O evento foi embasado no tema “Jovens que lideram, país que avança”
Brasília (DF) – O IV Congresso Nacional do Jovens Republicanos, realizado no domingo (24/08), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, movimentou a capital federal, abrindo as comemorações de 20 anos do Republicanos. Com o tema “Jovens que lideram, país que avança”, o evento consolidou-se como um dos principais encontros de formação e mobilização política jovem do país. Nesta edição, reuniu dezenas de participantes de todas as regiões brasileiras – com destaque para as caravanas da Bahia, do Mato Grosso e de São Paulo –, marcando uma nova fase de fortalecimento da juventude republicana no cenário político nacional.
A abertura foi marcada por um vídeo, descontraído e convidativo, do secretário nacional do Jovens Republicanos, Wallacy Rocha, bem como por apresentações artísticas do Projeto Arte Jovem, de Ceilândia (DF). Na sequência, o secretário também compôs o dispositivo de honra, ao lado de outras grandes lideranças do Republicanos: o presidente nacional, deputado federal Marcos Pereira (SP); o 1º vice-presidente do partido e presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta (PB); a secretária nacional do Mulheres Republicanas, senadora Damares Alves (DF); a coordenadora do Observatório Nacional de Combate à Violência Política Contra a Mulher e secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Rosangela Gomes; e a presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Renata Sene.
Esse momento solene foi iniciado com a execução do Hino Nacional, seguido das falas das autoridades, que ressaltaram a importância da juventude para o avanço democrático e o futuro
próspero do Brasil. O presidente Marcos Pereira destacou, inclusive, que um terço dos vereadores eleitos pelo Republicanos, nas Eleições 2024, são jovens.
A condução do evento foi marcada pela espontaneidade e carisma de dois membros da Executiva Nacional do Jovens Republicanos, que atuaram como mestres de cerimônia: a coordenadora de Educação e Cultura, Denise Matos; e o coordenador de Articulação Política e Movimentos Sociais, Arthur Santos.
Programação diversificada e participativa
O congresso foi cuidadosamente estruturado com uma programação diversificada, que mesclou painéis temáticos, palestras, debates e dinâmicas interativas, envolvendo pautas atuais do contexto social, econômico e político.

Logo após a abertura, o painel “Em Alta”, com os deputados Hugo Motta (PB) e Jadyel Alencar (PI), mediado pelo estrategista político Guto Ferreira, trouxe ao centro do debate o tema da “adultização e sexualização precoce de crianças e adolescentes”. Na ocasião, o parlamentar piauiense destacou a cronologia de discussões em torno da tramitação do Projeto de Lei 2628/22 – conhecido como ECA Digital – sob sua relatoria na Câmara, enaltecendo a postura moderada e aberta ao diálogo das lideranças republicanas, o que favoreceu o avanço da proposta no Congresso. O painel ainda contou com as contribuições do secretário de Justiça e Direitos Humanos do Pará, Evandro Garla, e da senadora Damares Alves.
Garla também participou do painel seguinte, “+ Jovem”, ao lado do secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Renato Junqueira, mediado pelo secretário executivo dos Jovens Republicanos, Daniel Kennedy. Ambos relataram as oportunidades de liderança que lhes foram conferidas ainda na juventude: Garla, como secretário-geral do partido, e Junqueira, como presidente de uma fundação partidária e secretário nacional do Jovens Republicanos.
Após o almoço, servido aos participantes no local do evento – intervalo que contou com o entretenimento do Grupo de Capoeira Sol Nascente –, a programação foi retomada com a palestra “Raízes na Comunidade, Resultado na Gestão”, ministrada pela presidente da FRB, Renata Sene. Uma exposição repleta de estratégias de gestão, capacitação e liderança, abordando a trajetória da então assistente social e premiada ex-prefeita de Francisco Morato (SP).

