Araxá (MG) – Está em tramitação na Câmara Municipal de Araxá o projeto de lei do vereador Fabiano Santos (PRB-MG) que cria o programa “Farmácia Solidária – Doar Faz Bem”. O projeto consiste na arrecadação de sobras de medicamentos não vencidos, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), e distribuição gratuita aos araxaenses que não dispõem de meios para sua aquisição, mediante recomendação médica.
“A proposta é simples e visa coletar remédios em desuso, auxiliando alguém que precise. O cidadão individual ou de forma organizada, poderá doar o medicamento na farmácia municipal e um profissional da saúde ficará responsável pelo recebimento, triagem e encaminhamento, diante de receituário médico”, explicou o vereador.
A proposta autoriza a Secretaria Municipal de Saúde de Araxá a administrar o recolhimento dos medicamentos, controle de estoque e distribuição mediante rigorosa triagem e acompanhamento de profissional farmacêutico.
Para o vereador Fabiano, a proposta tem enorme relevância social e é uma alternativa que estimulará a solidariedade da sociedade. “O programa vai minimizar o desperdício e promover a sustentabilidade, uma vez que medicamentos vencidos serão descartados corretamente garantindo uma importante contribuição ao cidadão”, destacou o republicano.
Texto: Agência PRB Nacional, com informações da Ascom do vereador Fabiano Santos
Foto: Ascom do vereador Fabiano Santos