PIV

Quero ser voluntário >>

Programa de
incentivo ao
voluntariado

O que é ser voluntário?

Para ser voluntário é necessário, primeiramente, ter o desejo de participar, a vontade de contribuir com tempo, talento, trabalho e dedicação a uma causa de interesse social e comunitário, e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seus conceitos de cidadania, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem estar social ou a outros campos. Atividade que traz benefícios tanto para a sociedade como para o indivíduo que a realiza.

O voluntário na FRB

E gente com vontade de trabalhar não falta na Fundação. Atualmente nossa equipe conta com diversos voluntários cadastrados. São pessoas de inúmeras profissões e idades, que perceberam que podem mudar a realidade à sua volta. Para a gerente administrativa Gabrielle Assumpção, que prestou serviço voluntário na FRB, ajudar uma instituição que busca melhorar a qualidade de vida das pessoas é gratificante. “Quando eu comecei as atividades não sabia que seria tão importante para o meu crescimento profissional e pessoal. Tenho a absoluta certeza de que não só contribuí para o crescimento da FRB, mas também para um futuro melhor do nosso país”, afirma Gabrielle.

Já Telma Franco, ex-presidente da instituição e atualmente diretora administrativa da Faculdade Republicana, mantida pela Fundação, acredita que o serviço voluntário é uma troca, onde quem exerce aprende e também ensina. Segundo ela, a Fundação Republicana Brasileira nasceu com a ajuda voluntária de militantes do Republicanos.

ler mais

Telma Franco também trabalhou voluntariamente na instituição durante 8 meses. Logo após esse período foi efetivada, e hoje possui cargo de relevância. “Me sinto prestigiada, porque trabalhei voluntariamente para uma instituição na qual acreditei, vi crescer e que me valorizou como pessoa e profissional. A FRB acreditou em mim e eu acreditei nela. Essa parceria deu certo”, afirmou.

Ascensão profissional

No nosso quadro de funcionários, temos 6 (sete) colaboradores que começaram como voluntários. E com seu trabalho e dedicação acabaram conquistando espaço dentro da instituição.

Para Laíse Peixoto Araújo, prestar serviços sem remuneração para ajudar uma instituição ou pessoas, torna a pessoa mais cidadã e faz com que o profissional zele pela vida do próximo. Laíse trabalhou como voluntária na FRB por três meses, que segundo ela, mudaram sua forma de enxergar o mundo e a ajudaram a conquistar seu espaço no mercado de trabalho.

ler mais

“Aqui eu conquistei meu primeiro emprego, a FRB abriu as portas pra mim”, disse a recepcionista. Laíse nunca havia prestados serviços voluntários, mas viu a Fundação como uma oportunidade para seu crescimento pessoal.

Já Telma Franco, ex-presidente da instituição e atualmente diretora administrativa da Faculdade Republicana, mantida pela Fundação, acredita que o serviço voluntário é uma troca, onde quem exerce aprende e também ensina. Segundo ela, a Fundação Republicana Brasileira nasceu com a ajuda voluntária de militantes do Republicanos.

Como se tornar um voluntário?

Já pensou em ser voluntário? Gostou da ideia, mas não sabe por onde começar?

Se você deseja contribuir de alguma maneira com seu tempo e talento, entre em contato com a FRB e saiba mais sobre essa ação. Ser voluntário é uma ótima oportunidade de ajudar os outros e fazer a diferença, além de acrescentar conhecimento e experiências agregadoras ao currículo profissional.