A FRB

Quem Somos

Fundação Republicana Brasileira (FRB) é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pelo Republicanos. Fundada em 2 de março de 2007, tem como principais finalidades a pesquisa, a doutrina e a educação institucional, política e constitucional.

Um de seus fundadores e primeiro presidente foi o jornalista Vitor Paulo Araújo, que também é um dos fundadores do partido. De fevereiro de 2011 a fevereiro de 2015, a instituição foi presidida pelo especialista em Gestão Pública Mauro Silva. Empossado em 25 de fevereiro de 2015, Paulo Cesar Oliveira conduziu a entidade até maio de 2016. Telma Franco assumiu como presidente interina em 30 de maio de 2016, permanecendo no cargo por 1 ano. Depois a Fundação foi liderada por Renato Junqueira, que cumpriu o mandato 2017/2019 e foi reeleito para permanecer no posto até 2021. Atualmente, está à frente da FRB o presidente Rusembergue Barbosa, que assumiu o cargo em fevereiro de 2021 e permanece até fevereiro de 2023.

A entidade trabalha com um quadro de colaboradores capacitados, e conta ainda com a contribuição de voluntários em diversas áreas. Entre seus objetivos, destacam-se contribuir para a qualificação humana por meio da cultura e da educação, disseminar conhecimentos e os valores republicanos e democráticos, além de confirmar e expandir os papéis do Republicanismo na sociedade brasileira.

O que fazemos

A Fundação Republicana Brasileira realiza trabalhos pautados em desenvolvimento humano e responsabilidade social. A FRB atua por meio de projetos, pesquisas, estudos e ações sociais diversas. Na sede da instituição, em Brasília (DF), são oferecidos gratuitamente palestras, cursos de política e idiomas.

Missão

Fundação Republicana Brasileira promove a pesquisa, a doutrina e a educação política, disseminando os valores éticos, o fortalecimento da autoridade democrática através de cursos e publicações, com o objetivo de formar cidadãos com pensamento crítico e mais engajados politicamente.

Visão

Tornar-se referência nacional entre as fundações partidárias, por meio de seu Núcleo de Pesquisas, programas e projetos. Ser reconhecida internacionalmente, em até 10 anos, como a principal entidade partidária em inovação e tecnologia para democratizar o conhecimento político e cultural.

Valores

Fortalecimento dos valores republicanos e democráticos na sociedade brasileira, pautados na integridade, honestidade, transparência, eficiência e na promoção do desenvolvimento social e sustentável.

Equipe

João Paulo Santos

Líder

Wallacy Rocha

Vice-Líder

Rafaela Ferreira

Membro

Juscelia Alves

Membro

Regilane Melo

Membro

FRB nos Estados

Com sede em Brasília (DF), a instituição inaugurou, em 2 de setembro de 2013, um espaço mais amplo e dinâmico com cerca de 600 m². A expansão dos trabalhos provocou a reestruturação física e também dos projetos institucionais. O espaço possui auditório, biblioteca, sala de reuniões e setores definidos. A instituição realiza cursos e palestras no formato presencial e itinerante, atendendo a vários estados. E realiza, ainda, a versão on-line por meio da plataforma de ensino a distância.

Em fevereiro de 2014, a FRB lançou a primeira Subseção em São Paulo (SP), na qual são realizados cursos com temas políticos, simpósios e palestras, além do curso de inglês gratuito.