Recife (PE) – “Lugar de mulher é na política” dizia o slogan do I Encontro Regional do PRB Mulher, realizado na última sexta-feira (24). O evento reuniu centenas de pernambucanas no Recife Praia Hotel. Na abertura, uma apresentação de frevo realizada pelo grupo Favela Dance da comunidade do Pina, homenageava todas as convidadas.
Na composição da mesa, o presidente do PRB Pernambuco, deputado estadual, Ossesio Silva; a coordenadora nacional do PRB Mulher, deputada federal Rosangela Gomes; a coordenadora estadual do PRB Mulher, Ana Lúcia; a coordenadora estadual do PRB Igualdade Racial, Ilma Santos; a capitã da Polícia Militar de Pernambuco, Lúcia Helena; os vereadores do Recife, Alfredo Santana (PRB-PE) e Isabela de Roldão (PDT-PE); e a coordenadora da Igualdade Racial do Governo do Estado, Marta Almeida.
Ana Lúcia deu início ao evento mostrando os percentuais nacionais e internacionais da participação feminina na política. “Muitas são as mulheres que constroem trabalhos muito importantes, no entanto, estão na invisibilidade. Vamos mudar esse quadro, esse é o maior incentivo dado pelo presidente nacional”, destacou.
A coordenadora da Igualdade Racial do governo de Pernambuco, Marta Almeida, ressaltou o desejo de ampliar a bancada da mulher negra na política. “Não basta ser mulher, é necessário ir para à luta, pois mesmo depois de 500 anos ainda estamos amordaçadas”, disse. Já a capitã da Polícia Militar, Lúcia Helena, que também coordena o Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo na PM, lembrou que as mulheres passaram por lutas e deixaram um legado, motivo de inspiração. “Muitas deram sua vida para que hoje nós pudéssemos estar aqui, construindo os nossos espaços”, lembrou.
O deputado estadual Ossesio Silva, em nome de sua esposa, Sueli Silva, deixou sua homenagem a todas as mulheres e falou sobre a necessidade de mais mulheres na política. “As mulheres representam a maioria do eleitorado, no entanto, ainda ocupam um pequenos espaços no parlamento. É preciso reverter essa sub-representação, pois não haverá verdadeira democracia sem a participação efetiva das mulheres no poder”, declarou.
A coordenadora nacional do PRB Mulher, Rosangela Gomes, destacou o incentivo vindo do presidente nacional do partido, Marcos Pereira. “O nosso presidente tem nos dado todo apoio para que mais mulheres cresçam na política. Esta é a frase dele: ‘Lugar de mulher é na política’. Nós aumentamos a bancada de vereadores e deputadas porque o partido oferece espaço”, destacou Rosangela, aproveitando o momento para convidar todas as mulheres a fazerem parte do PRB. “Aqui você vai ter espaço, vai ter voto. No PRB, mulher não é questão de cotas mais de prioridade,” concluiu.
Texto: Priscila Prestes / Ascom – PRB Pernambuco
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias
Fotos: Jacqueline Calazans