Salvador (BA) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB), participou, no último fim de semana, de visita guiada pelo Senai Cimatec, em Salvador, em companhia da deputada federal Tia Eron (PRB-BA), do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, e da vereadora Ireuda Silva (PRB).
Na ocasião, ele conheceu os laboratórios onde estão sendo desenvolvidas as próximas tecnologias nos ramos de têxtil, exploração de petróleo e automotores.
“Aqui, temos o que há de mais moderno, não só no Brasil, como no mundo. Estão sendo produzidos equipamentos e robôs de altíssimo nível. Estou retornando agora da 10ª edição da reunião de cúpula dos Brics e o principal tema desse ano foi justamente a Indústria 4.0, que é um dos focos principais aqui do Senai Cimatec, onde tem sido desenvolvido vários projetos, atendendo pequenas e grandes empresas. A Bahia tem que se orgulhar da estrutura que está sendo montada aqui no Cimatec”, afirmou Marcos Jorge.
Marcos Jorge citou, ainda, o “Rota 2030”, programa de fomento ao desenvolvimento da indústria automotiva nacional que chega para dar continuidade ao “Inovar-Auto”, extinto no fim do ano passado.
“A Bahia tem dado sempre grande contribuição para o país, e acreditamos muito no potencial de desenvolvimento da indústria baiana. Estamos falando de algo que aqui se faz presente tanto no óleo e gás, como também na área têxtil e automotiva, que tem uma grande parcela de contribuição no estado e agora está também podendo desenvolver pesquisas por meio do Rota 2030, programa que lançamos pelo governo federal e visa estimular mais parcerias. A Bahia vai continuar dando uma enorme contribuição para o país e que isso seja cada vez mais fortalecido”, afirmou o ministro do PRB.
Para Tia Eron, a visita do ministro Marcos Jorge à Bahia reforça a prática da produção. “Somos um estado que necessita desse aporte vindo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, pois não temos a cultura aqui de produtividade, mas sim do consumismo. Salvador, por exemplo, é uma cidade de prestação de serviço e quando recebemos uma visita como essa do ministro Marcos Jorge, reforçamos a prática da produção. O Cimatec é esse eixo maior que mostra as possibilidades diversas de fazer essa produção”, explicou.
Texto e foto: Ascom – PRB Bahia
Edição: Agência PRB Nacional