Conjuntura Republicana

30 anos de Plano Real: um sucesso a ser completado – Conjuntura Republicana Ed. nº 177

No último dia 1º de julho, o Plano Real completou 30 anos. Mais precisamente, em 1º de julho de 1994, o Brasil renovava suas esperanças na expectativa de conter a forte crise inflacionária. O caminho para a estabilização foi desenhado por meio da criação de uma moeda de transição, chamada Unidade Real de Valor (URV), um índice que variava diariamente, reajustado com o dólar. Para isso, foi essencial uma convergência

Maceió sediou o 1º Encontro de Mulheres Parlamentares do G20. Evento teve mais de 170 participantes de todo o mundo – Conjuntura Republicana Ed. nº 177

Na segunda-feira (1º) e na terça- -feira (2), aconteceu, em Maceió, a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentes do G20. O evento contou com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), e mais de 171 mulheres parlamentares, dentre as quais, destacam-se as deputadas republicanas Maria Rosas (Rep/SP), Rogéria Santos (Rep/BA) e Ely Santos (Rep/SP). Durante o evento, a deputada federal Maria Rosas destacou os desafios ligados à

Parecer do deputado Augusto Coutinho (Republicanos/PE) viabiliza alternativas para regulamentação do trabalho por aplicativo – Conjuntura Republicana Ed. nº 177

Na última segunda-feira (1º), o deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos/PE) apresentou seu parecer pela aprovação do PLP 12/2024, que dispõe sobre a relação de trabalho intermediado por empresas operadoras de aplicativos de transporte da categoria quatro rodas. Segundo o deputado, o maior desafio dessa legislação é promover a regulamentação do trabalho por aplicativo sem interferir no mercado. Em seu parecer, Coutinho afirma que é necessário estabelecer regras claras, que melhorem

STF provoca discussão antidrogas no Congresso – Conjuntura Republicana Ed. nº 177

Ao longo do mês de junho, o debate sobre a descriminalização das drogas no Brasil ganhou evidência devido ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal. O processo, que durou cerca de 9 anos, foi concluído na quarta-feira, 26 de junho, e fixou a quantidade de 40 gramas para diferenciar usuários de traficantes. A mudança provocada pelo STF reverberou negativamente nas alas

O impacto das mídias sociais na política contemporânea: desafios e oportunidades – Conjuntura Republicana Ed. nº 176

No cenário político atual, as mídias sociais emergiram como uma força transformadora poderosa. Facebook, X (antigo Twitter), Instagram e outras têm alterado fundamentalmente a maneira como os políticos se comunicam, como os eleitores interagem entre si e como as informações são disseminadas. Este artigo explora o impacto dessas ferramentas na política, examinando os desafios e as oportunidades que surgem dessa nova paisagem digital. Hoje, os políticos têm um canal direto

Sites de apostas virtuais usam jovens influenciadores para publicizar seus jogos de azar a crianças e adolescentes – Conjuntura Republicana Ed. nº 176

Na última semana, o portal de notícia BBC News divulgou os resultados da investigação do Instituto Alana, organização voltada à proteção dos direitos das crianças. De acordo com a investigação realizada pelo instituto, empresas ligadas a sites de apostas virtuais têm contratado crianças e adolescentes influenciadores nas redes sociais para divulgar casas de apostas. A estratégia dessas organizações objetiva direcionar propagandas de jogos de azar na internet para o público

Edição atual

Edição anterior

Conjuntura Republicana

O seu radar semanal sobre os principais temas nacionais

"(obrigatório)" indica campos obrigatórios

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.