Em seguida, a palestra do secretário Wallacy Rocha levantou um questionamento e reflexões, como “Por que muitos jovens acreditam que não podem ser líderes, principalmente na política?”. Uma abordagem com o intuito de despertar a proatividade, qualificação constante e o protagonismo dos jovens como partícipes de uma nova política, baseada em valores, ética e ação concreta.
Na sequência, o Painel Internacional, mediado pelo secretário de Relações Internacionais do Republicanos, Bruno Góes, contou com a participação do primeiro brasileiro eleito vereador nos Estados Unidos. O paulistano Maurício Galante, que ocupa uma cadeira na Câmara Municipal de Arlington, no Texas, revelou aspectos que diferenciam e aproximam os processos eleitorais do Brasil e EUA, assim como o papel dos jovens nas eleições norte-americanas.
De volta ao cenário nacional, o diretor-geral da Faculdade Republicana, Valdir Pucci, ressaltou a parceria do IV Congresso com a FRB, mantenedora da faculdade, única instituição de ensino superior do Brasil credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), que promove educação política à sociedade e cujos cursos são acessíveis e estão à disposição.
Entre os destaques da tarde, o Painel “Jovens no Parlamento”, mediado por Renata Sene, com as participações das vereadoras Caroline Gabi (Rodeio Bonito-RS), Letícia Borba (Cortês-PE) e Luna Motta (Rio Piracicaba-MG), possibilitou a abordagem de outras importantes pautas do contexto político: protagonismo feminino; desafios da mulher multifacetada – mãe, empreendedora, líder; violência de gênero; propósito político alinhado a valores e raízes; inteligência social compartilhada e replicada.
Em clima de aprendizados e troca de experiências, o evento também contou com uma breve explanação do vereador de Caçapava (SP), Prof. Maicon Goiembiesqui, sobre boas práticas, a capacidade de liderar promovendo formação e oportunidades, com vistas ao protagonismo e inovação.
Depois, foi a vez da palestra do estrategista político Guto Ferreira, que retornou com questionamentos provocativos sobre liderança, a habilidade de se debater assuntos diversos de forma consistente e fundamentada, bem como a necessária unidade da juventude – uns pelos outros.
“O sucesso político não acontece por acaso” foi o mote do TED Talk do prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga, que compartilhou

sua inspiradora trajetória de vida, marcada pela superação do vício em drogas e pela dedicação à transformação de vidas por meio da fé e do serviço público.
Reconhecido pela gestão premiada (Band Cidades Excelentes 2022) e pelo uso criativo das redes sociais – que o tornou conhecido como o “prefeito tiktoker” –, Manga ressaltou o poder das redes por meio de uma comunicação estratégica, capaz de transitar de conteúdos leves para pautas mais densas à medida que consolida a audiência.
Encerrando o evento, o secretário Wallacy Rocha voltou ao palco para fazer os agradecimentos finais, chamando a exibição de um vídeo institucional – O Futuro Começa Onde a Juventude é Protagonista” – e um coffee break de confraternização.
Inovação, criatividade e reconhecimento
O IV Congresso Nacional dos Jovens Republicanos não ficou restrito aos debates formais. A organização do evento também promoveu momentos de descontração e criatividade, com atividades

como a “Batalha de Ideias” – sobre temas como regulação das mídias e pena de morte no Brasil –, que incentivaram o raciocínio rápido e o trabalho em equipe.
O encontro ainda contou com premiações simbólicas, como a entrega da taça à caravana campeã, de Mato Grosso – em reconhecimento ao estado com maior participação e mobilização nas redes sociais –, além da Premiação da Escola de Jovens Líderes, homenagens conferidas a lideranças com atuação de destaque em suas regiões e à Executiva Nacional do Jovens Republicanos.
Prestação de contas e impacto
O evento representa um investimento na formação de novas lideranças. O público-alvo foi cadastrado e o encontro cumpriu rigorosamente os critérios de organização e transparência. A estrutura contou com mais de 1.000 (mil) participantes presenciais, mais de 60 voluntários, apoio técnico e estandes interativos.
A organização estima que o evento impactou, diretamente, mais de 200 mil jovens com o alcance nacional por meio das redes sociais e canais oficiais do Jovens Republicanos.
Com um equilíbrio entre formação política, engajamento e inovação, o IV Congresso reafirma o papel do Jovens Republicanos como um dos principais movimentos de juventude partidária no Brasil. A iniciativa demonstra que a renovação política passa, necessariamente, pelo investimento em quem está disposto a liderar com propósito, ética e compromisso com o país.
Serviço resumido:
- Evento: IV Congresso Nacional dos Jovens Republicanos
- Tema: Jovens que lideram, país que avança
- Data: Domingo, 24 de agosto de 2025
- Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília (DF)
- Participantes: Jovens de todas as regiões do Brasil, autoridades, lideranças políticas
- Destaques: Palestras, painéis, premiações, integração e cultura
- Cobertura de fotos: https://www.flickr.com/photos/203357555@N05/albums/72177720328600557/
Por: Rosanna Amazonas – Jornalista, Coordenadora de Comunicação do Movimento Mulheres Republicanas Nacional
Revisão: Tamires Lopes – Ascom FRB