Brasília (DF) – O presidente da Frente Parlamentar da Optometria, deputado federal Aroldo Martins(Republicanos-PR), considerou um grande avanço para o direito dos brasileiros à saúde visual, o ofício do Ministério da Saúde, no qual reconhece a relevância do profissional de optometria atuando junto à equipe multidisciplinar que presta atendimento à Rede de Saúde Primária (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS).
O ofício número 255 (CBOO/MS) identifica a relevância da optometria para promover a saúde visual e ocular da população. A fomentação para contratar o profissional vai contar com recursos do “Programa Previne Brasil” e será repassado diretamente aos municípios do país.
“Já foi um grande avanço conseguir o optometrista no SUS. Agora vamos trabalhar também, junto com os demais deputados que compõem a Frente Parlamentar da Optometria, para melhorar a formação profissional do optometrista, já que a principal crítica dos médicos oftalmologistas que querem restringir o trabalho destes profissionais é exatamente a facilidade para se formar na profissão. Queremos diploma universitário, bacharelado para melhorar o nível da optometria no Brasil”, ressaltou Aroldo Martins.
Texto: Márcia Caetano/Ascom – deputado federal Aroldo Martins
Foto: Douglas Gomes