Diante dos discursos inflamados e dos ataques mútuos entre as lideranças da esquerda e da direita brasileira, que não devem arrefecer a partir de agora, nós, do Republicanos, temos mais do que nunca a missão de contemporizar e trabalhar pelo avanço do Brasil.
A nós não interessa esse ambiente polarizado que estimula os brasileiros a se manterem numa constante conflagração. Essa semana que passou vimos dois jornalistas, um de esquerda outro de direita, se agredirem verbal e fisicamente ao vivo em um programa de rádio. Um horror. Isso tem que parar.
Sabe-se que cada um dos lados está preocupado somente em falar com seus eleitores, o que é ruim em se tratando de Brasil. A narrativa política toma o lugar de uma postura de Estado que deveria ser prioridade neste momento de travessia de crise econômica.
Também não ajuda o comportamento dos brasileiros, sobretudo nas redes sociais, com ataques raivosos e distribuição de ‘fake news’ contra o “outro lado”. Nesta disputa entre elefantes, quem perde é a grama, no caso o próprio povo.
Do mesmo modo, cabe ao Parlamento não perder o foco das reformas estruturantes e manter a atenção na pauta econômica. Deputados e senadores responsáveis devem rejeitar esse clima de ‘fla X flu’ e deixar as disputas para o período eleitoral.
É momento de trabalharmos juntos pelo País. Eu acredito que todos, da esquerda à direita, têm qualidades para contribuir. Por isso, eu recomendo especialmente aos republicanos que mantenham em mente o compromisso público de trabalhar pelo que realmente importa ao povo.
Essa guerra ideológica não enche o bolso nem a barriga de ninguém. O que garante o futuro da nação é o trabalho, a geração de renda, uma educação forte e uma saúde que funcione. O resto é retórica vazia.
Brasil acima de tudo, de verdade.
Boa semana a todos.
Marcos Pereira
Presidente Nacional do Republicanos
Vice-Presidente da Câmara dos Deputados