Brasília (DF) – Na segunda-feira (27), centenas de pessoas lotaram o auditório José Alencar, em Brasília, para o Simpósio FRB – Governo Digital e a Municipalidade, realizado pela Fundação Republicana Brasileira (FRB), em parceria com a Faculdade Republicana.
Para o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, o tema do evento é uma das defesas do partido. “Primeiro, é importante ressaltar que isso está no DNA do Republicanos. No nosso manifesto político de 2019, nós trouxemos como uma das defesas do partido o governo digital, blockchain, cidades inteligentes entre outros temas. E este simpósio, ele vem reforçar esse compromisso do partido com essa pauta”, ressaltou.
Marcos Pereira destacou ainda a importância da pauta. “É uma pauta extremamente atual, eu não diria que uma pauta do futuro, é uma pauta do presente e uma necessidade para melhorar a qualidade dos serviços públicos, o que é o objetivo principal dos governos, seja ele federal, estadual, seja municipal”, completou.
Já o presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Rusembergue Barbosa, falou sobre o trabalho da instituição. “A Fundação Republicana, ela já vem fazendo esse trabalho com os municípios em vários estados, praticamente todos os estados, nós temos hoje um Centro de Apoio aos Municípios e resolvemos, então, fazer esse simpósio, para que os prefeitos pudessem conhecer o Complexo Republicano e para que a gente debatesse esse tema, que é o Governo Digital e a Municipalidade”, disse.
Para a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), o processo de digitalização é uma realidade. “O serviço público, ele tem que se atualizar todo dia. O mundo mudou, o serviço público tem que se adequar às novas mudanças, oferecendo eficácia e eficiência e uma das formas é através da digitalização”, destacou.
Também participaram da solenidade de abertura do evento o diretor-geral da Faculdade Republicana, Valdir Pucci, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes.
Palestras
A primeira palestra da programação foi ministrada pelo CEO da RW3, Roberto Florentino, com o tema: Governo Digital e X-via – A nova gestão pública no Brasil.
Em seguida, foi a vez da palestra: Municipalidade e GovTech, apresentada pelo ex-presidente da ABDI e sócio-diretor da Solomon’s Brain, Guto Ferreira, e pelo diretor-geral da Faculdade Republicana, Valdir Pucci.
Rodas de conversa
Logo após as palestras, a jornalista Helen Assumpção comandou a 1ª Roda de Conversa – Cidades Inteligentes, com a participação da prefeita de Francisco Morato (SP), Renata Sene (Republicanos); do prefeito de Maragogi (AL), Fernando Sérgio Lira (Progressistas); da analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Vandete Mendonça; da deputada estadual Tia Ju (Republicanos-RJ) e da deputada federal Rogéria Santos (Republicanos-BA).
Já no período da tarde, a 2ª Roda de Conversa – Governo Digital, contou com a participação dos prefeitos: de Campinas, Dário Saadi (Republicanos); de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos); e de Vila Velha (ES), Arnaldinho Borgo (Podemos); além da coordenadora do Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (Cadi) de Sorocaba/SP, Jéssica Pedrosa, que na ocasião representou o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos).
Durante o bate-papo, os gestores falaram sobre suas experiências com a digitalização na administração pública municipal e os principais desafios enfrentados para melhorar a qualidade dos serviços ofertados à população.
E, para finalizar o evento, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux ministrou a palestra: Governo Digital – experiência na implantação do Programa Justiça 4.0, enquanto presidente do STF, do CNJ e os benefícios na democratização, transparência, economia e celeridade nos processos judiciais.
Em sua explanação, Luiz Fux destacou os avanços com a digitalização dos processos judiciais e apresentou alguns exemplos de como a tecnologia vem beneficiando o cidadão, tornando a Justiça mais acessível a todos.
“A parte deve obter através da justiça o máximo de resultado e o mínimo de esforço e isso é auferido por via da justiça digital, da justiça dessa nova era das redes, dessa nova era da computação e da internet”, explicou Fux.
Texto: Orestes Lôbo | Ascom FRB
Fotos: Najara Araújo, Carlos Gonzaga | Ascom FRB, Bruna Mendes | Voluntária Ascom FRB e Priscila Ribeiro | Voluntária Ascom FRB