Brasília (DF) – “Estamos atentos e esperançosos pela recuperação econômica do país e acreditamos que as medidas tomadas pelo ministro Marcos Pereira são fundamentais para impulsionar nossa participação no comércio internacional”. A afirmação é do líder do PRB na Câmara, deputado federal Márcio Marinho (BA), em discurso realizado na tarde desta quarta (22), no qual destacou a participação do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços no Fórum Econômico Mundial para a América Latina, em Medellin, na Colômbia.
Na avaliação de Marinho, o Brasil não pode mais enxergar o comércio exterior como mera saída para momentos de crise, a fim de formar superávit. “Tenho convicção de que todos aqui acreditam que o Brasil, assim como todos os países do Mercosul, precisam estar mais bem integrados às cadeias globais de valor para que tenhamos produtos mais baratos. Não é razoável que uma das maiores economias do mundo, como a brasileira, ocupe apenas a 25ª posição – com apenas 1,2% – em termos de participação no comércio mundial”, afirmou o líder.
Membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Marinho lembrou da complexidade que envolve os acordos internacionais e elogiou o trabalho de Pereira frente à pasta. “Ações recentes lideradas pelo MDIC já apresentam resultados concretos: assinatura de acordos com os Estados Unidos nas áreas de convergência regulatória, facilitação de comércio e propriedade intelectual – três temas relevantes para a indústria nacional”, disse.
Ao finalizar seu pronunciamento, o líder Márcio Marinho destacou que o governo do presidente Michel Temer está empenhado em trazer a inflação de volta para o centro da meta de 4,5% ao ano. “É necessário reconstruir o chamado tripé macroeconômico: controle da inflação, responsabilidade fiscal e câmbio flutuante. Abrindo o Brasil para o exterior, logo as nossas empresas aumentarão a competitividade. A inovação é a chave para atingir esse objetivo. Como disse o ministro Marcos Pereira, quando tratamos de inovação, não podemos perder tempo”, finalizou.
Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes / Ascom – Liderança do PRB