Projetos FRB

Conheça mais sobre os projetos da FRB.

NEP

Núcleo de Estudos e Pesquisas

As atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) da Fundação Republicana Brasileira foram iniciadas em novembro de 2011. A equipe é formada por especialistas e estudantes de diversas áreas de atuação. Além disso, possui grupos de trabalho responsáveis por pensar em propostas para melhorar a gestão pública e a qualidade de vida do cidadão brasileiro.

As ideias de políticas públicas são voltadas para necessidades fundamentais como educação, saúde, segurança, lazer, meio ambiente, empregabilidade, entre outras. Os participantes reúnem-se periodicamente na sede da instituição para realizar estudos, pesquisas e debates.

O Núcleo elaborou a publicação “10 Princípios para uma Gestão Pública Municipal Eficaz“, lançada no ’1° Fórum Nacional do PRB’ em junho de 2012 e distribuída em vários estados. O plano possui 10 diretrizes que ajudam a nortear a atuação de prefeitos e vereadores do partido. São elas: promoção do desenvolvimento sustentável; da qualidade de vida; da responsabilidade social; da cidadania; participação; compromisso com a busca de resultados; inovação nos arranjos organizacionais; promoção da intersetorialidade; da transparência e da conexão.

Trabalhos elaborados pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP)

– Processo de captação de dados, pesquisa e elaboração das estruturas de base dos movimentos sociais e setoriais do Republicanos.

– Publicações de documentos.

  • Ebook – Coordenação de Campanha – Um jeito republicano de ganhar votos – Clique aqui e confira.
  • Informativos – Conjuntura Republicana – Clique aqui e confira.

PIV

Programa de Incentivo ao Voluntariado

O que é ser voluntário

Para ser voluntário é necessário, primeiramente, o ter o desejo de participar, a vontade de contribuir com tempo, talento, trabalho e dedicação a uma causa de interesse social e comunitário, e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seus conceitos de cidadania, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem estar social ou a outros campos. Atividade que traz benefícios tanto para a sociedade como para o indivíduo que a realiza.

O voluntariado na FRB

E gente com vontade de trabalhar não falta no Republicanos. Atualmente nossa equipe conta diversos voluntários cadastrados. São pessoas de diversas profissões e idades, que perceberam que podem mudar a realidade à sua volta.

Para Gabrielle Assumpção, gerente administrativa que prestou serviço voluntário na FRB, ajudar uma instituição que busca melhorar a qualidade de vida das pessoas é gratificante. “Quando eu comecei a fazer esse tipo de trabalho, não sabia que seria tão importante para o meu crescimento profissional e pessoal. Gostei muito da experiência”, disse ela.

Para ela, o trabalho que a instituição realiza é fundamental para o crescimento do cidadão brasileiro. “Eu tenho a absoluta certeza de que não só contribuí para o crescimento da FRB, mas contribui também para um futuro melhor do nosso país”, afirma Gabrielle.

Já Telma Franco, ex-presidente da instituição e atualmente vice-presidente da Faculdade Republicana, mantida pela Fundação, acredita que o serviço voluntário é uma troca, onde quem trabalha aprende e também ensina. Segundo ela, a Fundação Republicana Brasileira nasceu com a ajuda voluntária de militantes do Republicanos.

“A ideia começou porque os militantes do Republicanos se ofereciam para fazer qualquer tipo de trabalho, para contribuir mais com a Fundação. E assim começamos a ter como prioridade, dentro da FRB, a valorização do trabalho do voluntário, para que ele se sinta um cidadão melhor. Além de trocar experiências, desenvolver nosso trabalho e ajudar as pessoas a crescerem, o voluntariado também prepara cidadãos melhores para a sociedade”, explicou.

Telma Franco também trabalhou voluntariamente na instituição durante 8 meses. Logo após esse período foi efetivada, e hoje possui cargo de relevância. “Me sinto prestigiada, porque trabalhei voluntariamente para uma instituição na qual acreditei, vi crescer e que me valorizou como pessoa e profissional. A FRB acreditou em mim e eu acreditei nela. Essa parceria deu certo”, afirmou.

Ascensão profissional

No nosso quadro de funcionários, temos 7 (sete) colaboradores que começaram como voluntários. E com seu trabalho e dedicação acabaram conquistando espaço dentro da instituição.

“As ações voluntárias são uma maneira de ajudar o próximo e se preocupar com o bem-estar social”, essa é a opinião de Luzilene Marques, supervisora administrativa da FRB. A funcionária da Fundação contribuiu com seu esforço profissional gratuitamente por dois anos, antes de ser efetivada.

