Campinas (SP) – A Comissão Especial de Estudos que analisa a incidência de erros médicos em Campinas, presidida pelo vereador Fernando Mendes (PRB), reuniu especialistas para discutir as responsabilidades civis e os direitos da pessoa lesada.
O encontro, na Câmara Municipal de Campinas, contou com a presença do advogado especialista em responsabilidade civil, dr. Fernando Prioli, e da advogada Maira Nicolau, que nortearam os primeiros procedimentos a serem tomados caso seja detectado um erro por parte da área médica.
“Verificado um erro médico é fundamental que a pessoa procure um advogado especializado já com o prontuário em mãos”, afirmou Maira.
O especialista Fernando Prioli lembrou que menos de 20% dos casos são julgados procedentes. “Por isso, é necessário ter um bom material para dar início a um processo”, ressaltou Prioli.
À frente da Comissão desde março deste ano, Fernando Mendes deu o ponta pé inicial neste assunto devido a carência de informações por parte das vítimas. “Muitas vezes a pessoa, por falta de informação, não sabe a quem recorrer. A comissão busca trazer esclarecimento e fazer as pessoas se sentirem confiantes para tomar alguma atitude”, disse Mendes sobre a importância do jurídico na solução dos casos.
Durante a reunião, pessoas que foram vítimas de erro médico deram depoimentos. A exemplo da senhora Ilza de Lucca, que passou por uma cirurgia devido um desgaste no quadril e sofreu um encurtamento na perna. “Durante a cirurgia tive uma trombose, quase morri. Ao acordar fiz os testes, não sentia meu pé e mesmo assim recebi alta. Hoje, aprendi a lidar com o encurtamento da perna, pois desenvolvi habilidades para andar. Na época, minha autoestima ficou baixíssima”, relatou emocionada.
Fernando Mendes tem disponibilizado, por meio da internet, ferramentas de comunicação para as pessoas fazerem suas denúncias, como por exemplo, o site www.erromedicomata.com.br, o e-mail erromedico2018@gmail e o telefone (19) 98180-4210.
Texto e foto: Ascom – vereador Fernando Mendes
Edição: Agência PRB Nacional