuitamente pela FRB.

Pelo site e na própria instituição.

Inglês e espanhol

Somente na Fundação, mediante disponibilidade de vagas. É importante informar-se previamente.

Política

Pode ser solicitado pela internet e na sede da FRB.

Curso de Política – Nome, telefone e e-mail. Após a realização do curso, o aluno preenche uma ficha com dados complementares para a emissão do certificado.

Cursos de Idiomas – Foto 3×4, cópia do RG e cópia de um comprovante de residência. Para ambos os casos, se o aluno for menor de idade (14 anos para idiomas, e 16 para o de Política) deve vir acompanhado dos pais ou responsável.

Os cursos de inglês e espanhol têm a duração de 1 ano. Já o Curso de Política presencial pode durar de 4h a 8h, dependendo da demanda e do solicitante. A versão on-line é mais completa e realizada em três semanas.

Sim. Todos os professores possuem graduação na sua área de atuação. Confira o currículo de cada um.

Professores de Inglês: Rabiu Rufai

Professor de Espanhol: Mario Enrique Rodriguéz Fernandéz

Professor de Política: Leonardo Barreto, Fábio Vidal, Valdir Pucci, Daniela Rabello

Ao final de cada curso o estudante receberá o diploma.

Sim, para os cursos de idiomas.

O Republicanos é uma instituição política democrática, defensora do bem comum e de uma sociedade livre, que tem o intuito de promover a gestão orçamentária participativa, conselhos e colegiados municipais, debates e audiências que promovam de fato um governo afinado com a vontade popular.

Fundação Republicana Brasileira (FRB) é uma entidade civil sem fins lucrativos, que apresenta como principal finalidade a pesquisa, a doutrina e a educação institucional política e constitucional.

A FRB foi instituída pelo Republicanos, o que a torna uma entidade partidária. No entanto, realiza trabalhos voltados para a conscientização, independente da opção política dos cidadãos atendidos. O objetivo é disseminar os valores do Republicanismo e contribuir para uma sociedade mais atuante, sobre os temas de interesse público. Além de promover projetos educacionais e gratuitos para a comunidade.

Não. Os dirigentes da FRB são gestores capacitados para atuar na elaboração dos projetos propostos.

De acordo com a lei, todo partido político deve aplicar os recursos recebidos em instituições ou fundações de pesquisa e de doutrinação política, sendo estabelecido o valor mínimo de 20% do Fundo Partidário, disponibilizado pelo Governo Federal, para este fim.

Resolução nº 21.875, de 5 de agosto de 2004 – Brasília – DF

Art. 44. Os recursos oriundos do Fundo Partidário serão aplicados

Art. 1º Os partidos políticos, à medida que lhes forem creditadas as quotas do Fundo Partidário, deverão recolher o percentual pertinente à manutenção dos seus respectivos institutos ou fundações de pesquisa e de doutrinação e educação política, a que se refere o inciso IV do art. 44 da Lei nº 9.096, de 1995.

Art. 2º O percentual será o estabelecido no estatuto partidário, observado o mínimo de vinte por cento das importâncias recebidas do Fundo Partidário.

Sim, todos os cursos são elaborados pelas coordenações educacionais, que possuem profissionais capacitados para nortear os conteúdos apresentados em sala de aula.

O Curso de Política possui diversas versões, já os cursos de idiomas são intensivos.

Simpósio Universitário

A Fundação oferece dois tipos de simpósio: o Cidadão e o Universitário.

O interessado deve solicitar o evento e apresentar a proposta inicial do tema. O procedimento pode ser realizado via e-mail se@fundacaorepublicana.org.br, ou por telefone (61) 3321-1112. Falar diretamente com a Secretaria Geral.

O simpósio pode durar de 2h a 4h, dependendo da demanda apresentada pelo solicitante e o conteúdo programado pelo palestrante.

O solicitante deve providenciar o local. O evento tem como pré-requisito um mínimo de 100 participantes. Serão necessários os equipamentos adequados para sua realização, como data show, retroprojetor e microfone. Caso o solicitante não possua a estrutura necessária, a FRB a providenciará, desde que avisada com antecedência.

