Para ser voluntário é necessário, primeiramente, ter o desejo de participar, a vontade de contribuir com tempo, talento, trabalho e dedicação a uma causa de interesse social e comunitário, e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seus conceitos de cidadania, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem estar social ou a outros campos. Atividade que traz benefícios tanto para a sociedade como para o indivíduo que a realiza.
E gente com vontade de trabalhar não falta na Fundação. Atualmente nossa equipe conta com diversos voluntários cadastrados. São pessoas de inúmeras profissões e idades, que perceberam que podem mudar a realidade à sua volta. Para a gerente administrativa Gabrielle Assumpção, que prestou serviço voluntário na FRB, ajudar uma instituição que busca melhorar a qualidade de vida das pessoas é gratificante. “Quando eu comecei as atividades não sabia que seria tão importante para o meu crescimento profissional e pessoal. Tenho a absoluta certeza de que não só contribuí para o crescimento da FRB, mas também para um futuro melhor do nosso país”, afirma Gabrielle.
Já Mazé Rodrigues, acredita que o serviço voluntário é uma é uma oportunidade de doar um pouco daquilo que temos e que, às vezes, faz tanta falta na vida de algumas pessoas.
Mazé Rodrigues trabalhou voluntariamente na instituição durante mais de 1 ano. Logo após esse período foi efetivada, e hoje possui cargo de relevância. “Agradeço muito a oportunidade que a instituição me proporcionou, porque aqui estou crescendo, cada vez mais, como pessoa e profissionalmente. Esta foi uma oportunidade única e que faz a diferença em minha vida todos os dias”, afirmou.
No nosso quadro de funcionários, temos 6 (seis) colaboradores que começaram como voluntários. E com seu trabalho e dedicação acabaram conquistando espaço dentro da instituição.
Para Laíse Peixoto Araújo, prestar serviços sem remuneração para ajudar uma instituição ou pessoas, torna a pessoa mais cidadã e faz com que o profissional zele pela vida do próximo. Laíse trabalhou como voluntária na FRB por três meses, que segundo ela, mudaram sua forma de enxergar o mundo e a ajudaram a conquistar seu espaço no mercado de trabalho.
“Aqui eu conquistei meu primeiro emprego, a FRB abriu as portas pra mim”, disse a recepcionista. Laíse nunca havia prestados serviços voluntários, mas viu a Fundação como uma oportunidade para seu crescimento pessoal.
Já Telma Franco, ex-presidente da instituição e atualmente diretora administrativa da Faculdade Republicana, mantida pela Fundação, acredita que o serviço voluntário é uma troca, onde quem exerce aprende e também ensina. Segundo ela, a Fundação Republicana Brasileira nasceu com a ajuda voluntária de militantes do Republicanos.
Já pensou em ser voluntário? Gostou da ideia, mas não sabe por onde começar?
Se você deseja contribuir de alguma maneira com seu tempo e talento, entre em contato com a FRB e saiba mais sobre essa ação. Ser voluntário é uma ótima oportunidade de ajudar os outros e fazer a diferença, além de acrescentar conhecimento e experiências agregadoras ao currículo profissional.
SEP Sul, Trecho 713/913, Lote E, Edifício CNC Trade, Asa Sul, Brasília – DF, CEP: 70390-135
Av. Indianópolis, 2025 – Planalto Paulista – CEP: 04063-003