O diálogo entre o iFood e o Ministério do Trabalho sobre a regulamentação do trabalho dos entregadores de aplicativo ressalta a complexidade dessa questão na economia digital. A retomada do diálogo entre o governo e as empresas do ramo, após um período de estremecimento nas relações, também demonstra a importância do entendimento mútuo e da cooperação para encontrar soluções que beneficiem todos.
O Estado tem o importante papel de regular as diretrizes para as boas práticas econômicas desempenhadas pelos diversos agentes interessados, especialmente em setores onde há assimetria de poder entre trabalhadores e empregadores.
Em contrapartida, a intervenção excessiva do Estado na economia prejudica a liberdade do mercado e reduz as possibilidades de inovação, portanto, demanda-se um equilíbrio na movimentação do Estado para garantir a segurança jurídica e o desenvolvimento econômico.
No entanto, as dificuldades enfrentadas no Congresso e as resistências dos próprios trabalhadores destacam os desafios práticos na implementação dessas políticas. A inclusão dos entregadores no escopo da regulamentação, assim como a sua efetivação, exigirá um debate amplo e a consideração de diferentes perspectivas.