Iniciativas que didatizam Libras inovam substancialmente a representatividade surda
Dotada de projetos e articulações desde 2007, em que cumpriu além das obrigações de formações de cunho político concernentes às instituições mantidas por agremiações partidárias, a Fundação Republicana Brasileira – FRB, deu pontapé inicial na segmentação social além de política na didatização de alfabetização para jovens, adultos e idosos; na reciclagem; na coleta e doação de obras literárias; no ensino de idiomas e outras propostas avançadas e até então revolucionárias para o nicho das fundações vinculadas às siglas nacionais.
O Curso de Libras, igualmente inédito na cartela de formações disponibilizadas pelas outras fundações, foi inserido na seção de linguagens da FRB, cujos idiomas são ensinados virtual e gratuitamente à população interessada, alcançou mais de 700 inscrições e comprovou a alta procura das pessoas por se especializarem na mais representativa língua falada no país.
Há 8 anos a parceria entre a Fundação e a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada/DF) firmou o então exclusivo curso Política para Surdos obtendo o título de inovador, novamente, entre as instituições partidárias.
Por que é tão relevante aprender linguagem de sinais?
Ao leitor, um convite para imaginar o seguinte cenário: em uma caminhada cotidiana você se depara, durante o percurso, com uma pessoa desconhecida passando mal e ao perceber que ela não fala nem ouve, só consegue se comunicar por linguagem de sinais, constata que nem você consegue compreender o que ela está sentindo e não possui as informações necessárias para fornecer ao pedir socorro naquele momento. E, ainda pior, quando os agentes de saúde chegam para o resgate, percebe que não há nenhum habilitado para entender o que aquele paciente necessita.
Algumas atividades simples do dia a dia ou da vida de qualquer pessoa, como tirar dúvidas a respeito de produtos em um supermercado ou em uma drogaria, planejar uma viagem em uma agência de turismo, ser atendido em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em uma emergência ou mesmo procurar cursos de graduação, resolver transtornos em contas de serviço de água e energia em centrais de atendimento e etc., são para os não ouvintes um verdadeiro desafio que dificultam resoluções que para a maioria não são sequer imaginados.
Para a maior parte da população, classificada como “ouvinte”, os dados podem ser superlativos: a Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula a estimativa de 430 milhões de pessoas no quadro de perda auditiva, aproximadamente. Ainda que sejam uma minoria que necessita de visibilidade, ao compararmos esse número aparentemente A sensibilidade institucional de elevar o ensino nacional disponibilizando mais um preparatório virtual e gratuito agora alcança os interessados na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e entre os objetivos da de ampliar a comunicação entre ouvintes e não ouvintes, iniciar um processo de facilitação na vida cotidiana desses cidadãos como todos os outros possuem as mesmas necessidades que não são devidamente amparadas.
Em pesquisa para composição do conteúdo aqui apresentado, o intérprete responsável pelo conteúdo elaborado pela FRB, Dhony Souza, foi consultado para relatar a importância da formação institucional.
Em relação à comunicação para a comunidade surda, no curso será didatizado a respeito dos aplicativos como tradutores automáticos e intérpretes virtuais estão se tornando mais comuns, especialmente após a pandemia da covid-19, que acelerou a necessidade por soluções digitais como a proposta agora oferecida gratuitamente pela Fundação Republicana.
Para dados mais detalhados ou específicos sobre determinada região ou aspectos da vida dos surdos globalmente, recomenda-se consultar relatórios publicados por organizações especializadas como OMS, UNESCO ou WFD, que frequentemente publicam dados atualizados e análises sobre essas questões. Na formação para
LEGISLAÇÃO VIGENTE – REFERÊNCIAS
QUADROS, Ronice Müller de. Libras: História, uso social e produção de sentidos. Editora UNESP, 2004.
BRASIL, REPÚBLICA FEDERATIVA – Lei nº 10.436/2002: instituição acerca da oficialização do idioma Língua Brasileira de Sinais.
BRASIL, REPÚBLICA FEDERATIVA – Decreto nº 5.626/05 – regulamenta a Lei nº 10.436/02 sobre LIBRAS.
Por Ellen Fernandes – Ascom FRB
Foto: Carlos Gonzaga – Ascom FRB