Retrospectiva 2018: Bate-papo da Agência PRB Nacional enfatiza importância do jovem na política

Brasília (DF) – A Agência PRB Nacional promoveu, nesta quinta-feira (19), o terceiro bate-papo on-line com foco nas eleições 2018. Com o tema “Juventude na Política”, o convidado para debater o tema foi coordenador nacional do PRB Juventude, Renato Junqueira. A Live foi transmitida pela página do partido no Facebook. O debate foi conduzido pela coordenadora Agência PRB Nacional, a jornalista Helen Assumpção, e pelo jornalista Maurizan Cruz.

À frente do PRB Juventude há três anos, Junqueira destacou as ações que têm sido realizadas pelo movimento em todo o país. Segundo ele, o trabalho de conscientização é uma das prioridades do JPRB para que o jovem tenha visão crítica, opinativa e não seja massa de manobra, principalmente durante as eleições. “Em fevereiro de 2015, fui empossado como coordenador nacional desse movimento que eu me orgulho muito. Até por conta de ter como antecessor o secretário nacional do PRB, Evandro Garla, e a deputada federal Rosangela Gomes. Eles idealizaram esse trabalho de articulação nos estados e municípios. Quando cheguei aqui, trilhei esse caminho de sucesso e conseguimos trazer mais jovens para dentro do PRB. O jovem precisa ter uma visão crítica, opinativa e participativa. Não podemos comungar com a ideia de que o jovem deve ser massa de manobra”, disse o coordenador,

#BoraReagir

Renato Junqueira também falou do #BoraReagir. “Nosso objetivo é impulsionar a participação dos jovens na política, a juventude precisa participar mais. Tenho certeza que nas próximas eleições seremos mais bem representados nas esferas legislativas. A juventude não vai ocupar espaços, e sim conquistar”, ressaltou.

Organização e participação

Sobre a organização do movimento, o líder da juventude republicana destacou que o JPRB está presente em vários estados e municípios do Brasil e conclamou aqueles que ainda não participam da política, a vestir a camisa 10. “Você jovem, que está nos assistindo e tem o desejo de militar conosco, procure aí no seu estado, no seu município, o coordenador do PRB Juventude. Caso não exista ainda, convido você a abraçar a causa e levantar essa bandeira”, disse.

Segundo o Estatuto da Juventude, são jovens aqueles que têm entre 15 e 29 anos de idade. No entanto, segundo Junqueira, o PRB agrega jovens de valores, independente de idade. “Temos pessoas que se sentem jovens, mesmo estando fora dessa faixa etária de idade, mas que por meio de suas ações, tem projetos ousados em favor da juventude e desenvolvem um belo trabalho”, comentou.

Junqueira disse ainda que, ao assumir o comando do movimento, definiu uma linha de trabalho, com ações, palestras, fóruns, workshops, para que os jovens compreendam como funciona o processo político. “O que não presta é a politicagem. Pautamos temas referentes à corrupção, assuntos que versam sobre os interesses da juventude, e isso faz com que os jovens tenham capacidade para poder, dentro do seu meio social, defender a bandeira da boa política”, apontou.

Representatividade

Sobre as eleições 2018, Renato Junqueira destacou a força da juventude, e que esse é um projeto defendido pelo presidente nacional do PRB, o advogado Marcos Pereira. “Temos que ter jovens candidatos, jovens eleitos, e missão dada é missão cumprida. O partido que quer crescer, tem que disputar eleições e aqui dentro os jovens têm essa oportunidade de participar desse processo”, acrescentou.

Segundo ele, em 2016 a sigla elegeu 11 prefeitos e 347 vereadores, com faixa etária de 18 a 29 anos. “São jovens que têm um sentimento de mudança, de lutar pela juventude, que é o presente e o futuro do nosso pais”, disse. Para ele, os jovens podem revolucionar a política brasileira. “A juventude pode mudar a cara da política brasileira. Precisamos ir além do novo e da renovação. Acredito que é ter um critério a mais, qual é o novo que queremos, e o jovem pode contribuir com isso”, avaliou.

Preconceito

Outro assunto abordado por Renato Junqueira foi o preconceito contra os jovens. Ele alertou que muitas pessoas e líderes não apostam no potencial da juventude com o discurso ultrapassado da “falta de experiência”. A mulher jovem, segundo o republicano, ainda é mais penalizada por essa objeção. “As pessoas ainda têm muito preconceito com os jovens. Sempre questionam: o que ele quer na política? Eu já sofri isso. Experiência de vida não tem nada a ver com idade, experiência tem a ver com o que você fez com o tempo que teve disponível, isso sim é uma experiência significativa”, afirmou, ao destacar que o PRB aposta na juventude. “Aqui os jovens estão em casa e têm oportunidades. Não colocamos nenhum tipo de barreira, aliás queremos que os jovens avancem, queremos jovens eleitos. Existe uma juventude responsável, conectada, que quer dar uma parcela de contribuição para o nosso país, e não podemos permitir esse discurso e #BoraReagir”, acrescentou.

Junqueira também falou sobre os preparativos para as comemorações dos dez anos do PRB Juventude, sua experiência durante o 19º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes na Rússia em 2017, a ascensão do PRB no cenário político e os preparativos para as eleições em outubro. Além disso, destacou a participação dos jovens nas redes sociais, que não podem ser propagadores de fake news e discursos de ódio, mas sim pelo avanço da democracia.

Recém-filiado ao partido, o deputado federal Hugo Motta (PRB-PB) deixou uma mensagem para a juventude, que pode contribuir com soluções para os problemas enfrentados pelo país. “Estou no meu segundo mandato e vamos pleitear o terceiro. A política está em extrema dificuldade e a juventude precisa participar, debater ideias e trazer soluções para os problemas no qual o Brasil têm passado”, disse.

Assista o vídeo

Campanha eleitoral: "Juventude na Política"

"Juventude na Política" é o tema desta nossa conversa AO VIVO com o coordenador nacional do PRB Juventude Nacional, Renato Junqueira! 🔝🔟 Participe! 😄

Posted by PRB Nacional on Thursday, April 19, 2018

Texto e foto: Agência PRB Nacional