Formando Mulheres Para o Futuro, tema do 1º Encontro Nacional do Mulheres Republicanas em Brasília

Formando Mulheres Para o Futuro, tema do 1º Encontro Nacional do Mulheres Republicanas em Brasília

A importância do planejamento estratégico como ferramenta para o sucesso eleitoral foi o assunto debatido nas várias palestras durante os três dias de evento do Movimento

 

Brasília/DF – A presença feminina na política é crucial, pois proporciona perspectivas diversas e assegura os direitos fundamentais das mulheres. Nosso país carece de líderes que fortaleçam a democracia e promovam inovações no cenário político. Nesse sentido, o movimento Mulheres Republicanas, em parceria com a Fundação Republicana Brasileira (FRB), realizou o 1º Encontro Nacional do Mulheres Republicanas em Brasília, nos dias 11 a 13 de dezembro, no Complexo Brasil 21, com diversas palestras e oficinas para a capacitação deste pilar da agremiação do Republicanos.

Foram três dias de imersão em muito conhecimento, com palestrantes de alto nível que trataram sobre vários assuntos envolvendo o cenário político. O primeiro dia começou com a senadora e Secretária Nacional do Mulheres Republicanas, Damares Alves (Republicanos/DF), explicando o objetivo do Movimento do Mulheres, “Nós estamos realmente formando mulheres para o futuro.  Nós vamos cuidar de nossas candidatas antes, durante e depois do pleito. Chegou a vez das mulheres e nós estamos prontas. Porque a mulher, com a sua visão macro, consegue trazer para a administração uma sensibilidade que muda o cenário. Mulher não fala só de mulheres, mas de todos os assuntos que envolvem a comunidade.”, afirmou Damares.

O encontrou contou com a presença de mulheres republicanas de todas as regiões do Brasil, entre elas, deputadas federais e estaduais, executiva nacional do movimento, secretárias estaduais, prefeitas, vereadoras, pré-candidatas, coordenadoras, entre outras. Também estiveram presentes deputados, secretários, advogados e outras autoridades, como foi o caso do deputado federal, Jorge Braz, que falou em nome de todos os homens presentes, “Hoje, o Republicanos está fazendo história no nosso país com esses eventos e o fortalecimento das mulheres.”.

1ª Dia

No decorrer do dia, houve também encontros abordando temas, como: “Direitos humanos como pauta das republicanas”, “Mulheres conservadoras em cargos de liderança: desafios e impactos para uma sociedade forte”, “Republicanas no parlamento” e “Republicanas na construção de políticas públicas”. Além disso, destacou-se um animado debate intitulado “Republicanas Brasil x Republicanas EUA”, que contou com a participação especial da congressista internacional do Movimento Mulheres Republicanas dos Estados Unidos, Lia Fahey. Sua presença proporcionou uma visão única sobre o funcionamento do movimento nos Estados Unidos, “Nos Estados Unidos, nós temos tentado, duramente, outras formas de comunicação para conseguir passar a mensagem fora da mídia tradicional, principalmente as redes sociais mais utilizadas atualmente, para conseguir garantir que eles tenham a nossa visão, não apenas essa visão de vilãs, que não somos. Os liberais querem calar a nossa voz, mas nós não vamos calar a nossa voz, vamos continuar lutando para passar a mensagem para todo o país.”

 

Lançamento da cartilha FRB “Reflexões sobre o ABORTO na América Latina”

O dia encerrou-se com a apresentação da palestra “Republicanas pela defesa da vida”, na qual o cientista político e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Fábio Vidal, compartilhou insights sobre a elaboração e o lançamento do e-book “Reflexões sobre o Aborto na América Latina”. Este trabalho, uma iniciativa do NEP, foi distribuído entre as participantes devido a sua relevância e importância no debate atual, como comentou Fábio, “Em nossa pesquisa, por 26 países da América Latina, observamos que existe uma influência dessas legislações para a formação de políticas públicas e para a conscientização do cidadão. Nós colocamos as legislações na cartilha de forma muito didática, comunicativa, colocamos os argumentos favoráveis e os contrários e quem são os atores que militam contra essa pauta. O aborto é um fato social e nós temos que ter plena consciência do que significa isso.”, afirmou Vidal.