Sim. Caso o solicitante tenha um tema previsto, deverá encaminhar para a Secretaria Geral, que fará a análise e adaptação do conteúdo. O tema também pode ser proposto pela instituição.

Voluntariado

O interessado deve enviar e-mail à Secretaria Geral, explicando sua disponibilidade e a área pretendida, ou dirigir-se pessoalmente à sede da instituição.

A Fundação conta com voluntários cadastrados que atuam nas mais diversas áreas como: serviços gerais; secretariado; recepção; apoio durante eventos; administrativo; pedagógico; comunicação, etc.

Sede

SEP Sul, Trecho 713/913, Lote E, Edifício CNC Trade, Asa Sul, Brasília – DF, CEP: 70390-135

E-mail: contato@fundacaorepublicana.org.br
Telefone: (61) 3321-1112

Subseção São Paulo

Av. Indianópolis, 2025 – Planalto Paulista – CEP: 04063-003

E-mail: secretariafrbsp@gmail.com

Telefone: (11) 5594-0184 / (11) 3342-5160 / #5175

× Fale Conosco.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

LEIA COM ATENÇÃO:

Para efetivação da sua matrícula no Curso de Idiomas do ano de 2020, segue a documentação necessária:

  • RG – Original
  • CPF – Original
  • Foto 3×4 – Atualizada
  • Comprovante de Residência – Original (máximo 90 dias de emissão)
    • O comprovante de residência deve estar em seu nome, ou faça uma declaração, informando o seu endereço residencial e registrá-la em cartório.
  • Comprovante de renda – Original

IMPORTANTE:

Somente é válido como comprovante de renda o seu Contracheque ou Declaração de Serviço Autônomo que deve ser registrada em cartório.

Ausência de Renda: Você deverá escrever uma Declaração informando que não possui renda e também registrá-la no cartório.

Roberta Guerra

GERAL

Roberta é casada há mais de 15 anos e tem um casal de filhos. Viveu por nove anos nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de ter uma formação teste (PET) pela Cambridge University e fez um Curso Introdutório de Professores, pela Cambridge University – ELC Idiomas. Fez intercâmbio cultural em West Chester, Ohio, USA.  Roberta é fluente em inglês e espanhol.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Câmara Legislativa do Distrito Federal - Assessora Parlamentar

British and American English School – Curso de inglês - Professora de inglês para adultos e adolescentes.

Opportunity Fomento Comercial Ltda. - Empresa de fomento comercial.

Bankers Insurance Group-USA – Empresa Internacional que atua no ramo de seguros, nas áreas jurídica, civil, patrimonial, intempéries da natureza e vida.

Customer Service Representative II - Departamento de Sinistros – Louisiana State; Florida State;

Tânia Maria Teixeira

GERAL

Tania Maria Teixeira, 56 anos, servidora pública federal do FNDE, aposentada, graduada em pedagogia com habilitação em orientação educacional. Cursando pós graduação em Assessoria Parlamentar na Faculdade Republicana.

Assessora Parlamentar há 20 anos, sendo 12 lotada no Gabinete do Deputado Federal Márcio Marinho – Republicanos-BA, onde atuou na área internacional.

Desde 2017, hoje está como Secretária do Movimento Feminino do Republicanos do DF.

 

FORMAÇÃO

Pedagogia com habilitação em orientação educacional – Uniceub

Pós-graduação Assessoria Parlamentar – Faculdade Republicana

Joaquim Mauro
Tesoureiro Nacional do Republicanos

GERAL

O paulistano Joaquim Mauro Silva possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP e especialização em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou durante 11 anos em empresas nacionais e multinacionais e também foi sócio de um escritório de contabilidade.

Mauro Silva atua como dirigente partidário há mais de 10 anos. Trabalhou como assessor parlamentar e técnico nas Câmaras Municipais de São Paulo, Rio de Janeiro e na Legislativa do Distrito Federal, secretário adjunto de Esporte e foi presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), na qual, atualmente, é diretor financeiro. Também é tesoureiro nacional do Republicanos.