Já para Laíse Peixoto Araújo, prestar serviços sem remuneração para ajudar uma instituição ou pessoas, torna a pessoa mais cidadã e faz com que o profissional zele pela vida do próximo. Laíse trabalhou como voluntária na FRB por três meses, que segundo ela, mudaram sua forma de enxergar o mundo e a ajudaram a conquistar seu espaço no mercado de trabalho.

“Aqui eu conquistei meu primeiro emprego, a FRB abriu as portas pra mim”, disse a recepcionista. Laíse nunca havia prestados serviços voluntários, mas viu a Fundação como uma oportunidade para seu crescimento pessoal.

Como se tornar um voluntário da FRB

Já pensou em ser voluntário? Gostou da ideia, mas não sabe por onde começar?

Se você deseja contribuir de alguma maneira com seu tempo e talento, entre em contato com a FRB e saiba mais sobre essa ação. Ser voluntário é uma ótima oportunidade de ajudar os outros e fazer a diferença, além de acrescentar conhecimento e experiências agregadoras ao currículo profissional.

CAM

Centro de Apoio aos Municípios

CAM é um atendimento competente, especializado e diferenciado, que promove rapidez e aproximação política de prefeitos e vereadores com os senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais do REPUBLICANOS.

Preencha os campos abaixo para receber o boletim periódico da CAM com informações importantes para o seu município:

    Concordo em receber informações sobre o Republicanos, FRB, Faculdade Republicana, Boletim 10, comunicados da Executiva Nacional, resoluções, cursos, matérias e conteúdos de propaganda e marketing.

    PROJETOS

    já realizados

    • Curso de Inclusão Digital: uma turma foi formada em parceria com o UniCeub em 2011.

    • Alfabetização de Jovens e Adultos: turma formada em 2012.

    • Cidadão Nota 10: reinserção de pessoas em situação de vulnerabilidade (usuários de substâncias entorpecentes e moradores de rua) no convívio social, por meio de acompanhamento psicológico e capacitação profissional.

    • Reciclasse: projeto voltado para a sustentabilidade – realização de aulas e atendimentos à comunidade, com o intuito de incentivar a população a reutilizar materiais recicláveis como fonte de renda (no DF, 7 cidades foram atendidas). Mulheres de diversos locais aprenderam a confeccionar bolsas de caixa de leite e outros materiais.

    Sede

    SEP Sul, Trecho 713/913, Lote E, Edifício CNC Trade, Asa Sul, Brasília – DF, CEP: 70390-135

    E-mail: contato@fundacaorepublicana.org.br
    Telefone: (61) 3321-1112

    Subseção São Paulo

    Av. Indianópolis, 2025 – Planalto Paulista – CEP: 04063-003

    E-mail: secretariafrbsp@gmail.com

    Telefone: (11) 5594-0184 / (11) 3342-5160 / #5175

    × Fale Conosco.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

    LEIA COM ATENÇÃO:

    Para efetivação da sua matrícula no Curso de Idiomas do ano de 2020, segue a documentação necessária:

    • RG – Original
    • CPF – Original
    • Foto 3×4 – Atualizada
    • Comprovante de Residência – Original (máximo 90 dias de emissão)
      • O comprovante de residência deve estar em seu nome, ou faça uma declaração, informando o seu endereço residencial e registrá-la em cartório.
    • Comprovante de renda – Original

    IMPORTANTE:

    Somente é válido como comprovante de renda o seu Contracheque ou Declaração de Serviço Autônomo que deve ser registrada em cartório.

    Ausência de Renda: Você deverá escrever uma Declaração informando que não possui renda e também registrá-la no cartório.

    Adriana Costa Bezerra
    Diretora Administrativa da Subseção de São Paulo
    “Paulistana”
    GERAL
    Adriana Costa Bezerra é paulistana e nasceu no dia 7 de abril. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove), tem experiência também em outros setores, como administração e finanças.
    FORMAÇÃO
    Jornalismo – Universidade Nove de Julho
    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
    • Adriana tem ampla experiência na área administrativa e também com atendimento ao público. Já trabalhou em várias empresas nacionais;
    • Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro;
    • Tesoureira no Partido Republicano Brasileiro (PRB) de São Paulo;
    • Experiência em projetos sociais voltados para a juventude;
    • Coordenadora de Redação na Rede Mulher de Televisão;
    • Atualmente é Diretora Administrativa da Subseção da Fundação Republicana Brasileira (FRB) em São Paulo.

    Eduardo Verrone
    Coordenador

    Eduardo Verrone nasceu na cidade de São Paulo, é casado há mais de 35 anos com Cristina Verrone e tem uma filha, a Jackeline.

    Profissional da área de comunicação social, atuou com TV, rádio e jornal atendendo demandas de diferentes países como Brasil, Panamá, Honduras, Colômbia e Uruguai. Participou de palestras de desenvolvimento pessoal na Argentina e Estados Unidos.

