Brasília (DF) – O advogado e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, foi recebido nesta quarta-feira (11) pelo embaixador da Turquia no Brasil, Hüseyin Diriöz, em Brasília. Eles conversaram, entre outras questões, sobre a necessidade de fortalecer a relação bilateral Brasil-Turquia, aquém do potencial comercial dos dois países, e da forma que o partido pode contribuir nesse processo.
A reunião ocorreu a convite da embaixada. Os deputados federais Márcio Marinho (BA, líder doPRB na Câmara), Cleber Verde (MA), Tia Eron (BA), Alan Rick (AC), Jhonatan de Jesus (RR), Roberto Alves (SP), Rosangela Gomes e Roberto Sales (ambos do RJ), o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (BA) e o vice-presidente do PRB, Eduardo Lopes, participaram do encontro.
Embora Brasil e Turquia sejam respectivamente a sétima e a décima sétima economias, ambos os países estão muito distantes nas trocas comerciais se comparados com outros parceiros. Em 2015, as exportações brasileiras para a Turquia cresceram 2,8% depois de uma expansão de 36,66% em 2014. Por outro lado, as importações da Turquia seguem caindo: -35,76% em 2015.
O Brasil incluiu a Turquia na lista dos 32 países considerados prioritários para o país. O Plano Nacional de Exportações (PNE) foi lançado pelo governo brasileiro em junho passado e sinaliza otimismo nesse intercâmbio. Os parlamentares do PRB, além de Pereira, podem contribuir na melhora do ambiente comercial e na ampliação do turismo entre os dois países.
“A atual crise econômica e política prejudicou consideravelmente o comércio exterior do Brasil. Com a mudança de governo e a retomada da confiança, creio que poderemos avançar ainda mais na relação entre Brasil e Turquia”, disse Pereira. “Nos últimos 10 anos o intercâmbio comercial do Brasil com a Turquia passou de US$ 100 milhões para US$ 3 bilhões, e pode crescer mais”, afirmou Verde.
Texto: Diego Polachini / Comunicação – Presidência Nacional
Foto: Douglas Gomes