 

FORMAÇÃO

Graduação em Ciências Contábeis - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP

Evandro Garla
Secretário-geral do Republicanos
GERAL

Evandro Garla é natural de São Paulo (SP) e nasceu no dia 9 de maio de 1978. Gestor Público pela Universidade Católica de Brasília, exerceu o cargo de Chefe de Gabinete do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), já tendo desempenhado as mesmas funções na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco e na Câmara dos Deputados.

Ocupou o cargo de Secretário Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) e de Gerente de Projetos da Secretaria Executiva, ambos no Ministério do Esporte.

Eleito como Deputado Distrital na 6ª Legislatura (2011-2014), foi votado para o cargo de Ouvidor da Câmara Legislativa do Distrito Federal, ofício que cumpriu durante todo o seu mandato.

Buscando o aprimoramento no exercício de suas funções públicas e embasamento na promoção de mudanças, está cursando MBA em Gestão de Pessoas, na Universidade Católica de Brasília.

FORMAÇÃO

Gestão Pública – Universidade Católica de Brasília

MBA em Gestão Pública – Universidade Católica de Brasília

Mário Enrique Rodriguéz Fernandéz
Instrutor
GERAL
Mário Enrique Rodriguéz é natural da cidade de La Habana (Cuba) e nasceu no dia 21 de junho de 1975. Cursou Licenciatura em Língua e Literatura Espanhola na Universidade de La Habana (Cuba) e Música, na Escuela Alejandro Garcia Caturlas.

FORMAÇÃO

  • Licenciatura em Língua e Literatura Espanhola – Universidade de La Habana (Cuba)
  • Graduação em Música – Escuela Alejandro Garcia Caturlas

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

  • Enrique iniciou a carreira como professor de Língua Espanhola no pré-universitário de Ciências Exatas Vladimir Ilich Lenin, em sua cidade natal. Foi professor de Literatura Hispano-americana na Escola Nacional de Artes (ENA) e no Instituto Amadeo Roldan. Também foi professor de História da Música e Apreciação Musical na escola na qual formou-se.
  • Há cinco anos estabeleceu residência fixa no Brasil. Atualmente é professor de espanhol particular e na Fundação Republicana Brasileira (FRB).

Rabiu Rufayi
Instrutor
GERAL

Rabiu Rufayi é natural da República do Gana, país popularmente conhecido apenas como Gana, situado na África Ocidental. Nasceu no dia 5 de julho de 1985. Além dos idiomas Ga, do seu país de origem, e inglês, também fala hausa e mais dezenas de dialetos.

FORMAÇÃO

  • Tecnologia e Informática - Escola Indiana NIIT Technologies,
  • Artes Visuais - Escola Master Servis
  • Hardware, Tecnologia de Sistemas e Rede de Computadores - Presbiteriana.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Rabiu iniciou sua carreira como professor de Língua Inglesa, ministrando aulas de multimídia em informática. Foi professor na escola de idiomas Uptime, na disciplina de Comunicação em Inglês. Há três anos estabeleceu residência fixa no Brasil. Atualmente é instrutor de inglês na Fundação Republicana Brasileira (FRB).

João Paulo Teixeira
Diretor Administrativo
Brasileiro, 33 anos
Natural do Coromandel (MG)
GERAL

João Paulo Teixeira é natural de Coromandel (MG) e nasceu no dia 4 de novembro de 1985. É graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Unieuro, de Brasília (DF). O contabilista é conhecido por sua responsabilidade e credibilidade.