    Formando em Ciências Políticas pela Uninter, ingressou na política em 2016 como coordenador de mídias e assessorando a presidência estadual do Partido Republicano Brasileiro em São Paulo.

    Como coordenador da subseção da FRB, posto que assumiu desde 2019, está intensificando os trabalhos e ampliando o número de realizações de cursos e palestras em todo o Estado. O objetivo é colaborar com a formação educacional de paulistas e paulistanos por meio dos conceitos da boa política, cidadania e gestão pública.

     

    Mariluce Rodrigues Siman de Oliveira
    Instrutora
    Paulista
    Itapevi (São Paulo)
    GERAL
    Mariluce Rodrigues é natural da cidade de Itapevi, São Paulo (SP). Nasceu no dia 12 de maio. Graduada em Letras (Português/Inglês), com certificados avançado e de proficiência de Língua Inglesa da Universidade de Cambridge. Especialista em Tradução e Versão e em Fonética e Pronúncia Inglesa. Iniciou a carreira bilíngue como secretária de empresa multinacional. Leciona Língua Inglesa desde 1998. Com o objetivo de aprimorar o idioma morou três anos em Londres. Após concluir seus estudos viajou por diversos países da Europa e conheceu diferentes sotaques e culturas. Pós-graduanda no ensino de Inglês como segunda língua com certificado internacional.
    FORMAÇÃO
    • Graduação – Em Letras (Português e Inglês) – UNIFIEO de Osasco/SP
    • Pós-Graduação – No Ensino de Inglês como Segunda Língua com certificado internacional (Bridge IDELTTM )
    Especialização:
    • Especialização em Tradução e versão – PUC/SP e em Fonética e Pronúncia Inglesa – City Lit Londres
    • CAE – Certificado Avançado de Língua Inglesa da Universidade de Cambridge
    • CPE – Certificado de Proficiência de Língua Inglesa da Universidade de Cambridge

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

    • Mariluce tem ampla experiência em rotinas administrativas de empresas e escolas.
    •  

      Exerceu a função de docente em escolas públicas, privadas (SKILL, CNA, Memphis Inglês, Top Idiomas e Berlitz) e empresas. Ela também atua em Coordenação Pedagógica.

    Rusembergue Barbosa de Almeida
    Presidente
    Brasileiro, 57 anos
    Natural de Graça Aranha (MA)
    presidencia@fundacaorepublicana.org.br
    GERAL

    Nascido em Graça Aranha (MA), no dia 29 de novembro de 1963, Rusembergue possui formação em Direito pela PUC Goiás e é pós-graduado em Direito Administrativo pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Casado com Ana Maria Ribeiro de Almeida, o maranhense é um dos fundadores do Republicanos e primeiro presidente do Diretório Municipal do Partido Republicano Brasileiro (até então PRB) de Goiânia (GO), vereador e vice-presidente da Câmara Municipal da capital goiana. Também atuou como secretário e chefe da Ouvidoria da Câmara Legislativa do Distrito Federal, além de desempenhar a função de secretário da Comissão de Assuntos Sociais da CLDF. Atualmente ocupa a presidência da Fundação Republicana Brasileira - FRB.

    FORMAÇÃO
    • Graduado em Direito pela PUC Goiás
    • Pós-Graduado em Direito Administrativo pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
    João Paulo Teixeira
    Diretor Administrativo
    Brasileiro, 33 anos
    Natural do Coromandel (MG)
    GERAL

    João Paulo Teixeira é natural de Coromandel (MG) e nasceu no dia 4 de novembro de 1985. É graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Unieuro, de Brasília (DF). O contabilista é conhecido por sua responsabilidade e credibilidade.

    FORMAÇÃO

    • Ciências Contábeis – Centro Universitário Unieuro

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

    • Assessor Parlamentar
    • Assistente Financeiro
    • Auxiliar Administrativo
    • Representante de Vendas
    • Diretor Administrativo
    Rabiu Rufayi
    Instrutor
    GERAL

    Rabiu Rufayi é natural da República do Gana, país popularmente conhecido apenas como Gana, situado na África Ocidental. Nasceu no dia 5 de julho de 1985. Além dos idiomas Ga, do seu país de origem, e inglês, também fala hausa e mais dezenas de dialetos.

    FORMAÇÃO

    • Tecnologia e Informática - Escola Indiana NIIT Technologies,
    • Artes Visuais - Escola Master Servis
    • Hardware, Tecnologia de Sistemas e Rede de Computadores - Presbiteriana.

