Page 6

Dados sobre as preferências eleitorais dos evangélicos impactam diretamente as estratégias políticas dos pré-candidatos à vereança – Conjuntura Republicana Ed. nº 180

Nas últimas décadas, houve um aumento significativo do número de evangélicos no Brasil. Em 2010, o IBGE apontou que eles representavam cerca de 22% da população e as projeções indicam que, no Censo de 2022, esse número pode chegar a um terço da população, com a divulgação detalhada dos dados ainda pendente pelo IBGE. Por representarem uma grande parcela da população, os temas que preocupam o eleitorado evangélico tornam-se importantes

Eleição norte-americana continua acirrada e com desfecho incerto – Conjuntura Republicana Ed. nº 180

As eleições presidenciais dos Estados Unidos, que acontecerão em 5 de novembro de 2024, são aguardadas com grande expectativa em todo o mundo. As políticas que poderão ser adotadas pelo novo presidente influenciarão as dinâmicas internacionais nos próximos anos. Atualmente, os dois principais candidatos ao cargo são o republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris. Os posicionamentos antagônicos dos dois políticos serão fatores determinantes. Trump representa uma perspectiva nacionalista

O conservadorismo republicano – Conjuntura Republicana Ed. nº 179

Desde a última grande transição do partido, quando saiu de PRB para Republicanos, o posicionamento de partido conservador trouxe um novo ar e gancho para se defender uma bandeira mais sólida, com conteúdo e história em diversos países. Vale lembrar que a base do que o Republicanos é hoje em seu estatuto e manifesto veio do estudo de partidos conservadores nos EUA, Reino Unido e Israel, ou seja, uma base

Repercussão negativa da atuação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ameaça legado da sua gestão – Conjuntura Republicana Ed. nº 179

Na última segunda-feira (15) e na terça-feira (16), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi vítima de uma onda de “memes” na internet. As diversas postagens em tom de humor satirizam a atuação do ministro e atribuem a Haddad um legado de taxações. Apesar das críticas, a posição do ministro no primeiro escalão do Governo Federal não parece estar ameaçada devido ao seu excelente relacionamento com o atual presidente. Além

Senado Federal adia discussões sobre a autonomia financeira do Banco Central para agosto – Conjuntura Republicana Ed. nº 179

A análise e a votação da PEC 65/2023, que amplia a autonomia orçamentária e financeira do Banco Central, foram oficialmente adiadas na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O PLP 179/21 sancionado em 2021 conferiu autonomia operacional ao Banco Central, assegurando mandatos para o presidente e os diretores da instituição, não coincidentes com o mandato do Presidente da República, o que confere maior liberdade ao mandatário do BC. Já

Apostas entram na mira do poder público – Conjuntura Republicana Ed. nº 179

Em janeiro deste ano, o Rio de Janeiro sediou o Congresso Brain 2024, dedicado à saúde mental. As apresentações sobre o Jogo Patológico destacaram-se no evento em razão dos desdobramentos políticos sobre o tema nos últimos anos. Jogo patológico ou ludomania é o vício em apostar repetidamente, apesar das consequências negativas ou do desejo de parar. Os jogos de azar, de forma geral, são proibidos desde a década de 40,

Edição atual

Edição anterior

Conjuntura Republicana

O seu radar semanal sobre os principais temas nacionais

"(obrigatório)" indica campos obrigatórios

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.