Aulas realizadas pelo cientista político Leonardo Barreto foram ministradas para alunos de inglês
A Fundação Republicana Brasileira (FRB) possui, no conteúdo programático dos cursos de idiomas, uma aula de política. A instituição parte da necessidade de conscientização e cidadania, sem referir-se ou vender a ideia de partido. O intuito é debater e promover um diálogo sadio sobre o tema.
Desde o início das atividades das turmas de inglês e espanhol, a FRB ministra o Curso de Política, com o cientista político Leonardo Barreto e o presidente da instituição, Mauro Silva, para todos os participantes.
Na última quarta-feira, dia 30, foi a vez das turmas de língua inglesa, iniciadas em janeiro deste ano. Os alunos de nível básico, da professora Patrícia Torres, dos horários de 14h e 17h puderam debater diversos assuntos. Ao todo, 41 pessoas participaram: 23 na primeira turma e 18 na segunda.
Segundo Barreto é preciso preparo dos cidadãos, para que possam estar conscientes em relação à política. “Eu gosto de pensar que a gente tem que se preparar para o processo político, como políticos, ou como cidadãos. Escolher é uma tarefa muito difícil. O voto é um momento. E acho que nem é o mais importante, mas o mais simbólico. Realmente importante é o momento da discussão, do debate, do aprendizado”, destacou.
Para o coordenador acadêmico da FRB, precisamos entender nosso papel dentro da sociedade. “Não somos os caras da colheita, somos os caras que limpam a terra. É o nosso papel. Por algum motivo, dentro da história, esse foi o momento reservado para nós. O mundo não começa quando nascemos nem termina quando morremos. Precisamos pensar nas próximas gerações”, enfatizou Leonardo Barreto.
Entre os principais questionamentos dos presentes destacaram-se a falta de prioridades do governo, a construção de estádios para a Copa do Mundo de Futebol, as manifestações de junho do ano passado, saúde, educação e segurança.
Por Suellen Siqueira – Ascom FRB