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

    Rabiu iniciou sua carreira como professor de Língua Inglesa, ministrando aulas de multimídia em informática. Foi professor na escola de idiomas Uptime, na disciplina de Comunicação em Inglês. Há três anos estabeleceu residência fixa no Brasil. Atualmente é instrutor de inglês na Fundação Republicana Brasileira (FRB).

    Mário Enrique Rodriguéz Fernandéz
    Instrutor
    GERAL
    Mário Enrique Rodriguéz é natural da cidade de La Habana (Cuba) e nasceu no dia 21 de junho de 1975. Cursou Licenciatura em Língua e Literatura Espanhola na Universidade de La Habana (Cuba) e Música, na Escuela Alejandro Garcia Caturlas.

    FORMAÇÃO

    • Licenciatura em Língua e Literatura Espanhola – Universidade de La Habana (Cuba)
    • Graduação em Música – Escuela Alejandro Garcia Caturlas

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

    • Enrique iniciou a carreira como professor de Língua Espanhola no pré-universitário de Ciências Exatas Vladimir Ilich Lenin, em sua cidade natal. Foi professor de Literatura Hispano-americana na Escola Nacional de Artes (ENA) e no Instituto Amadeo Roldan. Também foi professor de História da Música e Apreciação Musical na escola na qual formou-se.
    • Há cinco anos estabeleceu residência fixa no Brasil. Atualmente é professor de espanhol particular e na Fundação Republicana Brasileira (FRB).

    Evandro Garla
    Secretário-geral do Republicanos
    GERAL

    Evandro Garla é natural de São Paulo (SP) e nasceu no dia 9 de maio de 1978. Gestor Público pela Universidade Católica de Brasília, exerceu o cargo de Chefe de Gabinete do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), já tendo desempenhado as mesmas funções na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco e na Câmara dos Deputados.

    Ocupou o cargo de Secretário Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social (SNELIS) e de Gerente de Projetos da Secretaria Executiva, ambos no Ministério do Esporte.

    Eleito como Deputado Distrital na 6ª Legislatura (2011-2014), foi votado para o cargo de Ouvidor da Câmara Legislativa do Distrito Federal, ofício que cumpriu durante todo o seu mandato.

    Buscando o aprimoramento no exercício de suas funções públicas e embasamento na promoção de mudanças, está cursando MBA em Gestão de Pessoas, na Universidade Católica de Brasília.

    FORMAÇÃO

    Gestão Pública – Universidade Católica de Brasília

    MBA em Gestão Pública – Universidade Católica de Brasília

    Joaquim Mauro
    Tesoureiro Nacional do Republicanos

    GERAL

    O paulistano Joaquim Mauro Silva possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP e especialização em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou durante 11 anos em empresas nacionais e multinacionais e também foi sócio de um escritório de contabilidade.

    Mauro Silva atua como dirigente partidário há mais de 10 anos. Trabalhou como assessor parlamentar e técnico nas Câmaras Municipais de São Paulo, Rio de Janeiro e na Legislativa do Distrito Federal, secretário adjunto de Esporte e foi presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), na qual, atualmente, é diretor financeiro. Também é tesoureiro nacional do Republicanos.

     

    FORMAÇÃO

    Graduação em Ciências Contábeis - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP

    Roberta Guerra

    GERAL

    Roberta é casada há mais de 15 anos e tem um casal de filhos. Viveu por nove anos nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de ter uma formação teste (PET) pela Cambridge University e fez um Curso Introdutório de Professores, pela Cambridge University – ELC Idiomas. Fez intercâmbio cultural em West Chester, Ohio, USA.  Roberta é fluente em inglês e espanhol.

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

    Câmara Legislativa do Distrito Federal - Assessora Parlamentar

    British and American English School – Curso de inglês - Professora de inglês para adultos e adolescentes.

    Opportunity Fomento Comercial Ltda. - Empresa de fomento comercial.

    Bankers Insurance Group-USA – Empresa Internacional que atua no ramo de seguros, nas áreas jurídica, civil, patrimonial, intempéries da natureza e vida.

    Customer Service Representative II - Departamento de Sinistros – Louisiana State; Florida State;

    Tânia Maria Teixeira

    GERAL

    Tania Maria Teixeira, 56 anos, servidora pública federal do FNDE, aposentada, graduada em pedagogia com habilitação em orientação educacional. Cursando pós graduação em Assessoria Parlamentar na Faculdade Republicana.

    Assessora Parlamentar há 20 anos, sendo 12 lotada no Gabinete do Deputado Federal Márcio Marinho – Republicanos-BA, onde atuou na área internacional.

    Desde 2017, hoje está como Secretária do Movimento Feminino do Republicanos do DF.

     

    FORMAÇÃO

    Pedagogia com habilitação em orientação educacional – Uniceub

    Pós-graduação Assessoria Parlamentar – Faculdade Republicana