FORMAÇÃO

  • Ciências Contábeis – Centro Universitário Unieuro

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

  • Assessor Parlamentar
  • Assistente Financeiro
  • Auxiliar Administrativo
  • Representante de Vendas
  • Diretor Administrativo
Renato Junqueira
Secretário Nacional do Jovens Republicanos
Brasileiro, 32 anos
Natural de Aracaju (SE)
presidencia@fundacaorepublicana.org.br
GERAL
Nascido em Aracaju (SE), no dia 26 de setembro de 1988, Renato Junqueira se envolveu, desde muito cedo, aos 15 anos de idade, com trabalhos voltados ao público jovem. Casado com Fernanda Nascimento.
É secretário nacional do Jovens Republicanos e assumiu a presidência da Fundação Republicana Brasileira no dia 2 de junho de 2017, para a conclusão do mandato que se encerrou em 25 de fevereiro de 2019, ano em que foi reeleito pelo Conselho Curador para permanecer no cargo até 25 de fevereiro de 2021.
FORMAÇÃO
  • Graduado em Gestão Pública pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)
  • Pós-Graduado em Relações Governamentais e Gestão de Instituições Educacionais (Uninter)
Mariluce Rodrigues Siman de Oliveira
Instrutora
Paulista
Itapevi (São Paulo)
GERAL
Mariluce Rodrigues é natural da cidade de Itapevi, São Paulo (SP). Nasceu no dia 12 de maio. Graduada em Letras (Português/Inglês), com certificados avançado e de proficiência de Língua Inglesa da Universidade de Cambridge. Especialista em Tradução e Versão e em Fonética e Pronúncia Inglesa. Iniciou a carreira bilíngue como secretária de empresa multinacional. Leciona Língua Inglesa desde 1998. Com o objetivo de aprimorar o idioma morou três anos em Londres. Após concluir seus estudos viajou por diversos países da Europa e conheceu diferentes sotaques e culturas. Pós-graduanda no ensino de Inglês como segunda língua com certificado internacional.
FORMAÇÃO
  • Graduação – Em Letras (Português e Inglês) – UNIFIEO de Osasco/SP
  • Pós-Graduação – No Ensino de Inglês como Segunda Língua com certificado internacional (Bridge IDELTTM )
Especialização:
  • Especialização em Tradução e versão – PUC/SP e em Fonética e Pronúncia Inglesa – City Lit Londres
  • CAE – Certificado Avançado de Língua Inglesa da Universidade de Cambridge
  • CPE – Certificado de Proficiência de Língua Inglesa da Universidade de Cambridge

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

  • Mariluce tem ampla experiência em rotinas administrativas de empresas e escolas.
  •  

    Exerceu a função de docente em escolas públicas, privadas (SKILL, CNA, Memphis Inglês, Top Idiomas e Berlitz) e empresas. Ela também atua em Coordenação Pedagógica.

Adriana Costa Bezerra
Diretora Administrativa da Subseção de São Paulo
“Paulistana”
GERAL
Adriana Costa Bezerra é paulistana e nasceu no dia 7 de abril. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove), tem experiência também em outros setores, como administração e finanças.
FORMAÇÃO
Jornalismo – Universidade Nove de Julho
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
  • Adriana tem ampla experiência na área administrativa e também com atendimento ao público. Já trabalhou em várias empresas nacionais;
  • Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro;
  • Tesoureira no Partido Republicano Brasileiro (PRB) de São Paulo;
  • Experiência em projetos sociais voltados para a juventude;
  • Coordenadora de Redação na Rede Mulher de Televisão;
  • Atualmente é Diretora Administrativa da Subseção da Fundação Republicana Brasileira (FRB) em São Paulo.

Eduardo Verrone
Coordenador

Eduardo Verrone nasceu na cidade de São Paulo, é casado há mais de 35 anos com Cristina Verrone e tem uma filha, a Jackeline.

Profissional da área de comunicação social, atuou com TV, rádio e jornal atendendo demandas de diferentes países como Brasil, Panamá, Honduras, Colômbia e Uruguai. Participou de palestras de desenvolvimento pessoal na Argentina e Estados Unidos.

Formando em Ciências Políticas pela Uninter, ingressou na política em 2016 como coordenador de mídias e assessorando a presidência estadual do Partido Republicano Brasileiro em São Paulo.

Como coordenador da subseção da FRB, posto que assumiu desde 2019, está intensificando os trabalhos e ampliando o número de realizações de cursos e palestras em todo o Estado. O objetivo é colaborar com a formação educacional de paulistas e paulistanos por meio dos conceitos da boa política, cidadania e gestão pública.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Experiência em projetos sociais voltados para a juventude;

Coordenadora de Redação na Rede Mulher de Televisão;

Atualmente é Diretora Administrativa da Subseção da Fundação Republicana Brasileira (FRB) em São Paulo.