NEP

Núcleo de estudos e
pesquisa

#o que é

#o que é

As atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) da Fundação Republicana Brasileira foram iniciadas em novembro de 2011. A equipe é formada por especialistas e estudantes de diversas áreas de atuação. Além disso, possui grupos de trabalho responsáveis por pensar em propostas para melhorar a gestão pública e a qualidade de vida do cidadão brasileiro.

As ideias de políticas públicas são voltadas para necessidades fundamentais como educação, saúde, segurança, lazer, meio ambiente, empregabilidade, entre outras. Os participantes reúnem-se periodicamente na sede da instituição para realizar estudos, pesquisas e debates.

O Núcleo elaborou a publicação “10 Princípios para uma Gestão Pública Municipal Eficaz“, lançada no ’1° Fórum Nacional do PRB’ em junho de 2012 e distribuída em vários estados. O plano possui 10 diretrizes que ajudam a nortear a atuação de prefeitos e vereadores do partido. São elas: promoção do desenvolvimento sustentável; da qualidade de vida; da responsabilidade social; da cidadania; participação; compromisso com a busca de resultados; inovação nos arranjos organizacionais; promoção da intersetorialidade; da transparência e da conexão.

#centro de pesquisa

O NEP também se ocupa em elaborar materiais de pesquisa e publicações para as redes sociais da FRB, desse modo destacam-se os seguintes trabalhos e projetos: enquetes, e-books, relatório semanal – clipping de notícias “Conjuntura Republicana”, artigos acadêmicos e levantamentos estatísticos e comportamentais sobre assuntos de relevância política e de impacto para o Republicanos.

As enquetes são pensadas a partir das notícias diárias, as quais surtem diferentes efeitos na vida da população, deste modo, convida o cidadão a pensar as problemáticas sociais.

Os e-books produzidos tratam de temas diversos, cujo objetivo principal é capacitar não só a militância partidária, mas também promover o conhecimento de qualquer cidadão interessado em política. Os materiais são desenvolvidos e adaptados a linguagem acessível, e dotado de figuras ilustrativas, com infográficos e indicações de leituras. Nessa perspectiva, temas de grande relevância são tratados de modo educativo.  

Além disso, destaca-se o Conjuntura Republicana, relatório semanal que tem como objetivo analisar acontecimentos marcantes da política brasileira que impactam a agremiação, assim como a  sociedade civil. 

#centro de treinamentos

O Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) tem como objetivo promover ensino e educação política por meio dos cursos on-line de Política e Lideranças Femininas disponíveis na plataforma da Fundação Republicana Brasileira (FRB).

Esses cursos têm como objetivo capacitar os cidadãos quanto ao seu papel de cidadania, como eleitor, contribuinte, cliente e coparticipe do Estado brasileiro. São apresentados módulos que compõe assuntos práticos e realísticos do dia a dia do cidadão, trazendo-o mais para perto do exercício participativo.

Além disso, são elaborados eventos para as lideranças republicanas e demais cidadãos, como: palestras, seminários, fóruns e webinars temáticos, a fim de promover discussões e debates que contribuam para a resolução de questões sociais e políticas.

São promovidas discussões e treinamentos sobre assuntos concernentes à política e ao sistema político brasileiro como um todo, a exemplo, fóruns sobre o funcionamento do sistema eleitoral, democracia, participação e engajamento político.

Assim como webinars relacionados a temas de relevância política dentro do viés ideológico do Republicanos, como o que realizamos sobre os jovens e o empreendedorismo, buscando salientar e fortalecer mecanismos ligados à livre iniciativa de mercado, fomentando o liberalismo econômico frente à sociedade.

Conjuntura republicana

O seu radar semanal sobre os
principais temas nacionais.

baixe aqui

o exemplar mais atual

Centro de Apoio aos Municípios - CAM

O Centro de Apoio aos Municípios (CAM) foi instituído pela Fundação Republicana Brasileira (FRB) como um canal dedicado aos gestores e seus técnicos e vereadores que buscam o desenvolvimento de seus municípios. 

Conheça nossos E-books

Artigos