2º DIA

A cada dia do evento, as participantes demonstravam crescente entusiasmo diante de todas as oportunidades oferecidas a elas. As expectativas foram não apenas atendidas, mas, superadas, uma vez que o objetivo central era proporcionar motivação, alegria e felicidade às mulheres, conforme destacado pela Secretária-Geral Executiva do Movimento Mulheres, Dra. Cristiane Britto, “Ouvimos histórias de mulheres que nos inspiram e que essa inspiração faça a diferença em suas vidas. Tudo que elas receberam aqui tenho certeza de que as fez saírem daqui preparadas para 2024.”, disse Cristiane.

O segundo dia do evento destacou-se pela diversidade de temas abordados nos painéis, englobando assuntos, como “Construindo um mandato de impacto nos municípios”, “Republicanas e participação na sociedade civil”, “Mulheres republicanas e as eleições de 2024”, “A importância do planejamento estratégico como ferramenta para o sucesso eleitoral”, “Vivendo na política”, “Republicanas no combate à violência doméstica e familiar” e “Jovem e política: plantando sementes para o futuro”. Vale ressaltar a participação destaque de Renato Junqueira, Secretário Nacional do Movimento Jovens Republicanos e Secretário de Políticas Públicas da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, que discutiu a importância dos jovens na esfera política, Nós queremos uma juventude protagonista, nós não queremos uma militância que seja apenas massa de manobra. Queremos que os jovens estejam inseridos, se candidatando, ajudando na formatação das chapas, sendo jovens com candidaturas competitivas. Acredito que esse também é o objetivo das mulheres republicanas, ser muito mais do que uma cota, ser, realmente, uma voz, seja nas câmaras municipais, nas assembleias legislativas.

O evento proporcionou uma integração entre teoria e prática, especialmente durante a tarde, quando as participantes tiveram a oportunidade de se envolver em diversas oficinas conduzidas por profissionais experientes do mercado. Essa abordagem permitiu que as mulheres colocassem em prática conceitos previamente aprendidos, esclarecessem dúvidas e obtivessem insights valiosos, consolidando ainda mais o conhecimento adquirido ao longo do evento.

3º DIA

Quem imaginou que seria apenas um dia de despedidas e descanso se surpreendeu, pois ainda houve eventos significativos e discussões relevantes. Temas delicados, porém, de extrema importância para o debate, foram abordados, evidenciando o comprometimento das republicanas em contribuir e participar ativamente da sociedade civil, visando construir uma narrativa de impacto em suas comunidades.

No último dia do evento, a quarta-feira, dedicou-se à discussão da violência política contra a mulher, uma questão que tem ganhado destaque frequente na mídia e que demanda ações efetivas de combate. As participantes dessa roda de conversa compartilharam percepções valiosas, incluindo a visão da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora do Observatório Nacional de Combate à Violência Política contra a Mulher do Republicanos e Deputada Federal licenciada, Rosangela Gomes.

Destacou-se um momento especial para a Fundação Republicana Brasileira (FRB), quando o presidente Rusembergue Barbosa demonstrou o compromisso da instituição em capacitar o quadro feminino, colocando a FRB à disposição do movimento. Esse gesto reforçou a importância dada à formação e ao empoderamento das mulheres no contexto republicano, “Hoje marca um capítulo memorável para as mulheres que fazem parte do Republicanos. A presença feminina na política é crucial, proporcionando perspectivas diversas e assegurando os direitos fundamentais das mulheres. Por esta razão, nos colocamos à disposição do Mulheres, para que possamos formar mulheres engajadas e que queiram fazer a diferença em suas comunidades.”, declarou Rusembergue.

Finalmente, a Faculdade Republicana teve o seu momento de apresentar aos presentes todo o trabalho desenvolvido no âmbito da educação superior e no estímulo ao aumento da participação feminina nos espaços de decisão, conforme destacado pelo diretor-geral Valdir Pucci, Vocês sabem que as mulheres dominam o ensino superior no Brasil. Eu quero chamar atenção para um ponto importante, porque a mulher ser eleita é uma coisa, mas se manter eleita vai depender das suas entregas, assim como para qualquer outro político, mas, para a mulher, é mais difícil. A entrega é aquela resposta que você dá ao eleitor e o melhor é entregar sabendo o que está fazendo. E a gente só sabe o que está fazendo quando se capacita, aprendendo, estudando. É por isso que a Faculdade Republicana foi criada no partido, para que nós venhamos a ser capacitados dentro dos nossos valores. A gente precisa ter um campo de estudo e de trabalho que valorize esses pontos para todos nós, daí, a Faculdade Republicana.”

 

Durante o encontro, foi lançado o Concurso de Inovação Republicana: Ideias que Mudam Vidas, proporcionando às republicanas a oportunidade de apresentarem propostas de leis que promovam melhorias na qualidade de vida da comunidade em diversas áreas. As participantes seguiram as regras estabelecidas e a melhor proposta servirá como modelo para todas as representantes do partido. As vencedoras foram Iara Luiza Souza Lopes, de Minas Gerais, com a proposta “Programa para Mulheres e Capacitação Profissional”, e Mayra Izabelle Martins Souza, também de Minas Gerais, com as ideias para o “Projeto Escola em Casa para Idosos e Pessoas com Deficiência (PCD)”. O concurso visou estimular a criatividade das participantes e o prêmio inclui uma mentoria nas áreas de Comunicação, Jurídico e Política, além de orientação com a senadora Damares Alves.

Para encerrar os três dias em grande estilo, o deputado federal (Republicanos/SP), vice-presidente da Câmara dos Deputados e presidente Nacional do Republicanos, Marcos Pereira, compartilhou suas experiências de vida, proporcionando ainda mais incentivo a todas as mulheres presentes. Conforme afirmou, no Republicanos, a mulher não é apenas uma cota, mas sim essencial. A senadora Damares iniciou seu bate-papo agradecendo ao presidente pela oportunidade, “Nós precisamos lhe agradecer, presidente, porque o que o Movimento Mulheres Republicanas passou nesses últimos meses e nestes três dias só foi possível porque temos um presidente que investe e acredita nas mulheres.”

Marcos Pereira respondeu a diversas perguntas e falou sobre a importância da bancada feminina no partido, “… o nosso esforço não é para que a mulher seja uma cota, mas que ela possa realmente participar, pois ela é essencial.”, afirmou. Ele também explanou sobre o evento e o que espera como resultado desse investimento ao Mulheres Republicanas, “Eu não tenho dúvidas de que o trabalho da Damares será recompensado e terá êxito e é por isso que a gente não mede esforços para investir recurso para as mulheres, visando que vocês possam sair daqui mais preparadas com os treinamentos que aconteceram, mais capacitadas, mas, sobretudo, mais motivadas para, no ano que vem, disputarem as eleições.”.

Um dia que ficará eternizado na memória de todas as mulheres que participaram do evento, pois foram momentos estrategicamente concebidos e executados para que se sentissem acolhidas e à vontade. Ao longo de todo o evento, foram compartilhadas histórias envolventes de mulheres reais que superaram obstáculos e desafios para alcançarem as posições que ocupam hoje. Isso se revelou inspirador, conforme nos relata Paula Yuri, de Belém do Pará,Superou as expectativas e eu vim com um propósito, sabendo que seria de muito aprendizado, porém, foi além. Despertou conhecimento, me conheci, detalhes que eu ainda não tinha percebido e na certeza de que tudo que eu aprendi eu vou levar para minha vida, seja profissional ou pessoal. E fortalecendo as experiências das quais eu já tinha vivido, foi enriquecedor. Foi um sucesso.”

Mulheres Republicanas: capacitando mulheres para o futuro, pois o Republicanos é a verdadeira casa política para as mulheres!

 

Por Mazé Rodrigues – Ascom FRB

Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB  e Arco Republicanos

 

 

 

 

compartilhe com amigos: